CNH digital: como fazer e o que saber?

Confira no nosso artigo tudo que você precisa saber sobre o funcionamento da CNH digital.
  • Atualizado em March 3, 2021
  • Publicado em March 3, 2021
  • Seu carro

Se você já esqueceu sua carteira de habilitação em casa e só notou quando estava longe, certamente já viveu momentos de tensão e, por isso, vai comemorar essa alternativa interessante.

Além de não precisar levar a CNH na carteira, você tem a liberação do documento imediatamente. Essa versão eletrônica pode ser baixada por meio de um aplicativo em seu celular, substituindo o documento físico.

Com toda certeza, a CNH digital desburocratizou e revolucionou o acesso ao documento. No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito de sua utilidade. Então, para ajudar você a não ter dificuldades de entendimento sobre essa versão, preparamos este conteúdo completo. Continue acompanhando e confira!

O que é e como funciona a CNH digital?

É bem comum que alguns condutores, principalmente aqueles que compram seu primeiro carro, deixem a carteira de habilitação em outro local que não seja na sua carteira ou dentro do seu carro. Quando isso ocorre, há um risco de sofrer penalidades no trânsito quando for parado em uma blitz, por exemplo. Afinal, o motorista estará em desacordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Então, uma solução pensada para lidar com o problema é a CNH digital, que foi desenvolvida pelo DENATRAN e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). A CNH digital, conhecida também como eCNH ou CNH eletrônica, trata-se de uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação.

A solução está disponível em um aplicativo que armazena todas as informações contidas no documento impresso, como número de registro, foto, categoria, validade etc. A CNH digital funciona exatamente como o documento físico, tendo o mesmo valor jurídico.

Essa alternativa tem o objetivo de facilitar, por meio de um dispositivo móvel, o acesso à CNH em qualquer local e momento. Assim, os motoristas ficam dispensados de carregar sua carteira de habilitação impressa em tempo integral.

Vale ressaltar que a CNH eletrônica tem sido considerada uma alternativa inovadora, sustentável e tecnológica. Desde o início de 2018, essa opção passou a ser a salvação para muitos motoristas desatentos.

CNH digital: como fazer?

Para pedir a CNH digital é preciso ter o documento impresso e atualizado em mãos — ele precisa conter o QR Code no verso. Além disso, caso queira fazer todo o processo pela internet, é necessário dispor de um certificado digital.

Para pedir a CNH digital é preciso ter o documento impresso e atualizado em mãos — ele precisa conter o QR Code no verso. Além disso, caso queira fazer todo o processo pela internet, é necessário dispor de um certificado digital.

Caso não tenha, é preciso ir até o DETRAN pessoalmente para terminar o procedimento. Então, para pedir o documento eletrônico de forma online, é necessário acessar o site do DENATRAN e fazer o seguinte processo:

  • vá em “Cadastro”;
  • insira todas as informações solicitadas;
  • depois, você vai receber no e-mail um link de ativação;
  • abra o e-mail e faça a ativação do link, de acordo com as orientações;
  • após fazer isso, você terá que ir ao DETRAN em que você fez a sua carteira de habilitação impressa para conseguir validar todos os dados. Caso você já use o certificado digital, você consegue fazer tudo online;
  • depois, baixe o app da CNH eletrônica, conhecido como CDT (Carteira Digital de Trânsito) — um app oficial do Denatran que vai reunir toda sua documentação de trânsito digitalmente no seu smartphone, com o mesmo valor legal dos documentos impressos e com toda segurança. Lembrando que o app está disponível nas versões para iOS e Android. Tenha bastante cuidado com os aplicativos falsos;
  • após baixar o app, você terá que inserir o código recebido no seu e-mail. Depois, vai ter uma identificação biométrica da face, a fim de evitar fraudes;
  • por último, você terá que inserir seu contato de celular e fazer uma senha. Lembrando que essa senha será solicitada sempre que você abrir o app.

Quanto tempo para a CNH digital ficar pronta e qual é o custo?

O processo é extremamente rápido, levando somente 20 minutos e ela já fica liberada de forma imediata. Para os motoristas que têm a versão mais recente da carteira de habilitação em papel, ou seja, a emitida a partir do mês de maio de 2017, não há custo nenhum.

Agora, para os condutores que têm a versão mais antiga da CNH, será preciso solicitar uma segunda via do documento ou renovar o impresso para, em seguida, pedir o documento digital. É importante destacar que não é preciso aguardar o vencimento da CNH para fazer renovação.

A CNH impressa deixará de valer?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, mas a resposta é não. A CNH impressa continua sendo necessária.

É obrigatório ter a CNH digital?

Não é obrigatório. O motorista pode pedir essa versão quando quiser, mas quem não tiver o documento digital pode usar normalmente a versão física.

Quem pode fazer a CNH digital?

Como dissemos, a CNH eletrônica está disponível para todos os condutores que têm o QR Code no verso do documento impresso. Tal código escaneável está presente nas carteiras de habilitação que foram emitidas a partir de maio de 2017.

É fundamental mencionar que o motorista que não tiver esse modelo terá duas opções: renovar o documento de habilitação ou pagar para ter uma segunda via da CNH, pois, dessa forma, ela virá com o QR Code.

Caso o condutor tenha cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica, só é preciso solicitar a CNH digital por meio do portal do Denatran usando o usuário e a senha que já tem.

Quais são as vantagens de ter a CNH Digital?

Bom, além de ter o mesmo valor jurídico do documento impresso, a CNH eletrônica oferece muitos benefícios:

  • processo gratuito para os condutores que se enquadram no modelo mais recente da documentação;
  • todo o processo é rápido, levando menos de 20 minutos;
  • é possível gerar sua CNH digital utilizando apenas o smartphone;
  • você pode acessar a versão digital facilmente pelo seu celular, mesmo quando não tiver conexão com Internet;
  • o documento é liberado imediatamente;
  • você não corre riscos de receber multas e de perder pontos na CNH porque esqueceu o documento em casa;
  • em caso de roubo ou de perda, você só precisa pedir o bloqueio e, em seguida, recuperar a CNH digital pela internet, sem ter que perder horas em filas no DETRAN.

Então, com base no que acabamos de ver neste texto, fica bem claro que a CNH digital é uma opção perfeita para os motoristas que desejam evitar multas e muitos outros problemas causados pela falta da carteira de habilitação no veículo.

São muitas as vantagens que a CNH eletrônica oferece aos condutores que buscarem essa versão facilitada. Por isso, vale muito a pena solicitar esse documento digital e baixar o aplicativo no seu smartphone!

Gostou do texto sobre como fazer CNH digital? Então, aproveite a visita e leia também o texto “Finanças pessoais: dicas para comprar o seu primeiro carro”!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Dirigir descalço é proibido? Descubra aqui!

drive_eta
Seu carro

Os 7 melhores carros para 2021

drive_eta
Seu carro

Consórcio de carros populares? Veja por que você deve fazer!