Planejamento Financeiro

Trabalhar em casa: 8 dicas para fazer um home office produtivo

Precisa trabalhar em casa, mas não tem ideia de como fazer um home office realmente produtivo? Confira nossas dicas!

Trabalhar em casa é uma realidade para um grupo cada vez maior de profissionais. Autônomos e, até mesmo, funcionários contratados que têm a possibilidade de exercer suas atividades remotamente aderem ao home office por uma questão de praticidade e para melhorar a qualidade de vida.

Apesar de, à primeira vista, ganhar dinheiro em casa parecer um paraíso, é importante ter atenção para criar um ambiente que seja realmente produtivo e saudável.

Entre os cuidados estão criar um horário fixo de trabalho, ter um espaço limpo e arrumado para exercer suas funções profissionais e manter-se conectado mesmo a distância. Confira 8 dicas para fazer um home office produtivo!

1. Tenha um horário fixo

O primeiro passo para atuar em home office e continuar sendo produtivo é estabelecer um horário fixo de trabalho. Isso porque um dos grandes desafios para quem trabalha em casa é lidar com as distrações, como a vontade de assistir a um episódio de série no meio da tarde, pesquisar informações sobre aquela viagem que quer fazer ou dar atenção à família — uma realidade principalmente para quem tem filhos.

Uma das formas mais eficazes de lidar com essas questões é definir um horário fixo de trabalho, mesmo que sua atuação profissional não exija isso.

Além de estabelecer em que horas do dia estará trabalhando, não deixe de informar sua agenda para amigos e familiares para garantir que não haverá interrupções nesses momentos.

2. Estruture seu dia

Além de definir um horário de trabalho, é essencial também ter uma agenda como aliada para estruturar seu dia. O ideal é separar um espaço para cada tarefa que tem que realizar, priorizando aquelas que são mais importantes.

Comece pelos compromissos e afazeres profissionais, mas não deixe de reservar espaços durante o dia também para tarefas pessoais, como movimentar dinheiro, levar os filhos para escola e, até mesmo, ter um descanso para ler um livro.

3. Crie um espaço para trabalhar

Um cuidado importante para quem trabalha em home office é criar um espaço na casa para ser a área de trabalho. Esse local deve ser separado da área de lazer e permitir que você se concentre enquanto realiza suas atividades profissionais — isso ajuda a focar e a desenvolver as tarefas com mais rapidez.

Além de criar um espaço para trabalhar, é essencial mantê-lo limpo e o mais organizado possível. Dessa forma, você não perde um tempo valioso procurando papéis e materiais de escritório, por exemplo.

4. Fique de olho na iluminação

Para ser produtivo atuando em home office é importante garantir que seu espaço de trabalho tem tudo o que você precisa para executar suas tarefas com conforto, sem prejudicar seu corpo e sua visão.

Nesse sentido, garanta uma boa cadeira de trabalho e fique de olho na iluminação. O ideal é contar com uma luminária na mesa e garantir que a lâmpada usada é forte o suficiente para que você não tenha que forçar sua visão enquanto trabalha.

Ter atenção à iluminação do seu espaço de trabalho não é luxo: é um cuidado importante para evitar problemas como dores de cabeça e nos olhos, vista embaçada e dificuldade para se concentrar nas tarefas,

5. Faça pausas

Fazer pausas durante o dia de trabalho é essencial para aliviar as tensões e espairecer antes de começar a próxima tarefa. Uma dica é trabalhar em blocos de 25 minutos e descansar por outros 5. Aproveite esses intervalos para pegar um café, ir ao banheiro ou beber uma água.

Mesmo que tenha muito trabalho a fazer, respeite esses momentos de pausa para manter a concentração em dia e o corpo funcionando como deveria.

6. Mantenha-se conectado

Um dos grandes desafios enfrentados por quem trabalha em home office é a solidão. A distância física dos colegas de trabalho pode, sim, causar estranhamento em um primeiro momento, mas a verdade é que, com a tecnologia, está cada vez mais fácil ficar junto virtualmente.

Na prática, isso quer dizer que é possível bater papo com os colegas durante os momentos de pausa e trabalhar lado a lado em um projeto com a ajuda de ferramentas como ligações e videoconferências.

Tenha em mente que as conversas com a equipe podem acontecer independentemente de reuniões agendadas. Além da troca constante ser positiva para o trabalho, ajuda a não sentir um possível isolamento pelo home office.

7. Cuide do seu corpo

Um home office produtivo passa também por ter atenção às necessidades do seu corpo, cuidando da alimentação e da hidratação.

Certifique-se de fazer suas refeições em horários regulares e resista às tentações, como salgadinhos e doces, nos momentos em que o trabalho não flui como deveria.

Caso sinta fome nos intervalos das refeições, sempre dê preferência para alimentos saudáveis, como frutas e castanhas. Ao fim do horário de trabalho, não abra mão de descansar, fazer o que você gosta e ter uma boa noite de sono. Isso garantirá sua produtividade no dia seguinte.

A hidratação é outro ponto de atenção. Em média, o indicado é tomar, pelo menos, 2 litros de água por dia para suprir as necessidades do corpo. Por isso, tenha sempre uma garrafa de água na mesa de trabalho e garanta que está bebendo o suficiente durante o dia.

8. Tenha atenção à postura

Outro cuidado importante ao trabalhar em casa é com a postura. Quem atua em home office pode se sentir tentado a executar suas tarefas de trabalho no sofá ou deitado na cama. Não caia nessa armadilha. Em pouco tempo, posições como essas podem causar dores nas costas e, até mesmo, problemas mais graves para a saúde.

Escolha um local adequado para seu home office e garanta que sua cadeira e mesa possibilitem que você mantenha a postura adequada durante o dia de trabalho Fazer exercícios de alongamento ao longo do dia é outro cuidado para manter seu corpo funcionando bem.

Trabalhar em casa é uma realidade para um número cada vez maior de profissionais. Aproveite ao máximo os benefícios que essa modalidade oferece e que ajudam a economizar dinheiro no fim do mês colocando em prática agora mesmo as nossas dicas!

Gostou deste conteúdo? Então, leia também sobre como ganhar dinheiro em casa com 12 formas que realmente dão resultados.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.