Consórcio de veículos vale a pena? Descubra aqui!

Você já se perguntou se consórcio de veículos vale ou não a pena? Descubra a resposta para essa dúvida neste post!
  • Atualizado em March 30, 2022
  • Publicado em March 30, 2022
  • Seu carro

A conquista do próprio carro costuma ser um objetivo, ou pelo menos, um dos principais para a maioria das pessoas. É mais que natural ter em mente a aquisição de um veículo, principalmente considerando todo o conforto e praticidade que ele traz para a sua vida. Porém, é importante observar que é preciso ter muita atenção na hora de escolher o seu carro e estar atento a eventuais golpes ou pessoas mal-intencionadas, entre outras situações.

Neste artigo, vamos abordar algumas das principais dificuldades que podem ser encontradas na aquisição de um carro e as facilidades que um consórcio pode te proporcionar. Continue a leitura para saber mais!

Quais são as principais dificuldades ao tentar adquirir um carro?

Um dos mais comuns, é a dificuldade de conseguir parcelar a aquisição do veículo. Existem diversos fatores que podem influenciar nessa dificuldade, entre eles, ter o nome limpo é o mais conhecido. Mas é preciso ter em mente também que dificilmente um banco aprovará uma aquisição que comprometa mais de 30% da sua renda.

Além disso, será necessário comprovar a sua renda. Para quem trabalha via CLT , isso não é um problema. Já para os autônomos é mais difícil, sendo preciso recorrer às movimentações bancárias para conseguir contabilizar e comprovar quanto recebem por mês.

Por fim, é importante lembrar de outras questões relativas à aquisição de um carro, como o cuidado que se deve ter para evitar golpes ou a compra de carros "maquiados" por seus vendedores, para disfarçar diversos problemas.

O que é um consórcio de veículos?

Bem, nós falamos tanto em outros momentos sobre os consórcios de automóveis, mas você sabe o que são? E como funcionam? Calma, você não precisa saber a resposta de todas essas perguntas agora, mas para podermos te explicar as vantagens deles, você primeiro precisa entender o que é um consórcio.

Basicamente é uma forma de aquisição coletiva de um bem. Para isso, são criados grupos de pessoas com o mesmo interesse em comum, que se unem para juntar dinheiro, pagando parcelas mensais, a fim de adquirir um bem ou serviço.

Em paralelo a esses pagamentos, todo mês alguns dos consorciados são contemplados em assembleia, recebendo uma carta de crédito no valor do carro que estava sendo pago. Importante dizer que esses pontos, desde reunir o grupo, até administrar o dinheiro e organizar o sorteio, são feitos por uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central.

Como o consórcio pode facilitar a aquisição do seu veículo?

Até aqui, vimos como funcionam os consórcios, mas como eles resolvem aqueles problemas anteriormente citados? Calma que é exatamente disso que trataremos nessa parte do texto, então siga conosco para entender melhor sobre como o consórcio de carros pode te ajudar!

Um dos principais problemas citados anteriormente, que um consórcio de automóveis pode resolver, é a tão temida questão da forma de aquisição. O consórcio permite que você desenvolva disciplina para, futuramente, fazer sua compra, o que pode ser benéfico para ter uma vida de consumo mais contida e econômica.

Aquele valor pago mensalmente por você, será guardado com os dos demais consorciados, para ser posteriormente dado em forma de uma carta de crédito para os sorteados. As pessoas que são contempladas precisam continuar pagando as parcelas do consórcio até o final do plano contratado.

Esse sistema garante que os demais integrantes do grupo também recebam o seu veículo e facilita muito o acesso para aqueles que não tem condições de realizar um pagamento à vista, tornando as coisas muito mais práticas.

No consórcio você tem bastante flexibilidade para utilizar sua carta de crédito. É possível adquirir qualquer bem que esteja na categoria do consórcio contratado. Assim, você pode definir a marca e o modelo do veículo que melhor atenda às suas necessidades, por exemplo.

Quais são seus principais benefícios?

Além da resolução de alguns dos problemas anteriormente citados, os consórcios também possuem outras vantagens.

A primeira vantagem a ser elencada, e uma das principais, é o fato de que as parcelas pagas mensalmente, não possuem juros, significando uma boa economia. Existe apenas uma taxa administração, que é a forma de remuneração da administradora do consórcio e que tem um valor bem mais acessível quando comparado com outros modelos de aquisição parcelada.

Outra questão, é o parcelamento ser feito integralmente, então não é necessário dar uma entrada sobre o valor de consórcio de carro. Isso também torna mais barato, e muito mais acessível para aqueles que por qualquer motivo não disponham de tal valor.

A aquisição de carros muitas vezes pode ser um tanto quanto complexa, burocrática e desgastante. Claro que quando estamos dispostos a conseguir algo, nos permitimos encarar essas dificuldades, mas se você não tem pressa, e pode esperar pela aquisição do bem, o consórcio pode ser uma excelente opção para a eliminar boa parte desses problemas.

Para saber ainda mais sobre o assunto, não deixe de complementar a leitura com o nosso guia completo para aquisição de veículos por consórcio.
cta-guia-completo-de-aquisicao-via-consorcio-de-veiculos
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Lançamento de carros 2022: os 7 modelos mais esperados

drive_eta
Seu carro

Qual o tamanho certo do capacete de moto? Saiba como escolher

drive_eta
Seu carro

Motos 2022: veja os melhores modelos para comprar e como fazer isso