Confira como escolher um carro para família!

Quer escolher o carro mais adequado para a sua família? Leia este artigo com informações que certamente podem ajudar!
  • Atualizado em December 29, 2020
  • Publicado em April 27, 2017
  • Seu carro

Comprar um carro para família se tornou sinônimo de flexibilidade na vida das pessoas. Não por outro motivo, hoje esse é um dos objetivos mais comuns entre jovens e adultos. No entanto, o automóvel também tem um papel fundamental na rotina familiar, especialmente quando se tem crianças em casa.

Por essa e outras muitas razões, escolher e adquirir um carro para a família é uma tarefa que exige uma certa atenção. Afinal, existem diferentes necessidades e recursos que precisam ser atendidos pelo veículo e que certamente farão uma grande diferença no dia a dia.

Diante da importância desse assunto, prepara um artigo completo para ajudar você a escolher um carro para sua família. A seguir, listamos os principais pontos aos quais você deve prestar atenção e, ainda, sugerimos alguns modelos de carros que podem atender bem a esse tipo de proposta.

Ficou curioso? Então continue a ler e saber como não errar na hora de escolher o automóvel ideal para sua família!

O que considerar na escolha de um carro para família?

Essa é uma das grandes dúvidas quando o assunto envolve a aquisição de um carro para família. Muitas pessoas não sabem o que devem priorizar, o que faz a diferença no dia e o que é indispensável em um carro para atender às necessidades de uma família.

Diante dessa realidade, o primeiro passo para se fazer uma boa escolha é ter em mente que um carro de uso familiar pode ser diferente de um carro para uma pessoa solteira, por exemplo. Um veículo familiar, na maioria das vezes, requer alguns atributos específicos. Além disso, existem outros pontos - dessa vez mais pessoais - que você precisa levar em conta na hora da escolha.

Para facilitar as coisas, a seguir esclarecemos quais são os critérios principais que você deve considerar. Confira!

Tamanho da família

O tamanho da sua família é um fator muito importante na hora de escolher um carro. Na verdade, todo o processo precisa partir desse critério, já que o veículo tem que comportar todos os membros de maneira segura e confortável.

Hoje, o mercado oferece muitas opções de veículos para até cinco pessoas. Porém, quando há mais integrantes, as opções já são mais limitadas, embora também existam. Nesse sentido, a dica é pesquisar e identificar os modelos que podem atender a sua família.

Conforto

O conforto é outro atributo essencial para a escolha do carro da família. Especialmente para quem pretende fazer uso diário do veículo e passará um bom tempo dentro dele, é ainda mais importante considerar itens como:

  • sistema de som / multimídia central, entre outros;
  • vidros e retrovisores com acionamento elétrico;
  • direção hidráulica / elétrica;
  • câmbio automático ;
  • ar-condicionado.

Além desses quesitos, uma dica que pode ajudar você a escolher o carro mais confortável e fazer um test drive. Isso porque cada modelo tem uma posição específica para dirigir, podendo ser mais ou menos confortável, seja para quem dirige, seja para quem vai como passagem.

Segurança

A segurança é um ponto fundamental na escolha de qualquer tipo de automóvel, mas quando se trata de um carro para a família, é ainda mais importante analisar essa questão. Atualmente, as montadoras têm uma preocupação muito grande com a segurança, oferta um conjunto de itens que contribuem para ela nos veículos.

Assim, ao escolher o carro para sua família, tenha o cuidado de analisar, por exemplo:

  • se o veículo tem uma boa nota em testes de colisão - esse tipo de informação pode ser facilmente encontrada na internet;
  • se o carro vem equipado com freios ABS e com controle eletrônico de frenagem (EBD);
  • a quantidade e a posição dos airbags.

Orçamento

O mercado automotivo, como destacado, oferece muitas opções de veículos que atendem bem às necessidades da maioria das famílias. Porém, os preços dos modelos podem variar bastante, a depender da marca, motorização, itens de tecnologia e padrão do carro, de forma geral.

Sendo assim, a forma mais adequada de basear a sua escolha é a partir das suas necessidades e possibilidades. Faça as contas e qual é o orçamento que você tem disponível para a compra do veículo. Além disso, considera os custos que terá que arcar após a compra, como seguro, IPVA, combustível e revisões.

O planejamento financeiro é uma etapa que antecede a aquisição de qualquer bem (móvel ou imóvel). É nessa fase que você deve diferenciar gastos e investimentos , organizar suas finanças e verificar até onde pode ir na hora de escolher o carro ideal para sua família.

Caso não seja possível a compra de um carro zero , talvez seja uma boa opção focar em um carro seminovo , por exemplo. O importante é que a sua decisão seja sempre racional e condizente com o seu orçamento.

O que não pode faltar em um carro para família?

Por fim, é importante conhecer algumas características fundamentais para orientar a sua compra. Aqui, falamos de conveniência, espaço, comodidade e muito mais. Veja!

Acessórios de entretenimento, comodidade e conveniência

Essa é uma característica muito especial e importante, tanto na escolha de um carro para família grande quanto para uma pequena. Quando falamos de acessórios de entretenimento, destacamos aqueles opcionais que facilitam o consumo de mídia no carro.

