Consórcio para trocar de carro: veja como se planejar

O consórcio para trocar de carro é uma das alternativas para ter um novo veículo na garagem sem pagar entrada. Entenda como fazer o seu, neste post!
  • Atualizado em October 25, 2021
  • Publicado em October 25, 2021
  • Seu carro

Você sabia que ao adquirir um automóvel 0km, é ideal substituí-lo a cada 3 anos, no máximo? A troca desse veículo dentro desse período e tempo evita maior desvalorização.  Além disso, nos casos de um seminovo ou usado, o tempo pode ser menor para prevenir visitas frequentes ao mecânico.

Outro motivo para considerar a mudança de automóvel é o tamanho da família, a busca por mais economia ou conforto e demais necessidades particulares. Por isso, considere todas as alternativas existentes no mercado que podem ajudar você a substituir o seu veículo. Entre elas, o consórcio para trocar de carro pode ser uma ótima opção para quem pretende fazer uma nova aquisição com um bom planejamento financeiro.

Portanto, continue nesta leitura e saiba o motivo para você considerar essa opção, como se planejar e as vantagens de fazer um consórcio para trocar de carro!

Entenda por que adquirir um consórcio para trocar de carro

Entre as opções para quem não consegue trocar o seu veículo pagando a diferença à vista está a de fazer um financiamento ou um consórcio. Sendo assim, a segunda alternativa citada é a mais atrativa para quem não tem tanta urgência em fazer a substituição. Se trata de uma oportunidade de adquirir o bem com parcelas mais flexíveis e sem entrada.

Saiba como se planejar para alcançar esse objetivo

Ao escolher o consórcio para trocar de carro, é ideal seguir um planejamento para que você entre no grupo mais alinhado com as suas expectativas e objetivos. Veja.

Liste as suas despesas

Para contratar um consórcio, você precisa ter conhecimento do valor da parcela que cabe no seu orçamento, pois todos os meses terá de honrar com os pagamentos do grupo. Por isso, saiba quais são as suas despesas essenciais e faça um planejamento financeiro adequado.

Estude os modelos desejados

No mercado há uma variedade de modelos de carros e entrar em um consórcio é sinônimo de fazer uma compra planejada. Aproveite esse tempo para estudar as opções de carros disponíveis para fazer uma escolha assertiva e evitar frustração.

Simule consórcios

Existem diversos planos de consórcio, com diversas opções de prazos e parcelas, por isso é preciso estar atento no momento de fazer o seu planejamento. Uma boa alternativa é simular os planos que você deseja entrar. Assim, será possível visualizar as opções de crédito disponíveis para analisar o valor que se encaixa com o que você deseja.

Escolha o melhor custo benefício

Como já dito anteriormente, existem diversas opções de plano de consórcio, sendo, quanto maior o tempo, menor as parcelas e vice-versa. Por isso, analise o melhor custo benefício do seu orçamento e perfil.

Conheça as vantagens de adquirir um consórcio de auto

Como vimos até aqui, o consórcio é uma possibilidade de trocar o seu carro de maneira acessível, por isso veja algumas vantagens a seguir!

Ausência de juros e entrada

Uma das grandes vantagens do consórcio de veículos é que, ao fazer a adesão a um grupo, o consorciado não está contraindo uma dívida. Logo, como não está pegando dinheiro emprestado de ninguém, também não precisa arcar com juros.

No consórcio é preciso arcar apenas com a taxa de administração, que tem um valor bem mais acessível se comparadas à outras formas de aquisição parcelada.

Essa taxa não deve ser confundida com a cobrança de juros, uma vez que ela é calculada com base no valor total da carta de crédito, parcelada durante todo o prazo de pagamento.

Investimento seguro

O consórcio faz parte do rol de investimentos de baixo risco , destinado às pessoas que pretendem aumentar o seu patrimônio de maneira planejada e econômica..

Possibilidade de negociar o valor do bem

Ao ser contemplado é possível fazer a aquisição do seu veículo à vista. Com isso, você tem maior chance de barganhar descontos e economizar ainda mais.

Veja como usar o lance e aumentar as chances de contemplação

Para quem já está pagando algumas parcelas e não vê a hora da contemplação, pode utilizar o lance para aumentar as chances de receber o crédito. Para isso, estude o valor dos lances aceitos nos últimos meses e tenha uma reserva financeira para dar a oferta. Há pessoas que usam o 13º salário ou até mesmo o próprio veículo que será substituído para dar o lance.

Por fim, para entrar em um consórcio e utilizá-lo da melhor maneira, não deixe de seguir as dicas de planejamento citadas até aqui. Aproveite e entre agora mesmo em contato com a gente para conhecer o plano mais adequado para você alcançar os seus objetivos!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Como funciona a vistoria veicular para transferência?

drive_eta
Seu carro

Direção elétrica ou hidráulica? Veja as diferenças e a melhor opção

drive_eta
Seu carro

Como analisar o histórico do carro e garantir uma boa procedência