Afinal, a Racon Consórcios é confiável? Descubra agora mesmo!

Entenda como a Racon Consórcios trabalha para dar segurança e garantia de investimento certo aos clientes.
  • Atualizado em March 19, 2021
  • Publicado em August 13, 2018
  • Consórcio

Quando o seu objetivo é comprar um imóvel, carro ou moto que você sempre quis, o consórcio pode ser uma das formas de realizar esse sonho. Essa é uma modalidade de investimento simples e que garante bons resultados. Inclusive, o consumidor brasileiro vem considerando cada vez mais a compra de bens por consórcio.

Dados recentes da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que, desde 2015, somente o consórcio de serviços cresceu acima de 340% no país. Em 2020, enquanto diversos setores da economia passaram por instabilidades, a busca por consórcios só aumentou por parte dos brasileiros.

Trata-se de um investimento que permite ao grupo de consorciados fazer parte de um sistema de autofinanciamento colaborativo. As parcelas mensais de cada membro são depositadas em um fundo comum para, então, serem transformadas em cartas de crédito sorteadas entre os consorciados, até todos serem contemplados.

As cartas de crédito equivalem a pagamentos à vista, o que garante maior poder de negociação para os consorciados no momento de aquisição do bem. Além disso, o consórcio garante um maior planejamento de compra, se comparado a outras formas de crédito e um período prolongado para o pagamento.

Se o consórcio parece uma alternativa para adquirir bens e serviços, você precisa conhecer a Racon Consórcios. Neste post, você verá os diferenciais que fazem da Racon uma ótima opção para quem quer fazer esse investimento. Mas, primeiro, esclarecemos a importância de uma boa administradora. Confira!

Por que escolher uma boa administradora?

Para escolher a melhor administradora de consórcios, é importante avaliar sua posição no mercado e entender se a empresa é realmente idônea e séria na prestação do serviço. É isso que garante uma parceira confiável. Com uma boa administradora, você tem a segurança de que seu dinheiro está sendo investido em prol da aquisição do seu sonho.

Além disso, você evita qualquer taxa imprevista, que pode desorganizar seu planejamento financeiro ao longo do processo. A boa notícia é que alguns critérios podem ajudar você a conhecer a qualidade do serviço prestado por uma administradora. É importante considerá-los antes de fechar um negócio.

Por exemplo: não se deixe levar por grandes promessas sem conhecer o histórico da administradora. Para evitar cair em qualquer armadilha, é recomendado pesquisar reclamações sobre a empresa na internet e, se possível, ouvir depoimentos de clientes.

Outro passo importante é buscar a credencial da administradora no site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), que reúne as melhores empresas de consórcio do país.

Outro detalhe importante é priorizar a transparência nas relações com os consorciados. Para isso, vá ao site oficial e/ou converse com alguém da empresa para entender se todos os procedimentos estão claros e se ela se dispõe a sanar as suas dúvidas.

Também veja se você pode simular o seu consórcio antes de fechar negócio. Isso é fundamental, pois permite visualizar com exatidão como ficará a sua situação financeira até a conquista do bem.

Não se esqueça de avaliar se todas as vantagens e procedimentos da empresa estão descritos no contrato de adesão. Esse é o principal documento que rege todas as etapas do consórcio e estabelece o vínculo entre consumidor e administradora.

Segundo a lei que regulamenta o serviço de consórcio no país (Lei nº 11.795/2008), o contrato de adesão precisa conter algumas informações importantes para firmar a parceria entre consumidor e administradora.

Um exemplo é que ele deve apresentar de forma clara a data de início e a duração do grupo, as condições de pagamento e o valor das parcelas, orientações em relação a penalidades por atraso no pagamento, requisitos para usar a carta de crédito e condições de desistência do contrato.

Além desse documento, verifique se as parcelas da administradora se adéquam ao seu planejamento financeiro. Lembre-se de que as parcelas do consórcio devem se adaptar à sua realidade financeira, e não o contrário. Então, de acordo com o seu orçamento, tenha a garantia de que as parcelas podem ser pagas até o final do processo, sem sufoco.

Racon Consórcios

Agora que você conhece as características de uma boa administradora, vamos apresentar, nas próximas linhas, um pouco da trajetória da administradora da Racon Consórcios, uma das lideres no mercado de consórcios.

