Consórcio de carros populares? Veja por que você deve fazer!

Antes de investir seu dinheiro na compra de um automóvel, veja como o consórcio de carros populares pode beneficiar seu orçamento.
  • Atualizado em March 26, 2021
  • Publicado em March 26, 2021
  • Seu carro

Se você está pesquisando os modelos de carros populares na internet, não pode se esquecer de escolher a melhor forma de pagar por essa conquista. Uma alternativa que muitos brasileiros já adotam para realizar a compra de forma econômica e segura é o consórcio, a modalidade de crédito que incentiva a poupança e o planejamento financeiro.

Embora muita gente associe o consórcio com a aquisição de carros zero-quilômetro, essa modalidade de aquisição colaborativa também se aplica para a compra de modelos usados. Você também pode se tornar um consorciado para comprar tanto as novidades do mercado automotivo quanto os carros mais econômicos.

Neste artigo, esclarecemos o que você precisa saber sobre como funciona o consórcio para carros populares, as vantagens dessa modalidade de crédito e como buscar uma empresa de consórcio. Continue a leitura até o fim e tire suas dúvidas!

Como funciona o consórcio de carros populares?

O consórcio de carros populares funciona da mesma maneira que o consórcio para a compra de outros tipos de bem. O processo de guardar dinheiro dessa forma lembra uma poupança, só que se dá por meio de um grupo de pessoas que desejam fazer um investimento semelhante ao seu.

A ideia é reunir pessoas interessadas em planejar a aquisição de um automóvel, ou outro bem em comum. Uma empresa administradora define planos de consórcio para que cada um dos participantes possa definir a melhor opção para o seu objetivo e, periodicamente, acontecem assembleias para contemplar um ou mais consorciados com a carta de crédito, que é o equivalente ao valor à vista para fazer a aquisição do automóvel.

Os participantes de um grupo de consórcio também podem ser contemplados com a carta de crédito a partir da oferta de um lance nas assembleias. Se você tem certa urgência em adquirir o automóvel, essa é uma alternativa interessante.

O lance nada mais é que a oferta de um valor que equivale ao adiantamento do pagamento de parcelas para aumentar as chances de ser contemplado. É necessário realizar a oferta do lance antes do início da assembleia . Geralmente quem oferta o maior lance é contemplado. Vale lembrar que só é necessário pagar o lance caso ele seja o vencedor.

De maneira geral, o gerenciamento do grupo, dos pagamentos e das assembleias é realizado pela administradora, empresa que precisa estar autorizada pelo Banco Central para fazer esse processo, além de atender a todos os critérios definidos pela Lei do Consórcio, legislação oficial que regulamenta essa prática no país.

Por que vale a pena fazer o consórcio de carros populares?

Apesar de ser um investimento a longo prazo, o consórcio é uma modalidade de crédito que não exige valor de entrada e tem planos com muita flexibilidade. Veja sobre essas e outras vantagens do consórcio de carros populares.

Planejamento financeiro

Quem já fez algum tipo de dívida para adquirir um bem sabe que é grande o risco de o orçamento doméstico ficar bastante comprometido. Isso sem falar da possibilidade de ficar inadimplente e precisar arcar com possíveis juros.

Uma vantagem do consórcio é que, por conta do período prolongado de pagamento, fica mais fácil se organizar e pagar as parcelas com tranquilidade.

O consorciado pode escolher o prazo de pagamento do plano de acordo com seus objetivos, o que garante mais conforto para fazer um investimento de acordo com suas necessidades financeiras.

Poder de compra à vista

Outra vantagem do consórcio é o pagamento do bem à vista, a partir da carta de crédito adquirida com a contemplação. Quando chegar a sua vez, o valor da carta é entregue integralmente. Então, quando você finalmente realizar a compra, terá a opção de fazê-la à vista e ainda com a possibilidade de usufruir de descontos na negociação.

Não tem juros e nem entrada

Uma das grandes vantagens do consórcio é que não existe a cobrança da taxa de juros. O que existe é a taxa de administração, um percentual fixo da carta de crédito que é diluído no prazo de pagamento do plano. Isso faz com que o custo efetivo total da compra seja bem mais acessível se comparado à outras formas de aquisição parcelada. Essa taxa é a forma de remuneração da administradora por seu trabalho de gestão e gerenciamento do grupo de consórcio.

Além disso, você não precisa ter um valor em mãos para dar como entrada, ou seja, o valor do bem é parcelado de forma integral.

Atualização da carta de crédito

A administradora responsável pelo consórcio pode atualizar o valor da carta de crédito de acordo com mudanças no valor do bem no mercado, além de aumentar na mesma proporção as parcelas. Esse tipo de reajuste é benéfico para o consorciado, que não tem seu poder de compra prejudicado ao longo do prazo do plano de consórcio.

Como aderir a um consórcio?

O primeiro passo para entrar em um consórcio é buscar uma administradora de confiança. A empresa responsável pela gestão do seu dinheiro deve prezar pela transparência de todos os processos do consórcio, estar sempre aberta para sanar dúvidas e garantir o seu direito conforme a legislação que regulamenta a prática no Brasil.

No site do Banco Central você consegue encontrar uma lista de todas as administradoras regulamentadas no país. Além disso, veja se você pode simular o consórcio antes de assinar o contrato para saber se as parcelas realmente caberão no seu bolso.

Não se deixe levar por promessas impossíveis. Todas as práticas que o consórcio realiza precisam estar devidamente registradas no contrato de adesão. Então, foque no que está escrito no documento.

Com o consórcio de carros populares é possível programar a aquisição do seu novo bem sem comprometer o orçamento doméstico. Como vimos, além de incentivar o seu planejamento financeiro, o consórcio garante segurança para o comprador, poder de compra à vista e liberdade para escolher modelo de veículo que deseja investir.

Se você chegou até aqui, também vai gostar de saber as melhores técnicas para economizar e investir o seu dinheiro. Confira nosso post completo sobre o assunto!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Carros para jovens: os 5 veículos mais procurados!

drive_eta
Seu carro

Motos para cidade: as 7 melhores opções para facilitar seu dia a dia

drive_eta
Seu carro

Como fazer para lavar meu carro de forma correta?