Móveis para casa: quais são essenciais antes da mudança?

Está se mudando? Então dê uma olhadinha no nosso post e veja os móveis que não podem faltar na sua casa nova!
  • Atualizado em November 11, 2021
  • Publicado em May 21, 2018
  • Seu imóvel

O momento de se mudar para outro imóvel é quase sempre uma realização pessoal, mas também é um período bastante atarefado, no qual é preciso lidar com inúmeras questões.

Se você está se mudando pela primeira vez para um imóvel e precisa montar uma lista de móveis para casa ou vai se mudar para um lugar longe, para o qual não valha a pena levar o que você já tem, as preocupações aumentam.

Afinal, é preciso ir as compras mas nem sempre é possível adquirir de uma vez tudo que será necessário. Pensando em ajudar você nessa jornada, nós preparamos este post. Continue a leitura e confira o que comprar antes da mudança e como se organizar!

Quarto

O quarto é um dos principais cômodos de uma casa. É o local de descanso, onde se recarrega as energias após um dia de trabalho e, também, o espaço em que se vive muitos momentos a dois.

Além disso, é preciso considerar quantos quartos tem na casa e fazer uma lista de móveis necessários para cada um deles. Confira alguns itens que não podem faltar nesse espaço de relaxamento do imóvel.

Colchão

O colchão é provavelmente o item mais importante em uma casa. É essencial que você já tenha adquirido o seu na hora de se mudar, pois, além de ser usado para dormir, ele pode ser útil como um sofá provisório. Assim, você pode assistir TV, usar o notebook, entre outros.

A estrutura da cama pode ser providenciada posteriormente, porém tente priorizá-la. O colchão acumula muito mais poeira quando colocado diretamente no chão, além de ficar menos confortável.

Além disso, pense nas suas necessidades na hora de escolher o colchão. Optar por um produto de qualidade vai poupar vários problemas de saúde e garantir que você tenha uma melhor noite de sono. Por esse motivo, vale a pena investir um pouco mais nesse item, sabendo que o retorno a longo prazo é positivo.

Guarda-roupa

O guarda-roupa é um móvel essencial para que você se sinta em casa. Sem ele, é preciso deixar as roupas dentro de malas, o que torna muito mais difícil encontrá-las pela manhã. Ademais, isso deixa o quarto bagunçado.

Antes de se mudar e comprar os móveis, vá até a casa nova e meça a parede onde o guarda-roupa ficará, para ter certeza de que o modelo que você vai comprar é compatível com o espaço.

Se seu quarto é pequeno, invista em guarda-roupas que tenham portas de correr. Assim, você não perderá espaço quando as portas estiverem abertas.

Mesa de cabeceira

A mesa de cabeceira é essencial para que o quarto cumpra sua função principal na casa: ser um espaço para relaxar e descansar. O móvel serve não só de apoio para itens necessários principalmente à noite, como luminária e garrafa de água, como também pode ajudar a compor a decoração do espaço.

Roupa de cama e banho

Depois do colchão, do guarda-roupa e dos demais móveis do quarto, o que será que está faltando? Os acessórios! A roupa de cama e de banho é essencial para toda a casa e, por isso, precisa fazer parte da sua lista.

Além disso, é interessante pensar na composição do ambiente, para que os lençóis, edredons e colchas combinem com a decoração. A qualidade das peças também faz toda a diferença no que diz respeito à durabilidade e ao conforto.

Sala

A sala é o coração do lar. É esse o espaço perfeito para reunir amigos, curtir um filme à tarde ou bater papo até altas horas da noite. O ideal é que o cômodo conte desde o início com os equipamentos necessários para manter esse clima de diversão. Veja o que não pode faltar na sua lista de móveis para casa.

Sofá

Embora você possa usar a cama se ainda não tiver um sofá, o ideal é adquiri-lo antes da mudança. Isso porque o sofá, assim como o guarda-roupa, ajuda a fazer com que você se sinta em casa.

Antes de comprar esse item, meça as portas por onde ele passará, para ter certeza de que ele caberá sem problemas. Caso você more em apartamento, também é preciso verificar o tamanho do elevador. Mesmo que seja possível içar o móvel, esse é um serviço à parte, que costuma ser caro.

