Clube de carros: o que é, como funciona e como fazer parte de um?

Clube de carros: entenda como funcionam e se vale a pena participar de um para cultivar a sua paixão por veículos!
  • Atualizado em July 6, 2022
  • Publicado em July 6, 2022
  • Seu carro

Você é apaixonado por automóveis? Então, está no lugar certo, pois falaremos sobre os clubes de carros. Existem vários tipos, que trazem diversos benefícios e levam você para encontros, feiras de demonstração e passeios muito prazerosos, sempre com tudo relacionado ao universo automotivo. Eles podem se dedicar a modelos específicos, carros antigos, rebaixados, tunados, entre outros.

Independentemente de qual clube você queira participar, todos eles são muito divertidos e os membros muito receptivos. Mas existem obrigações que você precisa ter caso resolva ingressar em algum. Isso envolve pagar uma mensalidade, ser ativo nos eventos e manter a conservação do seu automóvel.

Ficou curioso para saber mais sobre como funcionam esses clubes? Confira mais detalhes!

O que é um clube de carros?

Trata-se de uma associação de pessoas que se reúnem por uma paixão: seus carros. Esses clubes tem o objetivo de exibir os automóveis por meio da realização de feiras, carreatas e reuniões em diversos locais. Em geral, eles realizam esses eventos com base em uma temática, que podem ser as de:

  • Carros Antigos;
  • Carros de um determinado modelo ou fabricante;
  • Carros rebaixados;
  • Carros Tunados (ou modificados);
  • Off roads;
  • Esportivos.

Muitos desses clubes oferecem inclusive benefícios para os seus associados, workshops, assistências aos carros, entre outros. Mas a melhor parte, com toda certeza, são os encontros, onde vários membros se reúnem com seus automóveis e exibem um para os outros as suas paixões.

Para organizar esses eventos e manter as custas dos clubes, geralmente, é cobrada de seus associados uma pequena mensalidade. Em troca, muitas vezes, são oferecidos descontos em oficinas parceiras, serviços gerais para o carro, como lavagem, higienização e polimento.

Seus membros são conhecidos com “Gearheads” (na tradução literal, Cabeça de Engrenagem), e apaixonados por carros. Procuram conhecer tudo relacionado aos automóveis, como aprimorar, consertar e manter. São muito exigentes com os detalhes dos seus carros e sempre querem o melhor para eles. Literalmente são fascinados pelo assunto, sempre buscando ampliar e aprofundar os seus conhecimentos automobilísticos.

Como funciona?

Os clubes de carros funcionam como uma comunidade automobilística. Onde seus membros trocam informações, comparam e exibem seus carros, fazem passeios, participam de feiras, entre outros.

Normalmente, existem alguns critérios para participar de um clube. Por exemplo, se ele for especializado em carros clássicos, o candidato deve ser proprietário de um carro considerado clássico pelos termos do clube. Mas, em geral, todos os clubes têm algumas regras em comum, tais como:

  • Respeitar os outros membros ou candidatos e entusiastas que os acompanham, assim evitando desavenças verbais ou físicas;
  • Ser proprietário de um veículo que se enquadre nos critérios do clube;
  • Manter em dia as mensalidades de manutenção do clube;
  • Ter participação ativa em boa parte dos eventos do clube;
  • Manter o seu carro em ótimo estado de conservação.

Como dito anteriormente, alguns desses clubes tem parcerias com oficinas, postos de gasolina, prestadores de serviços automotivos. Sendo assim, os membros do clube conseguem descontos e, até mesmo, alguns serviços gratuitos para os seus automóveis.

Também é importante destacar que, se deve ter um comprometimento com o clube. Pois, caso você não participe dos eventos, sua matrícula poderá ser cancelada a qualquer momento. Então, se você pensa em se candidatar a algum clube, tenha ciência de que precisará disponibilizar tempo e dedicação a ele.

Quais as vantagens?

Fazer parte de um clube de carros trará uma série de benefícios, sejam eles em serviços, sejam em opções para o lazer. É muito boa, também, a troca de conhecimento sobre os veículos e indicações entre os membros. Além disso, esse tipo de instituição traz diversas outras vantagens. Veja algumas:

  • Descontos em postos de combustível;
  • Descontos em oficinas mecânicas;
  • Descontos em prestadores de serviços (reboque, socorristas entre outros);
  • Descontos em seguradoras;
  • Workshops.

Na parte de lazer a maioria dos clubes organiza:

  • Feiras de exposição;
  • Corridas;
  • Carreatas;
  • Festas;
  • Encontros.

