
Você realmente sabe o que levar em conta na hora de escolher um consórcio imobiliário? Pensando em ajudá-lo, listamos 8 fatores que não podem ser deixados de lado. Leia o infográfico até o fim para saber mais sobre o tema!
1. Taxa de administração
A taxa de administração é o valor que você paga à empresa responsável por administrar o consórcio, pelos serviços de gestão e gerenciamento prestados. Quanto mais alta ela for, maior será o custo do investimento.
2. Prazo
Confira os prazos de pagamento e de contemplação atentamente antes de fechar o contrato. Assim, você e sua família podem se planejar melhor.
3. Contrato e suas cláusulas
Assinar algo sem ler o conteúdo pode trazer complicações no futuro. Observe todas as cláusulas e não deixe de analisar nenhum dos aspectos.
4. Formas de contemplação
Há dois tipos de contemplação no consórcio: sorteio ou lance. Entenda antecipadamente como eles acontecem e quais são os requisitos envolvidos.
5. Empresa
Conheça a fundo a empresa que vai cuidar de seu consórcio imobiliário. Veja há quanto tempo ela está no mercado, tente saber a opinião de outras pessoas e descubra se ela é autorizada pelo Banco Central.
6. Valor das parcelas
Você sabe o que as parcelas podem representar para o seu orçamento mensal, não é mesmo? Entenda como impactarão as suas contas e, se necessário, faça um novo planejamento financeiro.
7. Reajustes
Verifique quando e como serão feitos os reajustes sobre as parcelas do consórcio. Acredite: isso pode ajudar muito o seu planejamento.
8. Formas de antecipação de consórcio
Procure saber como funcionam os lances e a antecipação, afinal, eles podem acontecer de diversas formas. Lembre-se de que o adiantamento de parcelas não garante a contemplação.
Enfim, escolher um consórcio imobiliário exige alguns cuidados. Ainda assim, ele é uma ótima alternativa para adquirir o lar dos seus sonhos ou ampliar seus investimentos. Se você gostou deste conteúdo, aproveite para baixar um guia completo sobre grupos de consórcio!