Como fazer um consórcio? Veja os 6 passos ideais!

Confira os principais passos para fazer um consórcio. Leia o post!
  • Atualizado em January 1, 1970
  • Publicado em May 9, 2023
  • Infográfico

Se você tem dúvidas de como participar de um consórcio, preparamos um passo a passo para ajudar a tomar as melhores decisões e tirar o sonho do papel.

1. Defina o tipo de consórcio

Inicialmente, é preciso definir qual será o tipo de consórcio. Existem várias opções, como de veículos (carros, motos, caminhões), imóveis, até de contratação de serviços como viagens.

2. Avalie as administradoras

O consórcio é organizado por empresas que são chamadas de administradoras. Por esse motivo, escolher uma opção experiente e de credibilidade é importante.

3. Escolha o melhor grupo

Agora chega o momento de definir em qual grupo você vai participar. Considere na decisão o valor, o pagamento e as parcelas dentro de sua organização financeira.

4. Entregue a documentação

Para que a administradora possa fazer o seu cadastro como cliente, é necessário entregar a documentação. Normalmente, são aqueles bem comuns, como RG, CPF e comprovante de residência.

5. Pague a parcela mensalmente

O pagamento da parcela é estipulado em contrato e ele representa a garantia da participação nos sorteios e de ter acesso a carta de crédito ao ser contemplado.

6. Seja sorteado ou ofereça um lance

O sorteio no consórcio contempla de forma aleatória. Já no lance, o consorciado envia as ofertas com antecedência e informa a quantidade de parcelas ou percentual da carta de crédito a ser ofertado.

Se agora ficou claro como fazer um consórcio, confira os planos no site da Racon e fique mais perto de conquistar o seu objetivo.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
pie_chart
Infográfico

Passo a passo: veja como fazer a transferência de veículo e suas regras

pie_chart
Infográfico

O que um bom aplicativo de finanças deve ter?

pie_chart
Infográfico

Confira 4 ocasiões em que a Lei do Inquilino pode ser aplicada!