Vale a pena fazer um consórcio de caminhão? Entenda

Deseja expandir sua frota ou começar a atuar com transporte de cargas? O consórcio de caminhão pode ajudar. Veja!
  • Atualizado em January 29, 2021
  • Publicado em January 29, 2021
  • Seu carro

Entre os diversos tipos de veículos pesados, os caminhões estão entre os principais, pois podem ser usados para transportar diversas cargas. Em empresas de logística, são ainda mais importantes, já que ajudam a atender as necessidades dos clientes. Na hora de comprá-los, entretanto, pagar o valor à vista não é a única alternativa. Entre as possibilidades, o consórcio de caminhão se destaca.

Com essa modalidade de compra, você favorece o planejamento e obtém benefícios para as suas finanças, já que é uma opção econômica e segura de aquisição. Entretanto, é preciso fazer a escolha certa. A fim de aproveitar ao máximo a opção, conheça tudo sobre esse consórcio e veja se vale a pena contratar.

Como funciona o consórcio de caminhão?

Para começar, vale a pena saber que o consórcio de caminhões é uma modalidade de compra coletiva. Várias pessoas com interesse no mesmo bem (no caso, o caminhão) se juntam em um grupo gerenciado por uma administradora para poupar em conjunto.

Cada participante realiza o pagamento mensal das parcelas, de acordo com o plano escolhido, formando um fundo comum. É esse fundo comum que permite as contemplações que acontecem nas assembleias mensais.

As contemplações podem acontecer por meio de sorteio ou lance. No sorteio, como o próprio nome já diz, o consorciado conta com a sorte. Já os lances, que podem ser fixos ou livres, são uma forma de antecipar a contemplação. Normalmente, quem oferta o maior valor é contemplado.

Após ser contemplado e ter acesso à carta de crédito, o consorciado pode escolher o bem desejado. Mesmo após ser contemplado, o participante deve continuar a pagar as parcelas até quitar seu consórcio. Até o encerramento do grupo todos os participantes são contemplados.

Há alguma diferença em relação aos demais tipos de consórcio?

Apesar de envolver veículos pesados e com maior valor agregado, o consórcio de caminhão não é diferente das outras modalidades — como a versão voltada à compra de carros ou mesmo de imóveis.

As regras gerais e o funcionamento são idênticos, divergindo apenas com relação à categoria de bem a ser adquirido. Então, não é preciso se preocupar.

Quais vantagens essa modalidade oferece?

Escolher um consórcio de caminhão é bastante benéfico devido às características apresentadas. A seguir, veja quais são as qualidades principais e por que vale a pena contratar.

Sem taxa de juros

Uma das principais vantagens do consórcio é não apresentar a taxa de juros. O que existe é a taxa de administração: um valor percentual sobre a carta de crédito que é diluído pelo prazo de pagamento do plano.

Na prática, adquirir um caminhão via consórcio é bem mais econômico do que por outras formas de aquisição parcelada. Afinal, sem os juros, o Custo Efetivo Total (CET) é consideravelmente menor.

Flexibilidade nas condições

O consórcio é bem flexível, podendo o contratante escolher condições adequadas à sua realidade, como o valor da carta de crédito e a duração do plano. Além disso, é possível selecionar um caminhão entre variados modelos, marcas e vendedores. Assim, terá a chance de adquirir o que é, de fato, melhor para as suas necessidades.

Planejamento financeiro

Por se tratar de uma compra programada e coletiva, o consórcio de caminhão favorece o planejamento financeiro. Em vez de juntar o dinheiro para dar a entrada em outra forma de aquisição, você se junta a um grupo e começar a fazer o pagamento das parcelas.

Se for sorteado ou der o maior lance, obtém a contemplação e já pode fazer a troca do veículo atual, por exemplo. Como também não tem juros, fica muito simples incluir essa modalidade no orçamento e ajudar a conquistar objetivos.

Compra à vista

Outro grande benefício do consórcio de caminhão é que ele permite fazer a compra à vista. Após a contemplação, processo de liberação do crédito e escolha do bem, basta informar à administradora, para realizar o pagamento de uma só vez.

Por causa disso, seu poder de negociação aumenta e é possível obter descontos e vantagens extras. Se sobrar dinheiro referente à carta de crédito, uma alternativa é usar para quitar a dívida restante, facilitando ainda mais o pagamento.

Parcelamento completo

Quando falamos em outras formas de aquisição, normalmente se exige um valor de entrada entre 10 a 30%, no caso de compra de caminhão. Consequentemente, você precisa juntar uma grande quantia para conseguir adquirir o bem.

Por meio do consórcio, isso não acontece, porque o valor do bem é 100% parcelado. Não é necessário dar nenhum tipo de entrada e, assim, a contratação se torna fácil e acessível.

Como escolher o consórcio ideal?

A fim de ter uma boa experiência com essa modalidade de compra, é indispensável selecionar corretamente o consórcio de caminhão. Nesse processo, a definição da administradora é um dos pontos principais. O ideal é recorrer a uma empresa confiável, consolidada no mercado e com bom atendimento.

Ainda é preciso pensar nas condições do consórcio. Conheça qual é a taxa de administração, o valor da carta de crédito disponível e a duração do grupo. Vale fazer uma simulação e conferir quais serão os pagamentos.

Antes de assinar o contrato, analise as condições específicas, como modelos de contemplação, tipos de lance permitidos e até quais são os veículos que podem ser adquiridos. Dessa forma, contará com a melhor solução para as suas necessidades.

Afinal, o consórcio de caminhões vale a pena?

Escolher essa modalidade de compra vale a pena em vários momentos. Primeiramente, a compra é planejada, então precisará esperar a contemplação via sorteio ou lance. Se a aquisição não tiver que ser imediata, é uma decisão bem conveniente.

Além disso, torna-se uma ótima opção a quem trabalha ou quer atuar com transporte de carga. Adquirindo um veículo novo e potencialmente mais moderno, você terá segurança na movimentação e entregará resultados melhores aos seus clientes.

Ainda é uma forma de expandir sua atuação. Um novo veículo para a frota da empresa vai ajudar a aumentar a capacidade de atendimento, por exemplo. Então, é uma alternativa que se destaca e merece sua atenção.

O consórcio de caminhão é uma escolha certeira a quem almeja comprar seu primeiro veículo ou trocar aquele que já possui, melhorando a capacidade de trabalho na estrada. A partir da seleção de uma boa administradora e do grupo certo, será possível expandir os negócios e crescer profissionalmente.

Já que essa escolha tem tudo a ver com o trabalho, veja como usar o consórcio de caminhões para ampliar sua frota.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Confira os 8 principais tipos de moto que existem e escolha a sua!

drive_eta
Seu carro

Confira os prós e contras de investir em um carro elétrico!

drive_eta
Seu carro

Carta de crédito para carro: entenda por que é uma boa opção para a compra