8 coisas para levar em conta ao escolher um consórcio imobiliário

Pensando em conquistar a casa própria? Veja o que é preciso levar em conta antes de contratar um consórcio imobiliário!
  • Atualizado em January 22, 2019
  • Publicado em January 22, 2019
  • Infográfico

Você realmente sabe o que levar em conta na hora de escolher um consórcio imobiliário? Pensando em ajudá-lo, listamos 8 fatores que não podem ser deixados de lado. Leia o infográfico até o fim para saber mais sobre o tema!

1. Taxa de administração

A taxa de administração é o valor que você paga à empresa responsável por administrar o consórcio, pelos serviços de gestão e gerenciamento prestados. Quanto mais alta ela for, maior será o custo do investimento.

2. Prazo

Confira os prazos de pagamento e de contemplação atentamente antes de fechar o contrato. Assim, você e sua família podem se planejar melhor.

3. Contrato e suas cláusulas

Assinar algo sem ler o conteúdo pode trazer complicações no futuro. Observe todas as cláusulas e não deixe de analisar nenhum dos aspectos.

4. Formas de contemplação

Há dois tipos de contemplação no consórcio: sorteio ou lance. Entenda antecipadamente como eles acontecem e quais são os requisitos envolvidos.

5. Empresa

Conheça a fundo a empresa que vai cuidar de seu consórcio imobiliário. Veja há quanto tempo ela está no mercado, tente saber a opinião de outras pessoas e descubra se ela é autorizada pelo Banco Central.

6. Valor das parcelas

Você sabe o que as parcelas podem representar para o seu orçamento mensal, não é mesmo? Entenda como impactarão as suas contas e, se necessário, faça um novo planejamento financeiro.

7. Reajustes

Verifique quando e como serão feitos os reajustes sobre as parcelas do consórcio. Acredite: isso pode ajudar muito o seu planejamento.

8. Formas de antecipação de consórcio

Procure saber como funcionam os lances e a antecipação, afinal, eles podem acontecer de diversas formas. Lembre-se de que o adiantamento de parcelas não garante a contemplação.

Enfim, escolher um consórcio imobiliário exige alguns cuidados. Ainda assim, ele é uma ótima alternativa para adquirir o lar dos seus sonhos ou ampliar seus investimentos. Se você gostou deste conteúdo, aproveite para baixar um guia completo sobre grupos de consórcio!

cta-guia-completo-sobre-grupos-de-consorcio
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
pie_chart
Infográfico

5 pontos para levar em conta na sua administradora de consórcios

pie_chart
Infográfico

5 principais custos para manter um carro

pie_chart
Infográfico

5 ações para economizar dinheiro no dia a dia