9 cuidados para quem tem animais de estimação em apartamento

Confira nossas dicas de cuidados para tomar no dia a dia para quem tem animais de estimação em apartamento.
  • Atualizado em July 8, 2021
  • Publicado em September 28, 2018
  • Seu imóvel

Cuidar de animais de estimação em apartamento certamente é um grande desafio. Muitas pessoas mudam completamente a organização do lar só para comportar melhor os seus bichinhos. Afinal, tudo vale a pena para ter essas companhias tão agradáveis por perto, não é mesmo?

Levando isso em conta, preparamos este texto. Durante a leitura, você encontrará 9 recomendações e cuidados para tomar no dia a dia. Assim, você e seu pet ficarão em perfeita sintonia, sem prejudicar o ambiente em que vivem.

Gostaria de conhecer alguns cuidados que devem ser tomados para ter animais de estimação em apartamentos? Leia o texto até o fim para saber mais!

Saiba qual é a importância de ter alguns cuidados com animais de estimação

Ter animais de estimação em um apartamento é o desejo de muitas pessoas. Geralmente, os pets de pequeno porte são os mais apropriados para esse tipo de moradia, pois além de ser mais fácil realizar a sua higiene e a do local, eles se adaptam mais facilmente a um ambiente com menos espaço.

1. Adestre seu pet

Quando se fala em adestramento, muitas pessoas imaginam aqueles animais de cinema que praticam esportes e obedecem a todas as ordens de seus donos. Essas habilidades não são necessárias para melhorar o convívio com o seu animal. No entanto, ensinar certos comandos tende a ser extremamente útil em diversas situações.

Você precisa, por exemplo, que ele obedeça quando você pedir para sair da cozinha ou descer do sofá. Se ele já tiver um certo tempo de vida, o ideal é buscar um profissional capacitado para essa finalidade.

2. Faça um período de adaptação

Se você pretende fazer uma mudança para apartamento, saiba que é absolutamente normal que seu bichinho estranhe esse novo espaço. Sendo assim, um período de adaptação pode ser muito válido para que o pet se ambiente ao local. Se possível, leve-o ao apartamento algumas vezes antes de se mudar e fique um tempo com ele em todos os cômodos. Mostre tudo, literalmente, de uma maneira amigável.

3. Tenha atenção ao regulamento do condomínio

Saber das regras específicas do condomínio deve ser uma das prioridades de quem vai morar em apartamento. Portanto, procure saber exatamente o que diz o regulamento do seu prédio a respeito do fluxo de animais nas áreas comuns, como halls, elevadores e espaços de lazer.

Caso não haja recomendações específicas, tenha bom senso e considere que ninguém é obrigado a amar seu pet como você. Ou seja, mantenha-o perto de si e não deixe que ele vá se aproximando dos outros condôminos.

4. Não descuide da sujeira

Essa dica vale tanto para dentro de casa quanto para as áreas externas do prédio. Afinal, as necessidades de seu bichinho podem ser muito incômodas, sujando o chão e deixando aquele odor nada agradável.

Se for passear na frente do prédio, por exemplo, lembre-se de levar consigo um jornal ou algo para recolher a sujeira.

5. Faça pequenos ajustes no apartamento

Ter pets no apartamento pode demandar alguns ajustes na casa. Um piso mais fácil de limpar, por exemplo, é extremamente bem-vindo, ao passo que tapetes e carpetes podem complicar a sua vida. Também é válido estabelecer um espaço exclusivo para seu animal de estimação, como um cantinho no qual ele possa dormir e brincar à vontade.

A tarefa se torna um pouco mais difícil em espaços reduzidos, mas, ainda assim, é possível adaptar e garantir que seu pet tenha o máximo de conforto enquanto você não estiver em casa. É fundamental que ele tenha vasilhas de água e comida, além de cama e alguns brinquedinhos.

6. Monte um banheiro para o seu animal de estimação

A ideia é separar um espaço no qual seu bichinho possa fazer as necessidades sem sujar todo o apartamento.

Caso tenha gatos, a boa e velha caixinha de areia resolve o problema. Se você tiver um cão, considere tapetes higiênicos descartáveis, comercializados justamente para essa finalidade. Camadas de jornal também podem servir, apesar de não serem tão práticas.

7. Instale telas de proteção

Mais do que conforto, você também quer que seu bichinho de estimação tenha segurança, certo? Desse modo, instalar telas de proteção é imprescindível, principalmente se você mora acima do térreo, nos andares mais elevados.

Geralmente, elas são adquiridas pelos donos de felinos, já que os bichanos são conhecidos pela capacidade de saltar. Ainda assim, os cães — de médio e grande porte, principalmente — podem alcançar a janela. Isso faz com que fiquem expostos a um grande risco. Por mais adestrado que seu animal seja, sempre é bom se prevenir, concorda?

