Sustentabilidade

Reduzir lixo: 5 dicas que ajudarão você a contribuir com o meio ambiente

Reduzir lixo: confira agora mesmo 5 dicas que ajudarão você a contribuir com o meio ambiente!

Quando o assunto é sustentabilidade, reduzir lixo não é apenas uma boa prática: é essencial. Investir em ações maiores — como preferir carros sustentáveis — é importante, mas mesmo pequenas atitudes como evitar o uso de descartáveis, priorizar produtos que tenham refil e reutilizar embalagens sempre que possível já fazem a diferença para a preservação dos recursos naturais e do planeta como um todo.

Selecionamos 5 dicas que vão ajudar você a contribuir com o meio ambiente. Acompanhe!

1. Evite o uso de descartáveis

O primeiro passo para reduzir lixo e consumir de forma mais consciente é evitar, sempre que possível, o uso de itens descartáveis. Ao pedir comida delivery, por exemplo, evite os talheres de plástico se estiver em casa ou tenha garfo e faca sempre à disposição na bolsa.

Cogite, ainda, levar a sua própria garrafa de água com você e enchê-la em bebedouros e filtros. Outra forma de consumir de maneira mais sustentável é abrir mão de canudos descartáveis e beber diretamente no copo ou usar o canudo de metal, que pode ser reutilizado.

2. Priorize refis

Outra maneira eficaz de reduzir lixo e adotar uma postura mais sustentável é dar preferência a produtos que ofereçam a opção de refil. Muitos cosméticos já podem ser adquiridos nesse modelo, bastando comprar o produto com embalagem uma vez. Quando ele acabar, só é preciso comprar o refil e colocar o conteúdo no pote antigo. Você não só reduz o lixo como economiza, já que o refil custa menos.

Muitos produtos de limpeza também oferecem o modelo de refil, assim como desodorizador sanitário, sabão em pó e detergente. Considere, ainda, optar por embalagens retornáveis para reduzir o lixo que você produz no dia a dia. Fazer uso de refis pode evitar o descarte de 1,6 mil toneladas de resíduos plásticos por ano.

3. Compacte embalagens para o descarte

Compactar embalagens antes de descartá-las é uma maneira de ter mais espaço no lixo. Tenha em mente que quanto maior for o volume de itens recicláveis, mais compensa fazer a sua coleta, e quanto menos espaço as embalagens ocuparem, mais materiais podem ser guardados no mesmo lugar. Vale investir na compactação do seu lixo para garantir a reciclagem.

4. Reutilize sempre que possível

Reduzir o lixo passa também por reutilizar itens sempre que possível. Caso tenha pedido talheres descartáveis no delivery, lave e guarde os utensílios para usá-los uma próxima vez.

Levar o próprio copo para eventos e reaproveitar embalagens de presente, por exemplo, são atitudes sustentáveis e que reduzem o volume de lixo produzido.

5. Prefira produtos a granel

Quem deseja consumir de forma mais consciente também pode adotar o hábito de comprar a granel. Grãos como castanhas, nozes e afins, e até mesmo a ração de animais domésticos podem ser comprados dessa forma, evitando a necessidade de embalagem.

Siga as nossas dicas para reduzir lixo, aposte no consumo sustentável e faça a sua parte ao contribuir para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta. Mudar a forma de consumir é uma questão de hábito. Comece agora mesmo a adaptar a maneira como você faz as suas compras.

Gostou deste conteúdo? Então leia também o nosso post que lista 6 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 28 de Janeiro de 2020 | Atualizado em 25 Março de 2020.

reaproveitar lixo reaproveitar lixo separar o lixo separar o lixo reaproveitar o lixo doméstico reaproveitar o lixo doméstico

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.