Um exemplo disso são as centrais multimídias, que tornam a navegação pelo conteúdo mais intuitiva e rápida. Nessa mesma tendência, vale conferir os modelos que contam com DVDs e telas instaladas na parte posterior dos encostos de cabeça ou no teto do veículo.

Já em termos de comodidade e conveniência é importante destacar um bom número de porta-copos, mesinha para refeições, encosto de braço, ganchos, redinhas para revistas, gibis, livros, tablets, e todos os demais acessórios que pode tornar a viagem dos pequenos mais agradável.

Bagageiro espaçoso

O espaço do porta-malas é um critério fundamental ao seu processo de decisão, principalmente se a sua família é grande ou realiza longas viagens. Mas, além da capacidade volumétrica do bagageiro, também é importante atentar para o tipo de mecanismo da seção dessa seção do veículo.

Em certos modelos, como montadoras usam o pescoço de ganso, que é uma barra curvada que invade o porta-malas, pressiona como bagagens e limitando parte de sua capacidade. Por outro lado, existem os porta-malas com dobradiças pantográficas, que suspendem a porta sem consumir espaço do bagageiro.

Cabine ampla

O amplo espaço para os ocupantes é um item fundamental para a satisfação de longo prazo. Além disso, se você quer fazer uma aquisição mais duradoura, também deve considerar o inevitável crescimento dos filhos. Para escolher um modelo criado você precisa dar atenção às dimensões.

Mas não basta observar o comprimento externo do veículo. Em termos de cabine, as especificações mais importantes são distâncias entre eixos, largura e altura. No fim das contas, esses são os critérios determinantes na configuração de uma cabine espaçosa e com amplo vão livre sobre a cabeça.

Quais são os melhores modelos de carro para família?

O mercado automotivo brasileiro é bastante diversificado e oferece opções de compra para os mais diferentes gostos, bolsos e necessidades. No entanto, como o nosso objetivo aqui é ajudar você a escolher um carro para família, a seguir reunimos algumas das melhores alternativas. Confira!

Renault Duster

Se você precisa de mais espaço e preza por conforto interno, o Renault Duster pode ser uma excelente opção de compra. Esse modelo já se enquadra na categoria dos SUV, isto é, uma categoria de veículos com proporções maiores e que tem como diferencial o espaço interno. O Renault Duster é um carro com o perfil bastante familiar, podendo ser utilizado tanto em cenário urbano quanto para viagens.

No entanto, por se tratar de um SUV, o custo de aquisição do Duster pode ser um pouco mais elevado, embora seja um veículo bastante competitivo dentro da sua categoria.

Toyota Corolla

O Corolla é um dos carros mais conhecidos e vendidos em todo o mundo. Ele se destaca por sua grande durabilidade e confiabilidade, além de ser um veículo esteticamente atraente e altamente moderno.

Por estar enquadrado na categoria dos sedãs médios, o Corolla consegue aliar uma série de atributos relevantes para quem pretende utilizar para transportar a família. Em geral, esse é um carro com um bom espaço interno, confortável e com um excelente volume para bagagens.

Além disso, é um carro extremamente seguro, equipado com as principais tecnologias automotivas da atualidade e, ainda, bastante econômico. Porém, estamos falando de um veículo de valor mais alto, podendo ultrapassar os R$ 100 mil, a depender da sua versão.

Fiat Cronos

Lançado recentemente, o Fiat Cronos já pode ser considerado uma excelente opção de compra para quem busca um carro de família. Ele se enquadra na categoria dos sedãs compactos, cuja proposta é oferecer um bom espaço para os ocupantes e para as bagagens, mas sem custar muito caro.

O Cronos é um veículo bastante completo, tecnológico e versátil. Tanto na versão com motor 1.3 quanto na versão com motor 1.8, o veículo entrega bom desempenho e economia.

Volkswagen Fox

Já bastante conhecido por aqui, durante muito tempo o Fox foi uma das principais escolhas das famílias. Isso porque o veículo sempre teve uma proposta interessante, aliando um bom espaço interno e conforto a um custo mais acessível.

Assim, se você busca um modelo compacto, econômico e que entregue um bom nível de tecnologia e segurança, mas com um preço mais baixo, o Fox é certamente uma excelente opção de compra.

No entanto, por ser um veículo hatch, o porta-malas não é tão espaçoso — característica que pode fazer a diferença para um carro de uso familiar.

Ford Ka

Para quem tem uma família pequena, uma boa escolha pode ser o Ford Ka. Assim como o Fox, o Ka é um modelo muito bem-aceito pelo público brasileiro, já que é um carro bastante econômico, compacto e com um valor bem atrativo.

O Ford Ka atende às necessidades de uma família menor, principalmente para o dia a dia na cidade. Por ser um carro compacto, é facilmente manobrável, além de muito econômico. Porém, ele peca no espaço do porta-malas, que pode não ser suficiente na hora de viajar, por exemplo.

