Consórcio para construção é possível? Entenda como funciona

Você conhece todas as vantagens de um consórcio para construção? Confira as principais agora mesmo e aproveite!
  • Atualizado em February 19, 2021
  • Publicado em February 19, 2021
  • Seu imóvel

Sem planejamento e organização, a construção de um imóvel tende a ser um processo longo, trabalhoso e, para desespero do futuro proprietário, caro. O que muitas pessoas desconhecem é que sempre há uma maneira inteligente e prática de se atingir um mesmo objetivo. Para você, que não vê a hora de realizar o sonho da casa própria, o melhor caminho para um final feliz passa pela adesão a um consórcio para construção.

Sim, esse tipo de consórcio não só existe como veio para facilitar sua vida em diversos aspectos, principalmente financeiros. Interessado em saber como ele funciona e quais vantagens proporciona? Continue com a gente para descobrir!

Como funciona o consórcio para construção?

Em resumo, funciona como qualquer outro consórcio. Isso significa que, ao contratar um dos planos oferecidos pela administradora, você paga as parcelas mensalmente e aguarda a sonhada contemplação. Esse momento possibilita o acesso à carta de crédito, que corresponde ao valor contratado para realizar a edificação do imóvel.

Como em outros consórcios, a contemplação pode ocorrer via sorteio nas chamadas assembleias mensais. Durante os encontros periódicos, você também tem a liberdade e a possibilidade de tentar antecipar a liberação do crédito por meio de lances. Assim, não é necessário aguardar ser sorteado para dar início às obras do seu imóvel.

A princípio, essa modalidade de consórcio também pode ser convertida para a aquisição de um terreno. No entanto, isso depende do valor disponível no plano contratado. É importante se ater ao montante, uma vez que ele varia conforme as dimensões da construção e localização do terreno.

Se preferir, você ainda tem a liberdade de direcionar o dinheiro da sua carta de crédito para reformar um imóvel. Tanto para construir ou reformar, o dinheiro disponível pode ser usado na compra da matéria-prima e contratação da mão de obra necessária.

Existem diferenças em relação aos outros tipos?

Cada categoria de consórcio reúne um grupo de pessoas com interesses em comum, seja para adquirir um veículo ou um imóvel. Quando falamos em consórcio de imóveis existem diversas possibilidades, como a aquisição de uma casa ou apartamento, realizar uma reforma ou a construção do imóvel. Quando o consorciado opta pelo consórcio para construção, como o próprio nome indica, o propósito é usar os recursos para dar vida ao projeto da casa própria. Então, as únicas diferenças entre o consórcio para construção e os demais são os objetivos almejados pelo consorciado que o escolheu.

Quais são as vantagens dele?

Algo comum entre nós é o desejo de, um dia, termos o imóvel dos sonhos. Acontece que, depois de verificar todos os detalhes exigidos por uma obra dessa envergadura, o projeto é adiado com frequência. Não raro, ele é praticamente esquecido ou, no mínimo, permanece um longo período em estado de hibernação.

Nós entendemos toda essa dificuldade e estamos aqui para mostrar que, com o consórcio certo, a construção da sua residência pode, sim, ser mais tranquila do que você imagina. Confira os benefícios de participar de um consórcio voltado à construção!

Planejamento financeiro

Logo de início, é preciso destacar a contribuição de qualquer consórcio para melhorar o planejamento financeiro. Inclusive, é uma das razões pelas quais essa modalidade de crédito ajuda — e muito — na organização das finanças e do próprio projeto de vida das pessoas.

No consórcio, fica mais fácil controlar o saldo da sua conta corrente, porque as parcelas não sofrem acréscimos contínuos e inesperados. Dessa forma, a elaboração do seu orçamento de obra e o respeito ao teto de gastos se tornam ações simples de serem concretizadas.

Economia

Diretamente atrelada à vantagem anterior, a economia gerada por um consórcio também chama atenção. Isso acontece porque não há juros adicionais sobre as parcelas, algo comum em outras formas de aquisição parcelada. O que existe é a taxa de administração, um valor bem mais acessível se comparada as taxas de juros para a liberação de recursos com a mesma finalidade.

Até mesmo pelo pagamento inferior ao cobrado em outras formas de aquisição de crédito, o consórcio pode se transformar em um investimento interessante. Após a construção, é possível que o imóvel se valorize bastante. De maneira geral, isso se deve tanto pelo próprio aumento de valor da região onde está localizado quanto por outros fatores, como o incremento garantido por um projeto arquitetônico mais sofisticado.

Segurança

Outro ponto que merece menção é a segurança proporcionada por um consórcio. Toda a gestão do dinheiro relacionado ao fundo comum fica a cargo de uma administradora. Então, você não precisa se preocupar com nenhuma decisão burocrática relativa à quantia acumulada para a criação da sua carta de crédito.

Soma-se a isso um detalhe, que aumenta a segurança do negócio: o desenvolvimento de um fundo de reserva. O papel reside em garantir que todos os consorciados recebam os valores devidos ao crédito tão aguardado. A ideia desse fundo extra é cobrir eventuais problemas que comprometeriam o valor do fundo principal. Na prática, se houver qualquer complicação associada a atraso de pagamentos de outros participantes, por exemplo, os demais permanecem protegidos.

Versatilidade

Uma das principais características de qualquer consórcio é a versatilidade quanto à utilização dos recursos financeiros depositados nele. No consórcio, você manifesta a intenção de adquirir o bem, no entanto, conta com uma flexibilidade ímpar, já que a seleção do empreendimento imobiliário fica para o momento da contemplação.

Ao longo do período de manutenção do consórcio, você tem toda a tranquilidade de pensar com calma no uso do crédito. Também tem a vantagem de mudar de ideia várias vezes no decorrer desse tempo. Em se tratando de um consórcio para construção, quer dizer que não existe compromisso prévio com um projeto específico de edificação. Contanto que o uso do dinheiro esteja dentro da mesma categoria do consórcio contratado, você é quem decide qual será o destino dele.

Como escolher o consórcio ideal?

Para usufruir de todas as vantagens mencionadas aqui, você deve reservar um momento para avaliar sua atual situação financeira. Assim, será possível selecionar um dos planos disponíveis que atenda às suas necessidades — o que realmente importa.

Também é imprescindível que você conte com todo o suporte de uma administradora de consórcios experiente e com excelente reputação no mercado. Na dúvida, basta acessar o site da empresa e conferir a variedade de canais de atendimento, além da infraestrutura e do respaldo da empresa. Assim, com certeza, você contratará um consórcio para construção pronto para superar suas expectativas.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Baixe gratuitamente nosso e-book sobre consórcio para construção e conheça todos os detalhes adicionais!
cta-consorcio-para-construcao-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-assunto
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

10 benefícios que você não conhecia sobre consórcio imobiliário

home
Seu imóvel

Como funciona um consórcio imobiliário? Explicamos tudo!

home
Seu imóvel

Decoração 2021: veja as tendências e aplique na sua casa!