Como ampliar meu negócio sem afundá-lo em dívidas? Descubra!

Saiba como ampliar meu negócio com estratégias valiosas e dicas para fazer uma boa análise de mercado e investir da melhor forma.
  • Atualizado em December 19, 2023
  • Publicado em December 19, 2023
  • Planejamento Financeiro

Muitos empresários e empreendedores costumam se perguntar “como ampliar meu negócio” de forma planejada, escalável e sustentável a longo prazo. Afinal, é preciso ter cuidado para não dar o famoso “passo maior do que as pernas”.

E a melhor forma para progredir nessa jornada é investir em inovação. Cada vez mais empresas de pequeno a grande porte correm atrás de meios para se destacar em um mercado tão competitivo.

Só que para alcançar o sucesso é fundamental definir um caminho a seguir, com metas e prazos estabelecidos para ninguém se perder. E são várias direções que podem ser tomadas, como aumento do mix de produtos, entrada em novos mercados e ampliação da base de clientes. Ou até mesmo fazer uma fusão ou aquisição.

Para ajudar você a decidir os próximos passos para expandir sua empresa, preparamos dicas valiosas!

Leia até o final e confira estratégias para expandir uma empresa, como fazer uma análise de mercado e um planejamento estratégico e a melhor forma de investir na expansão sem ter um rombo nas finanças.

5 estratégias para expandir uma empresa

Na verdade, existem muitas estratégias para expandir uma empresa, sendo que algumas costumam ser mais aplicadas do que outras. E geralmente elas são chamadas de orgânicas, em que há mudanças internas, sem envolver terceiros.

Porém, é possível adotar outras medidas, como abrir filiais ou franquias da marca, fazer uma fusão com empresas maiores ou concordar com uma aquisição.

Neste texto, vamos focar nas estratégias orgânicas de crescimento de uma empresa para mostrar as possibilidades de expansão ao longo dos anos. Afinal, pode utilizar mais de uma delas ou então escolher aplicar uma agora e a outra daqui a alguns meses.

Identifique seu diferencial competitivo

O que torna a sua marca única? Essa é uma pergunta indispensável para definir o melhor caminho para expandir seu negócio.

Descubra os diferenciais da empresa em relação à concorrência, como qualidade dos produtos/serviços, do atendimento, da reputação da marca e das tecnologias usadas.

Estude seus clientes

Outro passo importante é conhecer bem seu público para entender o que ele deseja e quais suas necessidades e expectativas. E isso ainda inclui seu comportamento de compra e dados demográficos, transacionais, de interação com a marca, entre outros.

Assim, ao identificar o que seus clientes buscam, fica mais fácil traçar um caminho para o crescimento ao longo dos anos! Porém, destacamos a importância de acompanhar o público regularmente, pois os hábitos de consumo mudam e a empresa precisa saber o que deve ser ajustado.

Analise seu mercado de atuação

Além de conhecer profundamente seu mercado interno, é hora de voltar os olhares para o externo. Afinal, ele também dita como será possível a ampliação do negócio.

Ao acompanhar de perto o cenário econômico nacional e internacional e entender como isso impacta seu nicho, o gestor empresário toma melhores decisões, mitigando possíveis riscos.

É importante analisar tendências significativas, tecnologias inovadoras e eficientes, expectativas de crescimento do setor nos próximos anos, entre outros fatores.

Pensando nessa avaliação, podemos dar como exemplo o iFood, a Uber e a Netflix, que enxergaram seu mercado e, assim, desenvolverem produtos e serviços com alto diferencial competitivo, acompanhando as tendências de consumo da população.

Reveja seu mix de produtos ou serviços

Não tem empresa que resista à demanda ao longo dos anos: é preciso renovar ou ampliar o mix de produtos e serviços com foco em oferecer melhor qualidade, mais tecnologia e atender às necessidades do público.

Além de acompanhar a concorrência e as tendências do mercado e de consumo, atente-se às pesquisas de satisfação do cliente. Elas revelam muito sobre a opinião e a expectativa dos consumidores. Crie estratégias para identificar o que pode ser melhorado!

Invista também em técnicas de up-sell e cross-sell, que nada mais são que oferecer produtos ou serviços melhores aos já comprados ou então complementares. O objetivo? Elevar o ticket médio, vender mais e ampliar seu negócio!