São inúmeras as vantagens de participar de um clube de carros. Elas variam de acordo com as normativas de cada organização. Alguns clubes se voltam somente para a diversão, outros vão além, e chegam a criar kits de produtos relacionados ao tema para enviar para seus membros mensalmente, como em um clube de assinatura.

O ideal é você procurar aquele que melhor se enquadra às suas expectativas para saber quais vantagens eles têm a oferecer.

Como fazer parte?

Busque contato por meio de algum canal de comunicação do clube em que deseja ingressar e se candidate à associação. A maioria dos clubes são encontrados nas redes sociais e o contato é bem fácil.

Lembre-se de que você terá que ser ativo na comunidade. Então, certifique-se de que você terá tempo e poderá participar do máximo de eventos possível. Caso não tenha, você também poderá participar como um entusiasta quando puder, mas claro sem as vantagens de estar associado ao clube.

Colecionadores de carros clássicos

Alguns clubes são bem criteriosos para aceitar novos membros. Por exemplo, clube de colecionadores de carros clássicos. Conforme já mencionamos, um clube desse tipo tem como principal foco reunir pessoas que sejam proprietárias de carros antigos com um certo grau de originalidade.

Esses carros devem ter uma placa na cor preta, o que indica que ele tem poucas modificações desde a sua fabricação.

Modelos específicos

Também temos clubes de modelos específicos de carros. Nesses, o principal critério é que o candidato à associação seja proprietário de um determinado modelo de carro. Esse veículo deve estar em ótimo estado de conservação, e o seu dono, ter um certo conhecimento sobre o automóvel.

Existem vários clubes para o mesmo modelo de carro. Alguns mais conservadores, que não aceitam personalizações no veículo, e outros que quanto mais personalizado for o seu carro, melhor. Então, antes de se associar, preste atenção nos critérios de candidatura.

Fora da estrada

Outros clubes são voltados para determinados tipos de carros, como os “Off Roads”, carros para estrada de terra. Esses veículos costumam ser apropriados para participação em Rally’s.

Dessa forma, você deverá ser proprietário de um carro com características apropriadas, que envolvem:

  • câmbio 4x4 (ter tração nas 4 rodas);
  • pneus apropriados para rodar na terra;
  • suspensão reforçada, para aguentar todo tipo de terreno.

Normalmente, os membros desses clubes, marcam viagens para dunas ou pistas de terra, onde possam testar o desempenho de suas máquinas nesses terrenos. É muito interessante, antes de se candidatar, que você saiba onde ocorrem os principais eventos.

Fabricantes

Existem também clubes voltados para determinadas marcas de carro. Normalmente são administrados pelas próprias fabricantes e o único critério é você ser proprietário de algum veículo fabricado por ela.

Em geral, trabalham com troca de informações sobre os veículos que fabricam. Também é possível conseguir descontos na troca do seu modelo de carro por outros da marca.

Modificados ou tunados

Também existem Clubes de carros tunados. O principal critério para participar, é ser proprietário de um carro modificado para atingir altas velocidades e usufruir ao máximo da potência dessas máquinas. Costumam organizar corridas legalizadas em lugares autorizados.

Trocar de carro e pertencer a um clube

Certamente, com as informações deste post você passou a conhecer melhor os clubes de carros. E agora, em qual você quer ingressar?

Lembre-se de que em nenhum desses tipos de clubes você precisará ter um carro “Zero KM”. Então, se for o caso de adquirir um carro usado, não esqueça de tomar todos os cuidados antes de comprar, afinal existem muitas situações de risco, que podem comprometer o patrimônio, como a ocultação de sinistros.

E se você deseja adquirir um carro “Zero KM”, a preocupação deve ser com o planejamento financeiro. Mas em ambos os casos, de aquisição de novos ou usados, conte com alternativas de compra que garantam sua segurança financeira e participação no clube almejado. Afinal, é necessário dinheiro para manter o veículo e vínculo com essas organizações de apaixonados por carros.

Tenha um planejamento e faça um consórcio, afinal é uma das melhores formas de se adquirir um automóvel. Além disso, você poderá escolher o carro dos seus sonhos que se enquadre nas regras do clube que você quer ingressar.

Você já é proprietário de um automóvel, mas ele não se enquadra no clube que você deseja ingressar? Não fique desapontado, também temos dicas para trocar de carro sem comprometer seu orçamento doméstico!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Dia do Motorista: entenda a data e conheça sua importância!

drive_eta
Seu carro

Afinal, vale a pena comprar um carro seminovo em 2022?

drive_eta
Seu carro

Os 7 melhores carros para 2022