Confira os 8 principais tipos de moto que existem e escolha a sua!

Quer saber quais são os tipos de motos mais comuns no mercado? Preparamos uma lista completa para você. Confira!
  • Atualizado em June 9, 2021
  • Publicado em June 9, 2021
  • Seu carro

Muito mais que um simples meio de transporte, para muitas pessoas, ter uma moto na garagem é sinônimo de realização pessoal, satisfação e liberdade. Para outras, a moto é como uma ferramenta de trabalho ou uma alternativa para se deslocar de maneira mais rápida e econômica, especialmente nas grandes cidades.

Para quem utiliza e gosta desse tipo de veículo, seja para o lazer, ou para o trabalho, a verdade é que de uma forma ou de outra, o que não faltam são opções de compra. Especialmente no Brasil, onde esse mercado é bastante aquecido, o consumidor pode escolher entre os mais diferentes tipos de moto, a depender da sua necessidade, do seu gosto e do seu bolso.

Por isso, se você está pensando em adquirir uma moto, mas está em dúvida sobre qual tipo escolher, certamente vai gostar do conteúdo que preparamos. A seguir, falaremos sobre as características dos 8 principais tipos de motos existentes no mercado. Continue a leitura e saiba como escolher a sua!

1. Scooter

Foto/divulgação: Automotivebusiness

Para quem busca uma moto para se deslocar dentro da cidade e não necessita de tanta potência, tem o modelo Scooter como uma excelente alternativa. A Scooter é um dos tipos mais simples de moto e tem como vantagens a fácil pilotagem e de baixíssimo custo de manutenção — além de serem bastante econômicas.

A principal característica da Scooter é sua posição de pilotagem. Nesse tipo de moto, o condutor vai sentado, com os pés apoiadas sobre o assoalho. Além disso, a maioria das Scooters têm um compartimento interno para guardar o capacete — o que ajuda bastante no dia a dia — e são equipadas com transmissões automáticas.

2. Street

Foto/divulgação: Motonews Brasil

Pensadas para as necessidades do dia a dia na cidade, as motos do tipo Street oferecem um bom equilíbrio entre potência, mobilidade e economia. Na prática, esse é o tipo de moto mais vendido no Brasil e, consequentemente, é o tipo mais comum nas ruas, em razão do seu excelente custo-benefício.

Em geral, motos street têm motores com potências que variam de 100 a 250 cilindradas e são equipadas com transmissões manuais. Além disso, são motos com poucos acessórios, priorizando aquilo que é mais essencial no dia a dia.

Motos Street utilizam a posição de pilotagem montado, garantindo mais estabilidade. São motos que oferecem a possibilidade de se levar um passageiro. A grande vantagem desse modelo é a sua mobilidade. São motos de fácil pilotagem, mais leves e de fácil manutenção. Por isso, são as mais buscadas.

3. Chopper

Foto/divulgação: Moto Online

Para quem gosta de motos com um visual mais diferenciado e personalizado, certamente se interessa pela Chopper. Esse tipo de moto é marcado pelo design próprio, com garfos dianteiros bem longos e uma posição de pilotagem mais baixa, com os braços mais estendidos.

Geralmente, as choppers são equipadas com motores potentes, com um som mais forte e característico. No entanto, devido ao seu design, não são indicadas para quem gosta de alta velocidade.

Muito comuns nos Estados Unidos, esse tipo de moto é ideal para o lazer, já que não são motos tão fáceis de se manobrar e de se utilizar no dia a dia, por exemplo. Além disso, tendem a apresentar um custo de manutenção mais elevado.

4. Naked

Foto/divulgação: Moto Online

Para quem gosta de motos com um visual mais esportivo e uma pegada mais agressiva, tem na Naked uma boa opção de compra. Esse tipo de moto é tido como um dos mais indicados para o uso urbano diário e para viagens curtas, pois oferecem conforto, potência e segurança na medida certa.

Bastante parecidas com as motos esportivas, as Naked se diferenciam por não serem equipadas com grandes carenagens e por oferecerem uma posição de pilotagem mais ereta e confortável. Além disso, costumam apresentar potência de média e alta cilindrada, a depender do modelo, mas abaixo de uma moto sport.

5. Big trail

Foto/divulgação: Eirton Motos

Outro tipo de moto que chama bastante atenção por onde passa é a Big Trail. Aqui, estamos falando de motos de alta cilindrada, de estrutura larga e pesada, ideais para viagens mais longas, tanto em terrenos pavimentados quanto em terrenos mais acidentados.

A Big Trail costuma ter um valor mais elevado, pois oferece uma série de tecnologias e acessórios. Além disso, são motos que exigem uma maior habilidade por parte do piloto, pois são máquinas pesadas e com muita potência.

6. Off road

Foto/divulgação: Motos 2021

Para quem gosta de aventuras fora de estrada e procura uma moto para esse tipo de necessidade, modelos Off Road são os mais indicados. Estamos falando de motos especialmente projetadas para condições extremas, oferecendo muita resistência e durabilidade.

As motos do tipo Off Road são capazes de superar obstáculos e valas, de saltar e de rodar em terrenos acidentados, onde dificilmente outro tipo de moto conseguiria. Normalmente, são motos mais leves e simples, sem muitos acessórios e tecnologia.

7. Touring

Foto/divulgação: Cobra Seguros

Se você é do tipo de pessoa que gosta de viajar de moto e precisa levar bagagem, as Touring atendem bem esse tipo de necessidade. Elas oferecem muito conforto e segurança na pilotagem, além de serem motos de estrutura grande, pesadas e com bastante espaço para a acomodação de bagagens e equipamentos.

Geralmente são as motos utilizadas por viajantes de longas distâncias, que necessitam de muita potência, estabilidade e espaço para levar bagagens e um passageiro. São modelos de custo mais elevado, mas oferecem muita tecnologia, conforto e segurança. Por isso, são as mais recomendadas para estrada.

8. Sport

Foto/divulgação: Woman Rider

Sonho de consumo de muitos apaixonados por motos, o modelo esportivo é o ideal para quem gosta de velocidade. Esse tipo de moto oferece alta potência, performance e muita segurança, já que é projetada para as pistas.

As principais características da motos Sport incluem a alta cilindrada e a posição de pilotagem mais inclinada. Além disso, são motos com carenagens e pneus largos e motor com ruído elevado. Assim, são motos que exigem muita habilidade na pilotagem, mesmo em baixa velocidade.

Por fim, como vimos, o mercado é bastante diversificando, oferecendo diferentes tipos de motos ao consumidor. Por isso, se você pretende comprar a sua, pesquise bastante e defina qual o modelo se encaixa melhor nas suas necessidades e possibilidades.

Então, gostou deste conteúdo? Aproveite e confira também o nosso artigo sobre as melhores motos de 2021!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Saiba agora como prolongar a vida útil da bateria de um carro!

drive_eta
Seu carro

Confira 6 modelos de carros altos e baratos e escolha o seu!

drive_eta
Seu carro

Saiba agora mesmo como fazer a manutenção do pneu estepe!