Aumente os canais de vendas

O marketplace está aí para mostrar que há como aplicar estratégias para os canais de vendas e atingir mais clientes. Para isso, faça um planejamento adequado, encontre os canais mais usados pelo seu público-alvo e defina quais são prioridades para a marca.

Não se esqueça do e-commerce e dos meios on-line, como site, blog e redes sociais! É preciso estar digitalmente presente para ampliar seu alcance no mercado.

Uma boa pesquisa também ajuda a identificar as melhores regiões para abrir novos pontos de venda. Não adianta vender brinquedos em um local com poucas famílias, certo?

Outra forma de ampliar os canais é fazer parcerias comerciais, como é o caso do marketplace, por exemplo. Porém, há outros caminhos, como escolher fornecedores, fabricantes, investidores ou outros negócios que atraiam o mesmo perfil de cliente. Em troca da divulgação e dos trâmites de vendas, eles podem receber uma comissão.

Como fazer análise de mercado?

A análise de mercado, como dissemos acima, é indispensável para identificar oportunidades e até mesmo riscos envolvidos no seu nicho de atuação. A ideia é monitorar regularmente informações sobre os desafios, as tendências e os cenários em que os negócios do ramo se encontram.

O objetivo dessa avaliação é compreender o tamanho de um mercado e seu potencial de crescimento, identificar novas oportunidades, tomar decisões bem-informadas e saber o que a concorrência está fazendo.

Para fazer uma análise completa e assertiva, há vários métodos. Conheça os principais:

  • pesquisa de mercado: coleta informações diretamente com seu público e pode ser feita de várias formas, como entrevistas presenciais, questionários on-line e grupos focais;
  • análise de dados secundários: estatísticas de vendas, relatórios de mercado e dados demográficos, que podem ser coletados no site do IBGE e outros órgãos do governo, além de empresas de pesquisa;
  • análise SWOT: técnica para avaliar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças de uma empresa;
  • análise das 5 forças de Porter: baseia-se em cinco fatores, ameaça de novos entrantes, poder de negociação dos fornecedores e compradores, ameaça de produtos substitutos e intensidade da concorrência;
  • análise de ciclo de vida do produto: contribui para compreender como um determinado produto/serviço progride desde seu lançamento até seu declínio.

Como elaborar um planejamento estratégico corporativo?

Para que todas as estratégias de ampliar o negócio sejam aplicadas, é indispensável ter um bom planejamento estratégico para determinar como chegar lá. Para isso, seguem dicas valiosas:

  • faça um diagnóstico completo da empresa;
  • defina o objetivo central do planejamento;
  • estabeleça metas de curto, médio e longo prazo;
  • defina estratégias e ações objetivas e claras, com prazos;
  • escolha as melhores métricas para acompanhar o progresso;
  • acompanhe regularmente os resultados e faça ajustes no plano se precisar.

Leia também: Consórcio para empresas: comece a planejar para crescer

Como ampliar meu negócio na prática?

Além de todas as dicas dadas neste texto, não podemos deixar de falar da importância de equilibrar as finanças da empresa e pensar em uma expansão viável. Não adianta se endividar para crescer se não conseguir manter esse ritmo daqui a alguns anos - e com o caixa no vermelho.

Uma excelente opção é o consórcio da Racon, que favorece o seu planejamento financeiro e a gestão do negócio! A nova linha de crédito PR1ME é voltada para empreendedores que desejam ampliar o negócio de forma planejada, a médio e longo prazo.

O PR1ME possui cotas de R$1 milhão para realizar o investimento necessário na sua empresa. E com flexibilidade no uso do crédito, sem cobrança de taxa de juros e com até 220 meses para pagar.

Chega de dúvidas sobre como ampliar meu negócio! Peça mais informações e descubra como o PR1ME pode ajudar a expandir seus sonhos.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Mudanças no FGTS 2024: tire as dúvidas sobre as novas regras!

attach_money
Planejamento Financeiro

Conheça os melhores destinos para viajar no Brasil em 2024

attach_money
Planejamento Financeiro

Passo a passo para declarar Imposto de Renda em 2024 + dicas