Decoração home office: 5 dicas para deixar o ambiente agradável

Deseja obter dicas de como reformar e decorar o home office no conforto do seu lar? Leia este artigo agora!
  • Atualizado em August 4, 2021
  • Publicado em August 4, 2021
  • Seu imóvel

A decoração de home office pode ser realizada de acordo com as tendências da atualidade. Essa é uma missão que requer inspiração e seleção de objetos que se integrem perfeitamente ao cenário, afinal ter um escritório em casa é o sonho de muitas pessoas que gostariam de trabalhar no conforto do seu lar.

Um ambiente adequado ajuda a utilizar o tempo de maneira mais eficiente e elimina os transtornos decorrentes da locomoção. Esse cômodo é um patrimônio tão importante que precisa ser planejado de modo que os usuários consigam separar a vida pessoal do trabalho, ainda que estejam dentro de suas casas. A decoração home office é fundamental para deixar o ambiente mais agradável.

Por conta disso, neste artigo, vamos mostrar algumas dicas de como reformar e decorar o home office. Confira!

Saiba como ocorreu o crescimento do home office no Brasil

O crescimento do home office no Brasil tornou-se uma realidade na vida da maioria dos brasileiros em decorrência da crise do novo coronavírus. Com os impactos da pandemia, profissionais de todos os segmentos tiveram que passar a trabalhar em casa.

Os brasileiros tiveram que se adaptar e reorganizar as rotinas em virtude das medidas de afastamento social determinadas pelas autoridades. Muitos home office foram implementados às pressas para evitar que as empresas fechassem as portas repentinamente e sofressem prejuízos irreparáveis. O ambiente de trabalho passou a ser essencial em imóveis de todos os tipos, inclusive para empresas familiares.

O home office se tornou uma realidade em apartamentos, chácara e casas de todas as classes sociais. Mas, para que ele seja confortável e permita que os colaboradores trabalhem motivados, é preciso ter seu ambiente planejado. A decoração é crucial para ter comodidade e pode ser adaptada conforme o gosto e estilo de seu usuário.

Confira as dicas de como fazer uma decoração home office

Inicialmente, é preciso escolher o lugar ideal para realizar as atividades profissionais dentro de uma casa. Essa tarefa não será fácil, a não ser que existam cômodos disponíveis e sem uso no seu imóvel. Decida onde vai funcionar o home office, que poderá ser implementado em uma parede do quarto ou da sala. Observe abaixo algumas dicas de decoração!

1. Use móveis ergonômicos

Escolha móveis ergonômicos e que possibilitem variar o layout. A ergonomia é uma disciplina indispensável para a segurança e o conforto dos trabalhadores. Siga as suas regras para evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais e ter uma vida saudável. Além disso, opte por mobílias funcionais que se encaixem nas suas necessidades.

Os móveis também fazem parte da decoração de home office. É necessário organizar os itens de modo que o espaço de trabalho seja apropriado para ter uma boa produtividade e um excelente desempenho ao realizar as tarefas diárias. Selecione opções que ofereçam versatilidade, renovem o ambiente e invista em itens que combinem com o seu estilo.

A mesa deve ser ergonômica, na altura certa, e servir para a acomodação dos utensílios de uso diário. Já as cadeiras são primordiais para o conforto e bem estar durante o trabalho. Elas devem ser ergonômicas, permitir ajustes no assento e no encosto para que o usuário consiga passar no mínimo 8 horas diariamente sem sentir dores e desconfortos.

2. Coloque um piso antiderrapante

Utilize piso antiderrapante para evitar acidentes que podem acontecer em dias de correria. Pisos ou assoalhos lisos são a causa de quedas, que podem causar prejuízos à saúde e traumas que exigem tratamentos médicos. Escolha um revestimento que combine com as paredes e os objetos decorativos e quadros temáticos.

Valorize as opções de materiais distintos que valorizem o ambiente de trabalho. Monte um conjunto de quadros ou utilize um item que destaque a parede do home office. Seja criativo para brincar com os tipos de molduras e cores diferenciadas. Você pode optar por quadros pintados em tela ou outras opções que admira, bem como emoldurar os seus certificados.

3. Pinte as paredes com tons neutros

Pinte as paredes do home office com tons neutros que transmitam a sensação de paz e conforto. Procure utilizar pelo menos uma parede para o trabalho caso não consiga separar um cômodo inteiro para montar o escritório. Se você gosta de estímulo natural, posicione a mesa perto de uma janela para ter inspiração em seus projetos.

4. Mantenha o ambiente organizado

Analise o espaço no qual serão armazenados os itens e faça o que for necessário para deixá-lo mais atraente. Se for preciso, utilize organizadores para favorecer o fluxo de trabalho e conferir beleza ao ambiente. Vale a pena investir em porta trecos, postits, caixas organizadoras, quadros negros etc. Evite acumular objetos pequenos soltos sobre a mesa.

Os itens que não forem utilizados no dia a dia devem ser guardados em outro lugar, para deixar o ambiente limpo. Isso é importante para que você consiga se manter focado em suas tarefas e não se distraia com pequenas coisas. Procure suportes para gabinete, monitores e notebooks que são ergonômicos e coloque as telas na altura dos olhos.

Os suportes ajudam a aumentar a vida útil dos computadores e outros equipamentos, mantendo-os protegidos e evitando os gastos com manutenção. Invista também em iluminação natural para trabalhar com mais disposição, além de receber os raios solares que são benéficos para a saúde. A luz oferece brilho ao espaço e mantém o usuário focado em suas atividades.

5. Aposte nas plantas

Aproveite para inserir plantas que podem ser colocadas em vasos no chão ou em jardins internos. Pequenas suculentas ou folhagens que caem dão charme ao cenário e permitem o contato com o meio ambiente. Elas diminuem o estresse, trazem aconchego e bem-estar quando se integram à decoração do home office — mas escolha aquelas que são fáceis de cuidar e manter.

Essas são as 5 dicas para deixar o ambiente agradável e fazer a decoração home office! Saiba que é muito importante construir um ambiente agradável, com plantas que consigam suportar as suas viagens de férias ou finais de semana sem água ou outros cuidados. A produtividade depende da criação de um local que esteja de acordo com a personalidade do trabalhador.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para ler sobre a casa do futuro: confira as 7 tecnologias mais esperadas!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Veja nossas dicas de como planejar a montagem do quarto do bebê!

home
Seu imóvel

Confira nossas dicas de planejamento para reformar a cozinha!

home
Seu imóvel

O valor do metro quadrado do imóvel é justo? Saiba como avaliar!