Está pensando em comprar uma moto ou trocar a que você tem? Então, nós conseguimos adivinhar a dúvida que está passando por sua cabeça nesse momento: fazer um consórcio ou financiamento de motos? Essa é uma questão muito comum quando surge a necessidade de adquirir um veículo.
Responder a essa pergunta pode ser bem difícil, mas estamos aqui para ajudar nesse desafio!
Que tal descobrir todas as informações das quais você precisa para tomar essa decisão? Leia este post e esclareça suas dúvidas de uma vez por todas!
Como funciona o consórcio de motos?
O consórcio de motos funciona da seguinte forma: uma empresa administradora de consórcios oferece diversos planos e reúne pessoas com um objetivo comum. Assim, você entrará em um grupo com outros interessados em comprar uma moto. Cada um pagará o valor correspondente à sua parcela mensal.
Com a soma dos pagamentos de todos os integrantes, o grupo constrói um fundo comum que permite as contemplações. Essas contemplações acontecem por meio de sorteios. Os participantes sorteados têm acesso à carta de crédito e podem adquirir o bem. Além disso, é possível aumentar as chances de adiantar esse processo através dos lances.
Um lance é um valor que o consorciado oferta correspondente à antecipação de pagamento de determinado número de parcelas. Em geral, quem apresenta o maior lance é contemplado. Vale lembrar que só é necessário efetuar o pagamento caso seu lance seja o vencedor.
>>> Leia também: 20 dúvidas comuns sobre o funcionamento do consórcio de motos
Já ficou mais claro como funciona o consórcio de motos, certo?
A dúvida sobre fazer um consórcio ou financiamento de motos é muito comum porque, apesar de parecerem semelhantes, as duas modalidades são bem diferentes. Vamos entender isso agora?
Qual a diferença entre consórcio e financiamento de motos?
Antes de irmos para explicação sobre as diferenças, primeiro saiba que o financiamento é, basicamente, um empréstimo concedido por bancos ou instituições financeiras para a compra de um veículo, que deve ser pago de volta com juros.
Um dos detalhes envolvidos nessa transação é a análise de crédito. Previamente à concessão do dinheiro, a instituição avalia o pedido baseado no perfil de consumo e pagamento da pessoa.
Entenda melhor a diferença entre consórcio e financiamento de motos a seguir.
Prazo para ter o veículo
O consórcio é uma boa opção para adquirir bens a longo prazo, já que é necessário aguardar a contemplação. É o caso, por exemplo, de quem está trocando de veículo e não tem tanta pressa para receber o novo.
No financiamento, a compra pode ser imediata, mas inclui um valor de entrada mais taxas.
Valor das taxas
Esse é um ponto de muita diferença entre consórcio e financiamento. Quem opta pelo segundo paga uma taxa de juros, que depende da análise financeira, do valor de entrada e do número de parcelas. Essa taxa pode aumentar o custo final que você pagaria pela moto.
Já o consórcio não cobra juros, o que existe é a taxa de administração, que é o valor cobrado pela empresa que organiza o consórcio e, em geral, é bem menor do que os juros cobrados por bancos.
Trata-se de um percentual fixo sobre a carta de crédito, diluída nos meses de duração do consórcio e geralmente tem um valor bem mais acessível.
Valor de entrada
Outro ponto importante que deve ser considerado na hora de decidir é o valor de entrada. No financiamento, a maioria das instituições financeiras requer que o comprador tenha pelo menos 20% do valor do bem desejado como entrada.
Nesse sentido, o consórcio se diferencia por oferecer uma vantagem relevante: a possibilidade de organizar melhor o orçamento. Isso acontece por não haver cobrança de um valor de entrada. Logo, o consumidor não precisa oferecer um capital alto para adquirir o consórcio.
>>> Leia também: Aprenda como o consórcio para moto pode facilitar a sua aquisição
Independentemente da modalidade pela qual você optar, garanta que o valor das parcelas caiba no seu bolso sem grandes dificuldades.
Com nossas informações ficou bem mais fácil decidir entre consórcio ou financiamento de motos, não é mesmo? A seguir, confira as principais diferenças, vantagens e desvantagens de cada opção. Assim, você pode escolher a melhor maneira de levar seu veículo para casa.
Como fazer um consórcio de motos?
Para fazer um consórcio de motos, basta seguir o seguinte passo a passo:
Escolha a administradora
Primeiro, escolha uma empresa administradora de consórcios de confiança. Pesquise sobre diferentes administradoras, compare seus planos, taxas e reputação no mercado.
A Racon Consórcios, por exemplo, está entre as marcas mais lembradas, de acordo com a pesquisa Marcas de Quem Decide.
Escolha o plano
Depois de selecionar a administradora, escolha o plano de consórcio que melhor se adequa às suas necessidades. Considere o valor das parcelas, prazos de pagamento e a contemplação (por sorteio ou lance). Considere o valor, o pagamento e as parcelas dentro da sua organização financeira.
Ao aderir ao plano, o participante adquire uma cota e ingressa em um grupo composto por indivíduos ou empresas com o objetivo compartilhado de adquirir um bem, que pode ser móvel ou imóvel. O grupo determina as especificidades e a duração do plano.
Faça o cadastro
Para a administradora fazer seu cadastro de cliente, você precisará fornecer documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência.
Assinatura do contrato
Após aprovação do cadastro, você assinará o contrato de adesão ao consórcio, em que estarão detalhadas todas as condições do acordo, incluindo prazos, valores e obrigações das partes envolvidas.
Pagamento das parcelas
A partir daí, você começará a pagar as parcelas mensais conforme o plano escolhido. Esses valores são destinados ao fundo comum do grupo de consórcio. Ele representa a garantia da participação nos sorteios e a do acesso à carta de crédito ao ser contemplado.
Contemplação
Durante o período do consórcio, você poderá ser contemplado de duas formas: por sorteio, no qual todos os participantes têm chances iguais, ou por lance, oferecendo um valor adicional antecipado para aumentar suas chances de ser contemplado.
Quando contemplado, você poderá utilizar o valor da carta de crédito para comprar a moto desejada, seguindo as condições estabelecidas no contrato.
Então, tá esperando o quê? Use nosso simulador de consórcio agora mesmo para calcular o valor aproximado da moto que você deseja ou das parcelas para a aquisição do seu consórcio Racon e entraremos em contato para oferecer os melhores planos!