Renault Logan

Prático, acessível e econômico. O Logan é uma aposta certeira da Renault Brasil para atingir um público que prioriza ao máximo o custo-benefício. Na atual geração, o sedan compacto entrega impressionantes 510 litros de porta-malas — uma dimensão rara até mesmo nos modelos de porte maior.

Com 2,63 m de distância entre eixos, o Logan é conhecido por oferecer bastante mobilidade dentro da cabine, evitando que os passageiros de trás fiquem com os joelhos pressionados contra os bancos. Além disso, o teto alto contribui para um amplo espaço sobre a cabeça.

Além desses detalhes, vale destacar que o Logan ainda oferece todos os critérios aplicáveis ​​neste conteúdo, tudo por uma etiqueta de preço consideravelmente razoável - ainda mais se você está considerando comprá-lo zero km.

Ford EcoSport

Pode ser que você deseja uma abordagem diferente, voltando a sua atenção para os utilitários esportivos. É nesse sentido que vale a pena conhecer o SUV mais conhecido da Ford, o EcoSport . Logicamente, o modelo fez alguns sacrifícios para entregar o design da nova geração.

Como exemplo, vale destacar o porta-malas de 356 litros. Por outro lado, isso significa melhor aproveitamento do espaço interno, já que sua cabine é bastante ampla e espaçosa. Além disso, por ser a geração mais recente da lista, é o modelo com o maior número de tecnologias embarcadas.

O grande destaque aqui vai para sua nova multimídia central, que além de ser grande e com boa resolução, é totalmente integrável com dispositivos Android e iOS, devido à compatibilidade com plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

Chevrolet Cobalt

Já aqui temos um modelo que segue a mesma abordagem do Logan e do Cronos, ou seja, modelos com excelente custo-benefício, carroceria sedan compacta e amplo espaço interno. Claramente, o modelo não conta com a mesma sofisticação e conforto do Corolla, mas compensa pelo baixo custo e economia.

Em sua última geração, o Cobalt ofereceu um porta-malas de 563 litros, uma marca que não é atingida nem pelos sedans médios e grandes da Chevrolet no Brasil. Além disso, esse sedan foi desenvolvido sobre um projeto extremamente racional e minimalista, aproveitando cada centímetro de espaço disponível.

Inclusive, esse foi um dos motivos que fez o Cobalt ser um dos veículos prediletos dos taxistas e motoristas de aplicativo. Além de ser um carro de mecânica valente, simples e confiável, o Cobalt entrega muito espaço interno e bom número de equipamentos de conveniência.

Kia Soul

Mas e para quem quer agradar a família sem abandonar o estilo? Bem, é para esses que existe no Kia Soul. Desde que foi lançado, o Soul foi um modelo que chacoalhou o mercado. Muito disso se deve à sua introdução no Brasil, onde foi vendido como carro conceito, model um desenho inédito à época.

Até hoje, tanto a primeira quanto a segunda geração continuar oferecendo um visual distinto, curioso e divertido, o que atrai muitos compradores. Além disso, vale destacar que o Soul herda toda uma excelência e confiabilidade mecânica de sua montadora, uma Kia.

Isso significa que, além de levar para casa um modelo extremamente confiável, confortável e bem equipado, o proprietário do Soul também construirá da excelente rede de atendimento pós-venda da Kia, onde poderá realizar procedimentos de revisão, manutenção e afins.

Nissan Grand Livina

Por último e talvez mais importante, um Nissan Grand Livina. Assim como o Soul, esse é um modelo que foi descontinuado. No entanto, você não deve encarar isso como um ponto negativo, como se fosse um indicativo da baixa qualidade do carro - pois, definitivamente, esse não é o caso.

Na realidade, o que descontinuou a Grand Livina foi sua baixa demanda no mercado brasileiro. Caso pesquise pelo modelo, perceber que se trata de uma ampla, espaçosa e confortável minivan, sendo, real, o carro perfeito para uma família grande.

Tudo na Livina foi criado para trazer conforto, tanto que, por certo tempo, o modelo foi vendido com instalações opcionais de DVD no teto. Além disso, vale lembrar que se você comprar um modelo da última geração (2014) ainda será possível conseguir boas condições, com baixa quilometragem e boa durabilidade.

Por fim, como vimos, escolher um carro para família não é algo tão difícil. Na verdade, é necessário apenas dar atenção aos pontos certos, considerando sempre as suas necessidades e possibilidades. Com as dicas trazidas neste artigo, você certamente já tem condições de fazer uma boa escolha e garantir ainda mais conforto e liberdade. Agora é com você!

Gostou deste conteúdo? Quer saber como realizar o sonho do carro novo? Preparamos um e-book completo sobre o consórcio de carros, uma modalidade de aquisição que pode colocar você ainda mais perto dos seus objetivos. Baixe-o agora mesmo e confira!
cta-guia-faca-a-escolha-do-melhor-consorcio-de-carros
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

A família cresceu: veja como se organizar para trocar o carro da sua família!

drive_eta
Seu carro

Os 14 carros de luxo mais caros de todos os tempos

drive_eta
Seu carro

Dirigir descalço é proibido? Descubra aqui!