TV e suporte

Se você não dispensa uma boa novela ou gosta de usar a televisão para jogos e streaming de seriados, não se esqueça de pensar no local onde ela ficará. Se for em um móvel, você já terá espaço de armazenamento na sala. Caso seja presa na parede, procure fazer essa instalação antes da mudança.

Aproveite para solicitar a instalação do telefone, da internet e da TV a cabo no mesmo dia. Assim, logo que se mudar, você já poderá usufruir desses serviços.

Cozinha

Antes mesmo da mudança, é essencial contar com equipamentos básicos na sua cozinha. Afinal, ter uma água para beber e um aparelho para esquentar refeições é o mínimo para começar a habitar um local.

Por isso, confira o que não pode faltar na sua lista de móveis para casa na hora de equipar a cozinha.

Geladeira

A geladeira é fundamental em uma casa, pois preserva os alimentos. O ideal é marcar a entrega desse eletrodoméstico alguns dias antes da mudança. Assim, quando você chegar, ele já estará pronto para uso.

Se você não conseguir comprar sua geladeira com antecedência, uma opção é verificar se algum familiar ou amigo pode emprestar um frigobar até que ela chegue. Apesar do tamanho menor, ele será suficiente como solução provisória.

Fogão

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes da cozinha. Mesmo para quem tem o hábito de pedir delivery, ele ainda é essencial para preparar chás e aquecer a comida.

Já se você adora cozinhar, é interessante dar mais atenção para a quantidade de bocas e para o modelo do fogão. Por exemplo, o cooktop não costuma ter um forno. Desse modo, para preparar receitas assadas, é necessário ter um eletrodoméstico extra, como o forno elétrico.

Além disso, se você gosta de organizar todas as refeições da semana de uma vez, preparando marmitas, por exemplo, é mais vantajoso optar por um fogão com mais bocas, para facilitar o processo e otimizar tempo.

Micro-ondas

Independentemente de ter ou não o hábito de cozinhar em casa, o micro-ondas é aliado indispensável no dia a dia. Afinal, mesmo os cozinheiros de mão cheia têm seus dias de preguiça.

Além da praticidade de poder ser levado da loja na mesma hora, por ser pequeno e leve, ele permite preparar uma boa variedade de pratos enquanto seu fogão não chega. Sem mencionar que esse eletrodoméstico também quebra o galho para esquentar as refeições.

Panelas

De nada adianta o melhor fogão sem panelas para cozinhar, certo? Por isso, não se esqueça de colocar na lista de enxoval de casamento ou de chá de casa nova um jogo de panelas. A quantidade de peças vai depender dos seus hábitos na cozinha, mas geralmente um kit com 5 itens é o suficiente, de início.

Outro ponto importante quando o assunto é panelas é a de pressão. Essa peça é fundamental para a preparação de vários alimentos do dia a dia, como feijões, grãos e leguminosas. Por esse motivo, costuma entrar na lista de enxoval da maioria das pessoas.

Existem também outros modelos de panelas que não vêm em jogos clássicos, como a elétrica. Nesse caso, é preciso avaliar as suas necessidades para saber o que vale a pena levar para a mudança e o que pode ficar para comprar depois.

Mesa

Nem todas as pessoas têm o hábito de fazer as refeições em uma mesa de jantar. Dependendo do tamanho do imóvel, há apenas uma mesinha destinada ao café da manhã.

Se você faz suas refeições na sala, é bom contar com uma mesinha de centro, para se acomodar melhor nesse momento. Por outro lado, se você gosta de preparar comidas mais elaboradas em casa, invista em uma mesa para a cozinha.

Aparelho de jantar

O aparelho de jantar é outro item indispensável para uma casa nova. Quem não quer gastar muito pode investir em um aparelho mais simples, para quatro pessoas ou, até mesmo, ver se não é possível herdar algum conjunto de família.

Nesse caso, entram todos os utensílios fundamentais para fazer refeições, como copos e pratos. Durante a escolha do aparelho, é possível, inclusive, observar o modelo da mesa e a decoração da casa para que as peças combinem com o ambiente de jantar.

