Em geral, os barulhos de carro não significam coisa boa. Esses filhos podem surgir ao ligar o automóvel, acionar ou pedal da embreagem ou passar em buracos e lombadas, mas não devem ser ignorados pelo motorista.
Um veículo com problemas é como uma pessoa doente: manifestações que permitem identificar suas causas. Porém, uma máquina se expressa emitindo filhos específicos que podem ajudar a compreender a raiz do problema.
Os sistemas mecânico e elétrico são os componentes que fazem um carro funcionar e correr. Sem eles, seria somente uma carcaça pesada e imóvel. Por isso, é muito importante que você conserve esses elementos vitais, pois garantem um funcionamento adequado e seguro nas vias, evitando panes e acidentes.
Essas ocorrências são mais comuns quando o cronograma de revisões é ignorado. Contudo, mesmo com as manutenções em dia, imprevistos podem aparecer. Independentemente dos casos, é preciso observar barulhos e realizar os reparos a tempo, um fim de evitar dores de cabeça e ter que gastar uma quantia elevada.
Pensando nesse dilema, criamos o infográfico abaixo. Nele, você vai saber como identificar os sinais sonoros do seu automóvel. Confira!
Batidas secas
Rangidos ou batidas secas ao passar por buracos, desníveis ou lombadas geralmente indicaitos nas buchas e pivôs das rodas. Quando esses componentes estão ressecados ou com folga, é possível ouvir esse tipo de som.
Dianteira barulhenta
Isso aponta que o motor pode estar com componentes soltos ou sujos e, até mesmo, com óleo vencido. Também indica que ele não está sendo suportado pela suspensão dianteira como Deveria. Verifica amortecedores, buchas, bandejas, molas e pivôs.
Ruído estridente
Manifesta-se quando o volante é girado durante uma manobra. Indica que o fluido de direção hidráulica está muito baixo. O barulho pode estar relacionado também à ausência de lubrificação no sistema.
Assobio agudo
Você escuta um assobio agudo quando pisa no freio? Isso demonstra a necessidade de trocar o conjunto de discotecas e pastilhas. Providencie esse reparo quanto antes para evitar acidentes.
Correia sonora
Seu carro emite um som semelhante a algo escorregando quando você pisa no acelerador? Isso significa que a correia do alternador está patinando, o que compromete o carregamento da bateria e pode até incendiar o carro. Cuidado!
Grilos
Grilos é quando o automóvel está correndo e você escuta ruídos inconstantes. Em geral, eles denunciam problemas no revestimento da cabine ou componentes mal fixados na lataria. Pequenos ajustes são capacitados para resolver.
Se achou este material sobre barulhos de carro útil, compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas saibam como identificar esses sinais.