A família cresceu: veja como se organizar para trocar o carro da sua família!

A família cresceu e, agora, é preciso trocar de carro? Descubra como se organizar para essa nova aquisição!
  • Atualizado em April 19, 2021
  • Publicado em April 19, 2021
  • Seu carro

A família cresceu e você já está começando a pensar em trocar o carro para acomodar todo mundo de maneira confortável e segura? Saiba que o planejamento faz toda a diferença nesse momento para garantir uma boa escolha.

Existem modelos de carros para todos os gostos e necessidades. Ao pensar na família, é preciso alinhar tanto as suas preferências quanto a demanda de todos os integrantes da casa. Sendo assim, como se organizar para trocar o automóvel?

Neste post, vamos mostrar como você pode fazer esse planejamento para a troca do carro agora que a família cresceu. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

Como planejar a troca de carro da família?

Mais do que um meio de transporte, o automóvel se torna um bem material para toda a família. Por isso, antes de fazer a troca do carro, é importante levar em conta diversos fatores que podem influenciar a escolha.

Além disso, é preciso se organizar bem para não prejudicar as finanças com a nova compra. Afinal, quanto mais a família cresce, mais ainda é importante se preparar para arcar com os custos de imprevistos.

A seguir, veja algumas dicas para fazer um bom planejamento para trocar o carro da família!

Considere a idade das crianças

A idade dos seus filhos tem grande influência na escolha do carro, talvez seja necessário o uso de cadeiras de segurança adequadas, que sigam a Resolução n° 277 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) — conhecida popularmente como Lei da Cadeirinha.

Avalie a necessidade da família com o carro

As crianças vão à escola de carro? Os adultos precisam do mesmo veículo para se locomover ao trabalho e aos outros compromissos da rotina? Qual é a principal finalidade do automóvel para a família?

Essas são apenas algumas perguntas que você precisa responder para avaliar a necessidade da família com o carro. Isso é relevante, pois vai afetar a escolha do modelo ideal.

Afinal, é um modo de pensar em qual deve ser a potência do motor, o tamanho do porta-malas e do espaço interno, a quantidade média de combustível que consome a cada quilômetro rodado, entre várias outras características.

Pense na rotina de passeios

Viajar ou passear com o próprio carro traz muitas vantagens, como poder parar onde quiser, ter liberdade para definir os próprios horários, assim como praticidade para levar as malas da família. Sendo assim, a rotina de passeios também deve pesar na hora de escolher o veículo mais adequado para todos de casa.

Vale a pena também pensar nos parentes mais próximos que não moram na mesma cidade. Se o caminho para visitá-los em datas comemorativas ou feriados, por exemplo, tem muitas subidas, é interessante apostar em modelos mais potentes.

A quantidade de passeios que a família costuma fazer também é relevante. Se os finais de semana são cheios de compromissos e envolvem muitas viagens de carro, o mais interessante seria apostar em um carro econômico, a fim de não ter custos muito elevados com combustível.

Faça um planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro é importante para ter mais conforto e estabilidade no dia a dia. Por esse motivo, esse fator não poderia ser deixado de lado na hora de trocar o carro da família.

Esse tipo de planejamento é fundamental para saber o momento adequado para trocar de carro sem comprometer as finanças e fazer a escolha do modelo ideal. Isso porque é possível economizar muito no dia a dia ao optar por veículos que consomem menos combustível e requerem menos manutenção.

Dessa maneira, é indispensável avaliar tanto a necessidade da família e a rotina de todos os membros quanto a disponibilidade financeira para arcar com os custos de um novo carro. Para fazer um planejamento das finanças, coloque todos os gastos no papel e faça os cálculos antes de tomar a decisão.

Como escolher o modelo ideal para acomodar a família toda?

Existem diversos modelos que podem ser considerados ideais para acomodar uma família. No entanto, são as particularidades da sua rotina e de todas as pessoas da casa que devem pesar na hora da escolha. Além do mais, é sempre importante levar em conta a preferência da família pela fabricante, classe e marca.

Ainda não sabe qual modelo escolher? Então, veja só estas sugestões!

Sedãs

Se é conforto que você está procurando, então uma carroceria sedã reúne algumas características que vão chamar a sua atenção. Espaçosos e com motores potentes, existem diversos modelos com um valor de investimento acessível para uma família.

Além disso, esse é um tipo de carro conhecido por contar com tecnologias sofisticadas e apresentar custos de manutenção menores do que os SUVs. Os sedãs são indicados para quem leva uma vida mais urbana e suportam no máximo 5 pessoas.

SUVs

Se carros altos e com porta-malas grande fazem os seus olhos brilharem, então os SUVs são mais indicados para comportar toda a sua família. Por terem um bom espaço interno, esses veículos costumam ser muito recomendados para quem precisa levar uma quantidade maior de passageiros, pois alguns modelos conseguem acomodar até 7 pessoas.

Outra vantagem é que esse modelo é ótimo para fazer viagens por ruas com pouca pavimentação com conforto. No entanto, para comprar um SUV será necessário fazer um maior investimento inicial. Os custos com combustível e manutenção também não costumam ser os mais baixos.

Minivans

Sua família cresceu ainda mais e apenas 5 ou 7 lugares não são mais o suficiente? Então, as minivans são certamente o melhor modelo, pois permitem acomodar até 9 pessoas. Esse tipo de carro é muito indicado para quem tem a casa cheia e quer levar todo mundo com conforto em uma mesma viagem.

Além de um bom aproveitamento do espaço interno, as minivans ainda proporcionam a vantagem de ter um consumo regular de combustível, não pesando muito no bolso nesse quesito.

Agora que a família cresceu, é importante fazer as adaptações necessárias para que todos possam desfrutar de conforto e segurança. Desse modo, vale a pena analisar a nova demanda e se organizar bem para acertar na escolha.

Quer saber como arcar com os custos dessa troca? Então, veja também 5 formas de comprar um carro novo!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Confira os 8 principais tipos de moto que existem e escolha a sua!

drive_eta
Seu carro

Confira os prós e contras de investir em um carro elétrico!

drive_eta
Seu carro

Carta de crédito para carro: entenda por que é uma boa opção para a compra