Descubra o que é varanda gourmet, para que serve e se vale a pena!

Entenda o que é varanda gourmet, quais são as principais características e benefícios de ter um apartamento com esse cômodo.
  • Atualizado em January 16, 2024
  • Publicado em June 4, 2021
  • Seu imóvel

Nosso lar deve ser sempre aquele local em que concentramos o máximo de conforto. Um excelente exemplo disso é o apartamento com varanda gourmet. Você já pensou nessa possibilidade?

Além de ser um símbolo de sofisticação, a varanda gourmet traz muita conveniência para o dia a dia. Afinal, é um local perfeito para todo tipo de confraternização, garantir um espaço extra para a brincadeira dos filhos ou ter mais comodidade.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o verdadeiro valor de ter um apartamento com varanda gourmet. Esse é o seu caso? Então, está na hora de saber mais sobre essa possibilidade para tomar uma decisão tão importante quanto essa.

O que é varanda gourmet?

A varanda gourmet é um espaço que foi projetado e equipado para a preparação e o consumo de alimentos e refeições de maneira sofisticada e agradável. Essa tendência tem se tornado cada vez mais popular, especialmente em áreas urbanas.

Nas casas, as varandas gourmet ficam ao ar livre, como se fosse uma espécie de terraço, mas ainda com essas características próprias de convívio e entretenimento. Já nos apartamentos, normalmente estão integradas com a área de estar, ficando próximas à sala.

Qual a diferença entre varanda e varanda gourmet?

As principais diferenças entre as duas estão relacionadas ao tamanho e à finalidade.

As varandas comuns normalmente são menores, como uma espécie de sacada. Às vezes, é possível fazer uma boa decoração no local, servindo como um espaço de descanso.

Já a varanda gourmet, como vimos, está muito mais associada a um ambiente adaptado com uma espécie de cozinha, voltada para refeições. São projetadas para serem utilizadas não apenas como um espaço funcional para cozinhar, mas também como um ambiente de convívio e entretenimento.

Ou seja, a varanda gourmet é um espaço onde os moradores podem receber amigos e familiares para reuniões e confraternizações.

Para que serve a área gourmet?

Basicamente, a área gourmet é um espaço multifuncional, que combina preparação de alimentos, entretenimento e lazer ao ar livre.

Ela é projetada para melhorar a qualidade de vida, promover a convivência social e proporcionar experiências gastronômicas em um ambiente mais descontraído e natural. Sendo assim, é um local com diferentes propósitos, como:

  • entretenimento;
  • preparação de refeições;
  • diversificação do espaço no dia a dia;
  • conforto e lazer.

Isto é, serve como um espaço para receber amigos e familiares, dividindo boas refeições, mas também é ideal para descansar, funcionando como um refúgio da rotina diária.

Como fazer uma varanda gourmet?

Diferentemente do que muitos acreditam, ter uma varanda gourmet não é inacessível, apesar de ser algo bastante sofisticado. A verdade é que é cada vez mais comum ver apartamentos com varanda gourmet para alugar ou vender a preços que cabem em todos os bolsos, bastando saber procurar e negociar.

Contudo, comprar ou alugar um apartamento que já tenha essa área é mais desejável do que tentar construir a própria varanda gourmet. Afinal, isso envolve a preocupação com arquitetura e engenharia, contratando profissionais com bastante conhecimento técnico e experiência para que tudo funcione adequadamente.

Fora que, muitas vezes, a estrutura do prédio não permite que algumas alterações no apartamento sejam feitas, o que pode atrapalhar o plano de construir o cômodo da maneira que deseja.

Ainda assim, caso você queira construir uma no seu apartamento, provavelmente uma reforma será necessária. Faça um bom planejamento e opte por alguém de confiança para realizar o projeto.

A seguir, você verá o que pode ou não ter em uma varanda gourmet para que você saiba como se preparar para o espaço.

O que deve ter em uma varanda gourmet?

Não basta saber o que é varanda gourmet, pois é importante entender o que ela deve ter, certo? E, por mais que a maioria tenha alguns itens em comum, como você verá a seguir, não existe nenhuma regra.

Veja os principais pontos que compõem uma varanda gourmet.

