Quais são as 4 principais vantagens de abrir conta digital?

Conta digital: descubra o que você pode aproveitar ao começar a utilizar esse tipo de serviço!
  • Atualizado em September 17, 2021
  • Publicado em September 17, 2021
  • Planejamento Financeiro

Está pensando em abrir uma conta digital? Essa é uma tendência que tem ganhado cada vez mais fãs, tendo em vista os benefícios que pode oferecer à rotina das pessoas. No entanto, antes de aderir a um banco digital, vale a pena conferir o que você pode ganhar com isso.

No contexto atual, praticidade é a palavra-chave que conquista diversas pessoas. Seja por meio da otimização de tempo, da contribuição para o distanciamento social ou, até mesmo, do melhor aproveitamento da tecnologia, a conta digital tem trazido muitas facilidades.

Sendo assim, que tal conferir o que você precisa saber sobre uma conta digital e entender por que as pessoas têm procurado cada vez mais esse tipo de serviço? Acompanhe este post e veja as 4 principais vantagens de apostar na tecnologia para manter a organização financeira!

Quais as vantagens de abrir uma conta digital?

Ter uma conta digital é o mesmo que usar os serviços de uma agência bancária física. No entanto, o que muda é que você pode fazer todas as transações por meio de um computador ou smartphone.

Desse modo, uma conta digital nada mais é que uma conta bancária na qual todas as ações ocorrem de forma virtual. Por meio dela, é possível consultar o extrato da conta, realizar ou agendar transferências, fazer o pagamento de contas, ativar o débito automático, entre várias outras transações.

Em uma conta digital normalmente não existe a possibilidade de você ser atendido em uma agência física. Isso faz com que, caso você pretenda realizar saques, será necessário visitar um Caixa 24 Horas.

Em contrapartida, por meio de um banco digital, é possível desfrutar de diversas funcionalidades. Quer saber quais são elas? Confira 4 exemplos de vantagens desse tipo de conta a seguir!

1. Tem uma burocracia menor

Você já deve ter ouvido falar que abrir conta digital é bem simples, não é mesmo? Pois, isso é verdade. As burocracias envolvidas são bem menores e, na maioria das vezes, você precisará enviar apenas uma foto com seu RG e comprovante de residência.

Assim, os bancos verificam os documentos; tudo isso em questão de horas ou até mesmo de forma instantânea. Por haver menos burocracias envolvidas, o tempo gasto na abertura da conta é bem menor, e você pode começar a usá-la rapidamente.

2. Garante economia de tempo

Não ter a necessidade de sair de casa, evitar filas e poupar transtornos são ótimas vantagens, não é mesmo? Esse é outro ponto positivo de usar um banco digital. Justamente por não precisar ir até uma agência, você tem uma grande economia de tempo na rotina.

3. Ajuda na otimização de pagamentos

Se você é uma pessoa que tem dificuldade de manter as contas em dia por falta de organização ou tempo, essa vantagem é ótima. Por meio do banco digital, é possível ter os pagamentos otimizados.

Isto é, além de pagar uma conta em questão de minutos, sem ter que sair de casa, você pode deixar todos os seus futuros pagamentos agendados conforme a data de vencimento. Assim, tudo o que precisa fazer é separar um dia para organizar os boletos e agendá-los.

As contas digitais também facilitam o processo de recebimento de pagamentos. Com notificações e e-mails, você pode acompanhar de perto os depósitos e as transferências que são realizados em sua conta, de forma prática e rápida.

4. Contribui para poupar e guardar dinheiro de forma simples

Muitos dos bancos digitais oferecem várias facilidades para os clientes quando o assunto é melhorar a gestão financeira e cuidar do orçamento pessoal. Nessas contas, você consegue organizar o dinheiro necessário para pagar as dívidas, o valor destinado às despesas fixas e variáveis, além da quantia reservada para emergências ou um objetivo.

Alguns bancos oferecem a função de guardar dinheiro ou, até mesmo, investi-lo para desfrutar de taxas de juros maiores e ver a quantia render ainda mais. E com as contas digitais, esse processo se torna mais simples.

Isso sem contar que, por estar lidando diretamente com a conta digital, você tem um acesso simplificado ao seu extrato e consegue acompanhar com mais atenção os gastos. Esse é um hábito muito valioso para poupar mais ao longo do mês.

O que avaliar antes de abrir uma conta digital?

As vantagens de abrir conta digital são bem atraentes, não é mesmo? No entanto, é preciso ter em mente que existem várias opções de bancos que oferecem esses serviços. Sendo assim, como fazer a melhor escolha? Confira algumas dicas do que avaliar nesse momento!

Segurança

É importante verificar a política de privacidade e a segurança do banco em que você pretende abrir a conta. Além disso, vale conferir se não há histórico de vazamento de dados, assim como observar se o banco é associado ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Usabilidade

Toda a otimização de tempo e praticidade podem se perder quando o banco não conta com um aplicativo de interface intuitiva. Por esse motivo, é importante também avaliar a usabilidade dos apps da conta digital, a fim de evitar dores de cabeça.

Taxas

A maioria das contas digitais tem abertura gratuita e não cobra nada pelo uso. No entanto, algumas transações podem envolver taxas, como transferências acima do limite estabelecido, saques, entre outros. Observar se existem esses encargos e quanto custam vai ajudar muito na hora de fazer a escolha.

Credibilidade

Por fim, evite confiar em bancos que não têm uma boa credibilidade no mercado. Invista em instituições financeiras que contam com um bom atendimento, oferecem ótimas vantagens aos clientes e apresentam serviços de qualidade.

E, então, já decidiu se vai abrir conta digital? As vantagens apresentadas por esse tipo de serviço são diversas e podem trazer mais praticidade para o seu dia a dia. Por isso, vale a pena ir em busca de um banco digital seguro e confiável para começar a desfrutar de todos esses benefícios.

Gostou deste post? Então, continue lendo sobre o assunto. Saiba mais sobre os bancos digitais!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Planejamento financeiro para autônomos: 10 boas práticas para realizar seus objetivos

attach_money
Planejamento Financeiro

Reserva de emergência: por que é importante e por onde começar

attach_money
Planejamento Financeiro

Conheça 6 investimentos de baixo risco e saiba qual é o melhor para você