Talheres

Tão importantes quanto o aparelho de jantar, os talheres precisam fazer parte da sua lista de móveis para casa. Aqui, vale a mesma dica: caso você não tenha interesse ou não possa investir muito nesses itens no momento, é possível comprar peças mais simples e em menor quantidade.

No entanto, se a nova casa contar com muitos moradores ou se você costuma receber muitas visitas, o ideal é optar por um jogo de 36 peças ou mais. Além disso, vale lembrar dos talheres para a preparação de alimentos, que são necessários assim como as panelas.

Desse modo, quando for escolher o faqueiro para a casa, pense também em levar algumas unidades de escumadeira, concha, espátula, colher de pau e demais utensílios que são essenciais no preparo de alimentos.

Escorredor de louça

Por mais que não pareça, à primeira vista, um acessório de primeira necessidade, pode acreditar que o escorredor de louça é um dos protagonistas da cozinha. Afinal, mesmo uma refeição de micro-ondas suja louça. Por isso, não deixe de providenciar o item antes mesmo da mudança.

Armário de cozinha

Já pensou onde vão ficar os alimentos, panelas, peças do aparelho de jantar, talheres, louças e demais itens de cozinha? É preciso ter um armário para guardar especialmente esses objetos.

Alguns imóveis já contam com esse móvel embutido ou do morador antigo. Nesse caso, basta apenas observar se o armário está em bom estado e se combina com a decoração da cozinha que você planejou.

No entanto, se o imóvel que você vai se mudar ainda não tem um armário, é necessário ir em busca desse móvel. Para isso, é válido avaliar a quantidade de peças que vão ser guardadas. Assim, é possível encontrar o item no tamanho adequado para as necessidades da casa.

Eletrodomésticos

Imagine que você acordou pela manhã com vontade de tomar uma vitamina de morango ou, então, quer preparar um bolo para receber os amigos em casa. Nessas ocasiões, contar com um liquidificador e uma batedeira faz toda a diferença, não é mesmo?

Ainda que você não tenha o hábito de cozinhar com frequência, alguns eletrodomésticos são importantes de se ter em uma cozinha. Esse é o caso do liquidificador, da cafeteira, da batedeira, do mixer e, até mesmo, da sanduicheira.

Todos esses eletrodomésticos ajudam a deixar a rotina ainda mais prática. Inclusive, existem aparelhos cada vez mais tecnológicos, como cafeteiras que podem ser programadas para preparar o café sozinhas em determinado horário. Assim, você já acorda com tudo pronto.

Banheiro

O banheiro é um cômodo central em qualquer casa. Mas a boa notícia é que, para ter o espaço funcionando perfeitamente nos primeiros dias, não é preciso investir em muitos móveis. Confira os que são indispensáveis.

Chuveiro

Geralmente, um imóvel recém-comprado ou alugado não conta com um chuveiro. Por outro lado, quando ele já está instalado, costuma ser de um modelo ruim, que foi deixado pelo antigo morador porque não valia a pena fazer a desinstalação.

Por isso, é importante observar com antecedência se será preciso comprar o seu. Afinal, o banho é uma das necessidades mais básicas. Além do mais, ainda que o chuveiro esteja instalado adequadamente e seja de um modelo que você gosta, é preciso pensar na manutenção.

Ter uma resistência reserva, de acordo com o modelo do chuveiro da casa, é uma ótima dica para quem está se mudando. Assim, caso ocorra algum imprevisto e o aparelho queime, bastam alguns minutos para fazer essa troca, evitando infortúnios e prejuízos na rotina.

Espelho

Muitas pessoas têm o costume de se arrumar no banheiro antes de sair para trabalhar. Por isso, providencie um espelho para o cômodo para ações básicas do dia a dia, como escovar os dentes, passar fio dental e pentear o cabelo.

É interessante também ter um espelho grande, para que seja possível se visualizar de corpo inteiro. No entanto, essa peça pode estar presente no guarda-roupa ou em outros móveis para a casa. Desse modo, observe os itens comprados anteriormente para saber no que você ainda precisa investir.