  1. Churrasqueira ou grelhador: um dos principais destaques é a presença de uma churrasqueira a gás ou elétrica, permitindo que os moradores preparem churrascos e grelhados do lado de fora do apartamento.
  2. Pia e bancadas: geralmente, uma varanda gourmet terá uma dessas opções para auxiliar a preparação de alimentos, possibilitando que você lave ingredientes e prepare refeições com facilidade, sem ter a necessidade de ficar atravessando os cômodos para chegar até a cozinha.
  3. Espaço de armazenamento: armários ou prateleiras são frequentemente incluídos para armazenar utensílios de cozinha, pratos, talheres e outros itens necessários.
  4. Área de refeições: uma mesa com cadeiras ou banquetas é interessante para que os moradores e convidados possam desfrutar de refeições neste espaço mais externo.
  5. Frigobar ou adega: para acompanhar uma boa comida, pode ser interessante ter bebidas geladas próximas a você, não é mesmo? Logo, optar por frigobar, adega ou home bar traz ainda mais conforto e sofisticação ao espaço.

Como decorar a varanda gourmet?

A decoração de uma varanda gourmet pode ser personalizada de acordo com o gosto pessoal e o estilo de vida dos moradores, mas costuma envolver a criação de um ambiente acolhedor, funcional e agradável para cozinhar e desfrutar de refeições.

Agora, veja dicas para decorar o espaço.

Escolha móveis adequados

Mesmo que o local não seja aberto, é interessante optar por móveis resistentes ao clima, como mesas, cadeiras, banquetas e espreguiçadeiras projetados para uso externo.

Isso permite que eles tenham uma vida útil mais longa, principalmente por conta do contato mais presente com o sol (que pode manchar alguns móveis) e a umidade, por ficar em um espaço com grandes janelas.

Atente-se à iluminação

Adicione iluminação para criar um ambiente aconchegante à noite. Luminárias suspensas, velas ou lâmpadas de parede podem ser boas opções. Considere também luzes embutidas nas bancadas da cozinha para facilitar o preparo das refeições.

Você pode contar com a tecnologia de iluminação inteligente para prevenir o gasto exagerado de energia, além de oferecer mais comodidade para a rotina.

Pense nas cores e texturas

Escolha cores e texturas que refletem o estilo pessoal. Cores mais claras podem fazer com que o espaço pareça mais amplo, enquanto as mais escuras tendem a criar um ambiente mais íntimo. Adicione almofadas, tapetes ou cortinas para mais ter conforto e estilo.

Adicione plantas e vegetação

Inclua plantas e vasos de flores para trazer vida à varanda e criar uma atmosfera mais natural. O que não faltam são possibilidades para esse momento, mas o importante é aproveitar bem o espaço. Veja algumas dicas:

  • ervas frescas em vasos podem ser uma adição útil para a área de preparação de alimentos;
  • jardim vertical e plantas suspensas economizam espaço no chão e dão um toque de verde ao nível dos olhos;
  • árvores pequenas ou arbustos em vasos são ótimas opções para trazer uma sensação mais natural à varanda;
  • além das ervas, você pode cultivar vegetais em vasos ou recipientes maiores, como tomates, pimentões ou morangos.

Lembre-se apenas de verificar as especificidades de cada planta, pois algumas preferem ambientes mais escuros e pouca luz solar, o que pode não ser tão interessante para um espaço como a varanda.

Acrescente elementos decorativos

Adicione detalhes decorativos que reflitam a personalidade e o estilo, como arte na parede, lanternas, enfeites e acessórios temáticos, se desejar.

Ao mesmo tempo, mantenha a funcionalidade em mente ao organizar móveis e equipamentos. Certifique-se de que o espaço seja prático e acessível para cozinhar e servir refeições.

A decoração da varanda gourmet deve ser prática, refletir seu estilo e atender às necessidades de uso. Ao equilibrar funcionalidade e estética, você poderá criar um espaço convidativo e funcional.

Vale a pena comprar apartamento com varanda gourmet? 5 vantagens

Existem vários benefícios em ter um apartamento com varanda gourmet. A seguir, confira uma lista com alguns dos principais, para que você mesmo tire a conclusão se vale a pena ou não investir em um apartamento com esse espaço extra.