Em agosto de 1987, as Empresas Randon iniciaram um novo negócio, a Randon Administradora de Consórcios, fundada para levar uma nova forma de aquisição aos clientes, de maneira econômica e planejada, para veículos pesados fabricados pela Randon Implementos.

O sucesso foi imediato, e a administradora ampliou o seu campo de atuação. Em 1991, surgem a Racon Consórcios e os primeiros grupos de automóveis. Já em 1993, a administradora decide expandir sua atuação para outros segmentos, dando início às operações de consórcio para imóveis.

Com experiência que já soma mais de 33 anos no mercado brasileiro, a Racon Consórcios é uma marca com credibilidade e solidez. É a melhor opção se você busca transparência e experiência com consórcios. Quer mais motivos para saber se a Racon Consórcios é confiável? Então, acompanhe alguns números da empresa no próximo tópico.

A Racon Consórcios é confiável?

A administradora da Racon também está entre as lideranças do mercado de consórcios de veículos pesados. O posicionamento é contemplado por alguns números significativos. Ao longo da história, são mais de 123 mil clientes contemplados — isso significa que milhares de brasileiros já realizaram seus sonhos de aquisição com a nossa ajuda.

Além disso, foram distribuídos mais de R$18 bilhões em créditos, que foram usados para a realização de compras de bens. No total já são mais de 227 mil cotas comercializadas.

Além de ter o papel de fazer com que os brasileiros conquistem sonhos, a Racon Consórcios tem a função de movimentar a economia. Em tempos de instabilidade financeira no país, uma das missões da empresa é contribuir para o desenvolvimento econômico a partir da venda de automóveis e imóveis.

A empresa também atua no mercado com base em três premissas: relacionamento, flexibilidade e credibilidade. E, para isso, há alguns anos, investe em iniciativas e estratégias com foco no público — ou seja, avaliando o comportamento do cliente em toda a jornada de consumo, com o objetivo de tornar a comunicação o mais clara e transparente possível durante todo o processo.

Considerando que o cliente da Racon é de longo prazo, já que pode ficar cerca de 180 meses em um consórcio, a empresa tem percebido cada vez mais a importância de dar atenção ao consorciado no pós-compra. Assim, nós, da Racon, prezamos pelo contato com o cliente e por criar canais de comunicação para estreitar o relacionamento.

De acordo com a executiva de marketing da Racon Consórcios, Sheila Tomazoni, é importante manter o cliente sempre informado sobre o plano de consórcio que ele adquiriu.

“Afinal, a administradora de consórcios é uma instituição financeira; portanto, é preciso deixar as pessoas seguras de terem feito o investimento certo”.

“A comunicação com o cliente se dá por e-mail marketing, SMS e telefone, bem como outros serviços de atendimento, como chatbot — além do call center, disponível em horário comercial, e da URA (Unidade de Resposta Audível), em horário integral, de segunda a segunda, 24 horas por dia.”

“Estamos em busca de entender sempre a percepção do cliente por meio de uma escuta genuína para a melhoria dos nossos processos”, explica.

Consulte, no Banco Central do Brasil, que é o órgão que recebe reivindicações dos clientes de administradoras a respeito dos processos, a reputação da marca.

A Racon tem uma equipe de profissionais especializados para garantir o atendimento personalizado e a melhor experiência de comunicação com os clientes, visando sempre a resolução rápida de possíveis problemas — desde a adesão ao plano, passando pelo pagamento das parcelas, a contemplação e a aquisição do bem e indo até o encerramento do plano.

Quer mais uma prova de que a Racon Consórcios é confiável? A administradora é certificada pela ISO 9001:2015, o que garante os padrões de qualidade elevados em seus processos e compromisso constante com a satisfação dos públicos com os quais se relaciona.

O foco da Racon é ajudar na realização de sonhos dos mais variados clientes e de inúmeros estilos, desde aqueles que querem comprar o primeiro imóvel ou veículo até quem deseja ter uma casa na praia ou um imóvel melhor que o primeiro. Então, se você pretende investir em um consórcio, vá em busca do que há de melhor nesse mercado.

Gostou do conteúdo e quer continuar bem informado? Aproveite para conferir nosso post sobre os tipos de consórcio e como escolher o ideal para conquistar suas metas financeiras!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

O que é autofinanciamento e quais as principais vantagens?

monetization_on
Consórcio

Saiba como funciona o consórcio para casamento e como contratar!

monetization_on
Consórcio

Você sabe como ser contemplado mais rápido no consórcio?