Casa própria quitada: como realizar esse sonho?

Você não precisa esperar o tempo previsto do financiamento para quitar sua casa própria. Saiba como fazer isso!
  • Atualizado em April 1, 2021
  • Publicado em April 1, 2021
  • Seu imóvel

É comum pensar que, quando você realiza uma compra parcelada, seja obrigado a levar todo o tempo previsto das parcelas para ter a casa própria quitada. Isso não é verdade, assim como o valor delas não precisa ser o mesmo até o fim.

Quando você decide sair do aluguel e parcelar o valor da casa própria, as mensalidades são calculadas de acordo com a quantia total do valor necessário, o tempo de pagamento e o número delas a ser quitado. Em alguns casos, pode ser mais vantajoso fazer a antecipação do pagamento para reduzir o tempo do contrato.

Neste artigo, explicamos algumas maneiras de fazer isso antes do tempo previsto e a importância de um planejamento financeiro. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Como funciona a quitação antes do tempo previsto?

Quitar a casa própria antes do tempo previsto nada mais é que antecipar o pagamento de uma ou mais parcelas do bem. Independentemente da forma de aquisição parcelada que você optou, conseguir realizar os pagamentos das parcelas antes do tempo previsto é uma excelente forma de usufruir do seu imóvel com tranquilidade.

No consórcio imobiliário, por exemplo, constam no contrato de adesão as condições para a antecipação de parcelas. Lá você vai encontrar o número de parcelas que podem ser antecipadas e de que forma acontece esse adiantamento.

É possível, por exemplo, realizar a quitação total do plano, ou seja, pagar todas as parcelas que ainda restam para a finalização do contrato. Mas também é possível realizar a quitação de apenas algumas parcelas.

Isso pode ser feito de maneira direta, pagando duas ou mais parcelas com vencimentos próximos. Outra opção possível é a forma inversa, em que o consorciado paga a parcela do mês e a última parcela do consórcio, ou seja, abatendo parcelas de trás para frente, o que diminui o tempo de pagamento.

Em outras formas de aquisição parcelada que têm a incidência de juros, a antecipação de parcelas pode significar também economia. Ao amortizar a dívida, você antecipa o valor principal das parcelas, evitando o percentual de juros que seriam cobrados. Afinal, se você vai antecipar o pagamento, não é justo que precise arcar com valores secundários.

Como ter a casa própria quitada?

Agora que você já sabe como funciona a quitação do imóvel antes do tempo previsto, vamos esclarecer as possibilidades mais comuns de fazer isso. Afinal, é preciso encontrar a melhor alternativa para dar esse passo de forma segura, sem prejudicar o orçamento pessoal. Confira algumas opções!

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é uma maneira de diminuir o valor das parcelas. Pode ser uma boa ideia para quem corre o risco de não conseguir arcar com o valor mensal e, consequentemente, aumentar o tempo previsto para quitar a compra.

Usar o FGTS

Se faz mais de dois anos que você utilizou o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pode voltar a usá-lo agora para pagar parte das parcelas da sua casa própria e diminuir o tempo para quitar o imóvel.

O FGTS rende em média 3% ao ano, um rendimento menor que o da inflação. É um dinheiro parado na conta e que rende pouco, sendo assim, vale a pena usá-lo para ter a casa própria quitada antes do tempo previsto.

Vale lembrar que se você optar por sacar o FGTS, não vai contar com o fundo em momentos de maior necessidade financeira, como em caso de demissão.

Usar o 13° salário ou o pagamento das férias

Outra opção de antecipar parcelas é por meio de rendas extras, como o 13° salário e o pagamento das férias. É uma maneira de dar um destino útil para essas reservas e não correr o risco de gastá-las sem planejamento financeiro. Serve como uma opção que pode dar mais segurança para quem vai comprar o primeiro imóvel.

Por que é importante ter um planejamento financeiro?

Antes de antecipar as parcelas, é preciso avaliar se realmente vale a pena investir nesse processo. Caso você tenha ganhado um dinheiro extra e decidiu antecipar a quitação da casa própria, analise se é mais saudável para o seu orçamento manter a quantia extra como reserva financeira ou quitar as parcelas da casa própria.

Vamos supor que você decida manter a reserva financeira. A quantia pode ser aplicada no mercado financeiro a fim de gerar uma rentabilidade mais alta que a taxa de juros das parcelas. Se a lucratividade é mais alta que as taxas, o melhor é aplicar o dinheiro. Se for menor, o melhor é quitar a dívida para diminuir o impacto dos juros.

É importante decidir sobre a quitação da casa própria com base no seu planejamento financeiro. Antes de fazer qualquer investimento que impacte o seu orçamento, como comprar ou construir um imóvel, a melhor opção é avaliar todas as possibilidades para ver se é o momento certo.

Esperamos que este artigo ajude você a conquistar o sonho de ter a casa própria quitada. Como vimos até aqui, é possível recorrer a diferentes modalidades de crédito e realizar o sonho da casa própria.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, entenda como você pode conquistar a casa própria sem juntar dinheiro.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Como funciona a análise de crédito para a aquisição de um imóvel?

home
Seu imóvel

Contratar um consórcio para comprar casa de praia? Entenda!

home
Seu imóvel

Vale a pena investir em um terreno na praia? Veja como adquirir um!