Lavanderia

Mesmo os imóveis que não contam com um cômodo específico para lavanderia precisam ter alguns equipamentos e acessórios essenciais para essa atividade, como máquina de lavar, varal e tábua de passar. Veja por que são importantes.

Máquina de lavar roupas

Em um primeiro momento, é até possível lavar suas roupas fora, em uma lavanderia ou no tanque de casa, caso sejam poucas peças. No entanto, mesmo no curto prazo, essa atividade pode desequilibrar o orçamento ou o tempo livre na rotina, além de ser bastante trabalhosa.

Por isso, não deixe de adquirir uma máquina de lavar roupas para facilitar seu dia a dia. Para escolher o modelo, pense também nas suas necessidades e na sua nova casa. Uma lava e seca, por exemplo, é interessante para imóveis que não têm tanto espaço disponível para o varal, além de ser de grande utilidade em regiões de clima úmido e frio, em que as peças levam mais tempo para secar.

Varal

O varal é outro item importante de lavanderia, essencial para colocar as roupas molhadas. É possível instalar um varal de teto ou investir em um modelo de chão, que pode ser dobrado e guardado caso não esteja sendo usado.

Utensílios de limpeza

Vassoura, rodo e balde estão entre os itens que você não deve deixar de adquirir para sua lavanderia. Sem eles, não é possível fazer nem mesmo a limpeza mais básica da casa.

Para quem quer mais praticidade na faxina, um aspirador de pó pode ser um grande aliado. Sem mencionar que existem vários modelos eletrônicos e modernos, como o robô, que é programado para fazer todo o trabalho sozinho, sendo um benefício extra para quem tem pouco tempo disponível ou para as pessoas com animais de estimação em casa.

Tábua e ferro de passar

Não são poucas as pessoas que não gostam de passar roupa, mas não tem jeito: vez ou outra é necessário. Por isso, não deixe de comprar uma tábua de passar dentro do enxoval para a lavanderia.

Além da tábua, o ferro é um eletrodoméstico importante de se ter em casa. Isso acontece mesmo com as pessoas que não têm o costume de passar roupas no dia a dia. Eventualmente, pode surgir a necessidade de utilizar esse item, principalmente em ocasiões especiais, e é sempre interessante estar preparado para isso.

Acessórios

Além de móveis e eletrodomésticos, outros itens são muito importantes para a casa e devem ser comprados com antecedência. Confira alguns deles:

  • escada, para instalar lâmpadas, cortinas, entre outros;
  • panos de prato e de chão;
  • lâmpadas, caso o imóvel novo ainda não tenha alguma;
  • ventilador, caso o imóvel não tenha ventilador de teto ou ar-condicionado.

Itens secundários

Existem vários móveis, eletrodomésticos e utensílios que são importantes para aumentar o conforto e a comodidade, mas não são tão essenciais quanto os que citamos acima. Veja agora o que você precisará comprar depois que já tiver o básico em casa:

  • cortinas e persianas, pelo menos para o quarto;
  • luminárias;
  • itens para escritório;
  • utensílios de cozinha, como pegador de salada, tábuas de corte e formas;
  • poltronas e cadeiras;
  • peças de decoração, como quadros, almofadas, porta-retratos, entre outros;
  • filtro de água.

A partir daí, os itens a serem comprados variam de acordo com as necessidades de cada família, incluindo os objetos de decoração. A verdade é que só notamos a falta de alguns objetos no dia a dia quando eles são necessários. Por isso, é normal que, nos primeiros meses, você esteja sempre comprando algum utensílio ou eletrodoméstico para a casa.

No entanto, ter uma lista de móveis para casa ou de chá de panelas já ajuda bastante na montagem do seu novo lar. Então, acrescente os itens que indicamos e comece sua vida em um imóvel diferente com o pé direito!

Este post inspirou você a planejar melhor a sua mudança? Então, veja também algumas dicas que vão ajudar a juntar dinheiro para comprar o seu imóvel próprio!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Novos ares: o que é preciso para mudar de cidade?

home
Seu imóvel

Confira 6 dicas para mobiliar apartamento de forma correta

home
Seu imóvel

Os 9 principais direitos do inquilino que você precisa conhecer