8. Observe os possíveis riscos dentro de casa

Os riscos domésticos são os mais perigosos, pois passam de forma despercebida na maioria das vezes. Sendo assim, é fundamental olhar bem para todos os cômodos do apartamento e identificar quais complicações eles oferecem. Pode parecer engraçado, mas muitas das precauções que devemos ter com os filhos servem para cachorros e gatos. Ou seja, tenha atenção aos seguintes itens:

  • fios desencapados;
  • aparelhos eletrônicos;
  • produtos de limpeza;
  • remédios;
  • alimentos;
  • móveis;
  • objetos cortantes ou pontiagudos;
  • produtos cosméticos;
  • brincos, anéis e outros acessórios;
  • chinelos e sapatos;
  • enfeites de vidro.

Verifique todas essas questões e tenha certeza de que você poderá sair para passear ou trabalhar sossegado, já que o ambiente doméstico não oferecerá nenhum perigo ao animal.

9. Certifique-se a respeito do espaço

Um dos grandes problemas em ter animais de estimação em apartamento é o espaço disponível para o pet brincar e se entreter. Nesse sentido, gatos geralmente se adaptam com mais facilidade. Cachorros, dependendo do porte, necessitam de uma área maior.

Se o ambiente for muito reduzido, cabe a você passear e brincar frequentemente com o seu bichinho. Isso evitará que ele se estresse, fique doente ou sofra com outras complicações do gênero. Criar um pastor alemão ou um labrador, por exemplo, em um apartamento de poucos metros quadrados pode ser ruim não só para ele, mas também para você.

Veja abaixo uma lista com alguns animais que vivem bem em apartamento

Alguns animais têm a capacidade de se adaptar facilmente a lugares reduzidos e entre eles estão alguns muito conhecidos desde os tempos antigos. Para te ajudar com a escolha, fizemos a seleção de 3 opções que são ideais para esse tipo de lar. Continue sua leitura!

1. Cachorros

Os cães estão no topo da lista de animais de estimação mais carinhosos que existem e, além de serem dóceis, também são boas opções para ter em um apartamento. O importante é escolher um cachorro que seja apropriado para o tamanho do local. Será preciso educá-lo para que respeite as regras da casa, mas eles são muito inteligentes e essa tarefa não será difícil de ser realizada.

Uma boa dica é ensinar o cãozinho a fazer as necessidades fora de casa na hora do passeio ou em um local designado para isso. Passear fará bem tanto ao seu bichinho quanto a você, pois, juntos, vão desfrutar de momentos de lazer ao ar livre, o que pode trazer muitos benefícios para a saúde de ambos.

2. Gatos

Os gatos são independentes e têm facilidade de adaptação em ambientes reduzidos. Isso faz dos felinos uma ótima alternativa para apartamentos. Como cada gato tem a sua própria personalidade, você deve adotar um bichano que se adapte ao seu estilo de vida.

Lembre-se de que mesmo que os gatos sejam mais independentes, eles precisam receber cuidados especiais. Não se esqueça de dar carinho e atenção para ele, pois, caso contrário, ele poderá adoecer e você terá gastos indesejados com medicamentos e cuidados especiais.

3. Peixes

Ao falar de apartamentos, o primeiro animal de estimação que vem à mente das pessoas é o peixe. Existem vários tipos disponíveis no mercado, de água salgada ou doce, que necessitam de aparelhos específicos para a oxigenação da água ou não. Alguns vivem em aquários pequenos de modo que a única coisa a fazer é trocar a água e alimentar.

A temperatura da água também deverá ser ideal para a espécie escolhida. Algumas vivem em uma temperatura de 15 a 22 ºC e outros de 20 a 26 ºC. Verifique todas as peculiaridades antes de realizar a compra do seu peixe de estimação.

Você quer o melhor para o seu animal de estimação, não é mesmo? Portanto, tomar todas as precauções citadas aqui pode evitar que ele se machuque ou que você tenha prejuízos financeiros. Não seria nada agradável precisar fazer uma reforma por conta de algum descuido. Por fim, também é essencial garantir que os vizinhos não fiquem incomodados com latidos, sujeiras e outros ruídos que poderão ser causados pelo seu animal.

É perfeitamente possível cuidar de animais de estimação em apartamentos. Basta tomar alguns cuidados, assim, você e seu bichinho serão felizes e poderão aproveitar todo o aconchego do lar sem causar incômodos à vizinhança ou sofrer multas por perturbar o sossego dos outros moradores do prédio.

Se você gostou do texto sobre os cuidados com animais de estimação de apartamento, mas, ainda assim, pensa em adquirir outra propriedade para que seu bichinho se sinta mais à vontade, aproveite para ler também nosso outro post “Quer comprar uma casa de campo? Veja como não errar na escolha!”.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Consórcio para construção: vale a pena? Como funciona + vantagens

home
Seu imóvel

Quanto custa construir um sobrado? Planejamento e mudança!

home
Seu imóvel

20 aplicativos de decoração de casa para planejar todos os ambientes