Conheça os tipos de seguros mais procurados

Leia nosso artigo e veja quais são os tipos de seguros mais procurados do mercado!
  • Atualizado em May 21, 2021
  • Publicado em May 21, 2021
  • Planejamento Financeiro

A cada dia, os brasileiros estão mais conscientes da necessidade de investir em seguros. Essa nova mentalidade mostra maturidade, afinal, uma vida inteira tendo cuidado com dinheiro é geralmente dedicada à realização de sonhos materiais, e a prevenção é essencial para garantir que esses esforços não sejam comprometidos em caso de imprevistos.

Neste artigo, apresentamos os tipos de seguros mais procurados do país. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira um guia dos principais seguros!

Seguro de vida

Os brasileiros não têm a preocupação de proteger apenas seus bens materiais, eles também se preocupam com sua própria segurança. O seguro de vida assegura a indenização familiar em caso de morte. Essa é uma forma de garantir estabilidade financeira em períodos difíceis de perda.

Porém, além da indenização por morte, que pode ser acidental ou natural, o segurado também pode usufruir de outras coberturas. Por exemplo, suporte em caso de invalidez temporária ou permanente, o que prejudicaria a capacidade do segurado de gerar renda, ou em em caso de doença grave ou terminal.

Em outras palavras, o seguro de vida não só garante apoio ao segurado na ausência de familiares, mas também garante que o segurado não perca ou reduza sua renda por motivos de saúde.

A indenização pode ser resgatada de forma integral, em parcelas ou mensalmente, como renda vitalícia. Além do seguro de vida, existem outras modalidades de seguro pessoal, como seguro de acidentes pessoais, seguro funeral, seguro viagem e outros tipos de seguros que visam à proteção pessoal em diversas situações acidentais. Confira a seguir alguns tipos mais comuns.

Seguro funeral

Apesar do momento de luto, alguns assuntos funerários precisam ser tratados, seja o próprio funeral, a transferência de restos mortais, assinatura de documentos e outros detalhes. Todos esses processos costumam custar caro e muitas vezes acontece quando menos se espera.

Quando alguém adquire um seguro funeral que inclui assistência funeral, ele tem direito ao reembolso pelos serviços prestados pela empresa que escolher.

Seguro de viagem

O seguro de viagem é responsável por eventos e acidentes que ocorrem durante a viagem (nacional ou internacional), para lazer ou trabalho. Esse tipo de seguro tem uma série de coberturas extremamente importantes, sobretudo para viagens internacionais, em que certos aspectos do país visitado podem causar grandes dificuldades ao viajante. O plano básico inclui:

  • pagar indenização em caso de morte acidental durante a viagem e custear o transporte do corpo;
  • pagar indenização em caso de invalidez permanente causada por acidente durante a viagem;
  • pagar as despesas de transporte e transferência do segurado até o local de atendimento médico;
  • cobrir despesas com médico ou dentista para a viagem. Essa garantia é obrigatória para viagens internacionais e opcional para viagens nacionais.

A cobertura adicional pode incluir compensação por acidentes de bagagem, despesas de funeral ou cancelamentos de viagens. Os itens que foram contratados e o tempo de viagem afetam o valor do seguro.

Seguro automóvel

A perda de um carro em um acidente ou qualquer outro acontecimento imprevisto pode gerar muitos prejuízos. Portanto, mais e mais pessoas estão começando a perceber a necessidade de realizar o seguro do seu automóvel. A proteção mais simples inclui roubo, colisão, incêndio, responsabilidade civil e outros tipos de emergências. Além disso, prêmios adicionais e carros sobressalentes podem ser adicionados à apólice.

Vale lembrar que o DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), pago todo ano por meio da licença do veículo, é um seguro obrigatório, e sua cobertura é voltada para o atendimento ao sinistro pessoal. No entanto, é muito importante ter o seguro do carro separadamente, pois o DPVAT não cobre prejuízos materiais, como o próprio carro envolvido na colisão.

Seguro residencial

O seguro residencial é uma modalidade de contrato entre a seguradora e o segurado para garantir a cobertura do imóvel residencial. Geralmente, esse tipo de seguro inclui seguro contra incêndio e desastres naturais. Além disso, ainda é possível incluir outras áreas de cobertura na estratégia, que podem variar. Quem financia imóveis por meio de bancos precisa contratar esse serviço para cumprir a legislação.

Seguro-desemprego

O desemprego é um medo comum entre os trabalhadores. Atrasos de pagamentos de contas pessoais por falta de fundos são uma consequência direta. Com foco naqueles que não querem entrar em débito, algumas corretoras oferecem seguros que pagam parte das dívidas de pessoas demitidas e que não podem obter uma nova colocação imediata no mercado.

O objetivo desse tipo de seguro é garantir ao beneficiário o pagamento de indenização em caso de perda involuntária do emprego, ou seja, a rescisão do contrato de trabalho por tempo indeterminado.

Viu só como os seguros são extremamente importantes em nossa vida? Os tipos de seguros citados neste artigo são os principais do mercado brasileiro, mas existem vários outros, com diversos tipos de coberturas.

Gostou do conteúdo? Então aprofunde o conhecimento e descubra agora mesmo como é calculado o valor do seguro para proteger o seu carro!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Curso de educação financeira gratuito? Veja 7 dicas e comece agora!

attach_money
Planejamento Financeiro

Lugares para viajar em SP: 10 opções para descansar

attach_money
Planejamento Financeiro

Boleto fraudado: 6 dicas para identificar se o documento é falso