Conforto

Ter um apartamento com varanda gourmet proporciona bastante comodidade para a vida da família. Afinal, é um local perfeito para reunir os amigos e confraternizar sem que seja necessário usar as demais áreas do apartamento.

A presença de uma churrasqueira também possibilita que se cozinhe ali mesmo. Essa é uma excelente forma de não depender de salões de festas ou de outros espaços.

Valorização do imóvel

A varanda gourmet ainda serve para contribuir para a valorização do imóvel. Ao optar por um apartamento que tenha esse recurso, você estará contribuindo para o ganho de valor.

Ou seja, se algum dia você decidir deixar esse imóvel para trocá-lo por outro, terá algo de valor para oferecer ao mercado. Um apartamento com varanda gourmet costuma ser muito desejado, então, será mais fácil vendê-lo por uma boa quantia.

Itens de cozinha

Contar com uma varanda gourmet tem como principal benefício a possibilidade de ter nela tudo o que uma boa cozinha oferece.

Por conta disso, não é preciso sacrificar uma refeição para ficar na cozinha, nem se deslocar entre os cômodos do apartamento para atender seus convidados.

Aliás, a característica única de uma varanda gourmet é a presença de elementos como bancada, pia com torneira, entre outros eletrodomésticos. Com tudo isso, é possível preparar e servir todo tipo de refeição para os seus amigos.

Ventilação

A varanda gourmet traz benefícios para o restante do seu apartamento. Por ser uma área arejada e geralmente bem aberta, ela é fundamental para ventilar os cômodos durante o dia. Pode-se contar com mais qualidade de vida e um maior frescor em seu apartamento.

Esse benefício também é essencial para a troca de ar que dispensa o uso de ventilador ou ar-condicionado. Dessa forma, representa uma conveniência que traz economia para você.

Mais espaço para seu pet

Nem sempre é fácil ter um cachorro em apartamento, mas, sem dúvidas, com uma varanda gourmet fica muito mais simples.

Não há questionamentos de que ele ficará muito mais feliz com o espaço extra que terá para curtir, mesmo sendo de pequeno porte.

Esse é um espaço interessante para guardar os itens do pet, seja o saco de ração, as roupinhas ou a coleira.

Como alcançar o objetivo de ter um apartamento com varanda gourmet?

Por mais que se trate de um ambiente com certa sofisticação, ter um apartamento com varanda gourmet não é um sonho distante.

Na verdade, mesmo que seja algo fora do orçamento, existem formas de transformar esse desejo em realidade usando os recursos que você já tem. Basta tomar as decisões certas em relação às finanças para concretizar esse objetivo.

Uma boa negociação pode ser a chave para alcançar a tão sonhada varanda gourmet. Interaja diretamente com corretores de imóveis para conhecer boas opções e elabore junto a eles um plano que satisfaça a todos.

Por sinal, é possível adquirir imóveis por meio de um consórcio. Ao seguir por esse caminho, você pode escolher planos que se encaixam no seu orçamento e acelerar a realização desse sonho.

Considerando tudo o que aprendeu até agora sobre o que é varanda gourmet, fica nítido como isso pode acrescentar à sua qualidade de vida, certo?

Para que não fique apenas na imaginação, você pode contar com as alternativas disponíveis para fazê-lo se encaixar no orçamento. Aproveite a dica do consórcio e comece a se organizar para a aquisição do tão sonhado apartamento com varanda gourmet.

O consórcio para apartamento é uma das melhores opções para quem deseja fazer um investimento de longo prazo e bastante seguro. Essas características são garantidas quando a escolha pela administradora é acertada.

Assim, seu negócio é facilitado e você tem a possibilidade de aumentar seu patrimônio sem pagar juros, apenas uma taxa administrativa.

Gostou de entender um pouco mais sobre esse assunto? Esse é o momento de aprender mais sobre essa possibilidade! Aproveite e faça uma simulação de consórcio no site da Racon. É só especificar o valor da parcela ou do imóvel e preencher alguns dados para ter acesso a todas as informações.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Para que serve o habite-se? Como emitir? Tudo sobre o documento!

home
Seu imóvel

Quanto custa a reforma de um banheiro? Como economizar? Veja 7 dicas

home
Seu imóvel

7 dicas para decoração de um apartamento pequeno