Casas inteligentes: 6 vantagens de comprar esse tipo de imóvel

Quer entender as principais vantagens de comprar uma casa inteligente? Confira este conteúdo agora mesmo!
  • Atualizado em August 6, 2021
  • Publicado em August 6, 2021
  • Seu imóvel

Casas inteligentes são compostas por sistemas eletrônicos que funcionam interligados e são controlados por meio de uma central. As programações são realizadas de acordo com os gostos pessoais, necessidades e hábitos dos moradores. Essas residências são planejadas para o uso de aplicativos, tablets, smartphones e outras tecnologias que facilitam as rotinas dos usuários.

Mas são poucas as casas que contam com esse tipo de sistema em nosso país. Por isso a tendência está ganhando espaço e tendo excelente aceitação do público. Os exemplos mais conhecidos pelos brasileiros são os sistemas de vigilância e os projetos para o gerenciamento de energia elétrica. No entanto, existem diversas aplicações e mecanismos de comunicação integrados.

Você tem dúvidas sobre as principais vantagens de comprar uma casa inteligente? Confira este artigo e entenda todas elas!

Saiba o que são casas inteligentes

As casas inteligentes também são conhecidas como smarthomes. Elas são baseadas na automação residencial ou no uso de soluções tecnológicas que facilitam a realização das atividades domésticas.

As tarefas que antes eram manuais já podem ser realizadas pelos equipamentos, sendo possível o seu uso em janelas automáticas, fechaduras eletrônicas, interruptores Wi-Fi, sistemas de segurança e de iluminação com câmeras e sensores.

As casas inteligentes são incríveis. Elas podem ser integradas ao GPS dos automóveis para identificar quando o morador está chegando e dar comando para várias ações por conta própria. Por exemplo, abrir as janelas, acender as luzes, mover as cortinas, regular a temperatura do ambiente e ordenar à cafeteira que prepare um café para o proprietário.

Observe outras funções:

  • usar a biometria para impedir a entrada de pessoas não autorizadas;
  • detectar incêndios por meio dos sensores de fumaça e acionar de forma remota Corpo de Bombeiros;
  • controlar o aproveitamento da luz natural;
  • acionar o sistema de irrigação para manter as plantas do jardim.

Existem projetos que contam com plataformas para a realização de vigilância, ar-condicionado, iluminação, cortinas, TV, sistema de som e outros circuitos. Os recursos automáticos estão se tornando cada vez mais reais e presentes no cotidiano das pessoas porque, aos poucos, os seus custos estão sendo reduzidos e os preços ficando mais acessíveis.

Entenda as vantagens de comprar uma casa inteligente

Uma casa inteligente é um patrimônio pessoal que integra sistemas avançados de automação e oferece aos seus usuários maior controle e monitoramento sobre várias áreas domésticas.

Comprar uma smarthome não é algo supérfluo ou financeiramente inacessível. Por isso, a seguir, vamos apresentar os principais benefícios provenientes da compra de um imóvel que é planejado para o funcionamento dessas inovações tecnológicas. Confira!

1. Comodidade

A casa inteligente proporciona praticidade e comodidade. A funcionalidade é outra característica que se destaca, pois confere aos usuários a vivência de momentos agradáveis com os amigos e familiares. O uso de uma rede conectada na residência possibilita a criação de cenários distintos pelo controle da intensidade das luzes, o ajuste das cortinas, o acionamento de eletrodomésticos etc.

A automação permite que as máquinas sejam programadas para começarem a funcionar em determinada hora, mudar a tela da TV para a sessão de séries, ajustar a temperatura do ar, programar o enchimento da banheira de hidromassagem e regular a temperatura da água, entre outras ações que agilizam o cotidiano dos moradores.

A tecnologia possibilita que as geladeiras avisem pelo smartphone os alimentos que estão em falta ou com validade vencida. O micro-ondas apresenta as receitas interativas e o aspirador de pó trabalha sozinho em função dos sensores, como um robô. A central funciona como uma assistente pessoal, realiza pesquisas na internet e alerta sobre compromissos.

2. Segurança

A segurança das casas inteligentes é muito mais eficaz, tendo em vista que o sistema inclui a colocação de trancas eletrônicas em portões, portas e janelas. O acesso a elas é liberado somente pelas tecnologias baseadas em biometria. Sendo assim, pessoas não autorizadas e sem cadastro não conseguirão acessar a residência, que conta com um complexo de câmeras.

3. Economia de energia elétrica

Os sistemas de iluminação automatizados ajudam a economizar energia elétrica. Com o acesso remoto, o morador possibilita a ligação dos aparelhos essenciais e de acordo com a intensidade mais adequada. O usuário também poderá desligar os utensílios da casa remotamente com um único toque. Essa função é interessante para quem costuma viajar ou passar o dia fora de casa.

A economia da eletricidade confere ao imóvel eficiência energética e sustentabilidade. A casa inteligente reduz o consumo da energia elétrica, do gás e da água e favorece a preservação dos recursos naturais. As práticas sustentáveis normalmente são aplicadas nesses projetos residenciais com a implementação de painéis solares, horta vertical sustentável, tetos verdes e etc.

4. Integração com serviços online

Os sistemas de automação são compatíveis com serviços online, como o Spotify. O usuário pode programar a tecnologia para tocar suas músicas favoritas em todos os cômodos da casa ou em uma área específica. A casa do futuro oferece conforto e liberdade aos seus moradores para aproveitarem o tempo juntos e ficarem livres de pequenas tarefas.

As aplicações e as plataformas online auxiliam o proprietário do imóvel a saber o que está acontecendo em seu interior. As imagens das câmeras são transmitidas para o aparelho celular do usuário, que também emite comandos para os eletrodomésticos. O sistema também impede vazamentos de gás e água, efetuando o bloqueio e avisando os moradores.

5. Eficiência dos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos das casas inteligentes são mais eficientes do que os aparelhos comuns. A smart TV ajuda a procurar os melhores canais, encontrar os melhores aplicativos e a localizar as programações prediletas com muita agilidade. Os fornos desligam sozinhos assim que o prato está pronto para evitar acidentes domésticos e desperdício com alimentos queimados.

6. Mais tranquilidade e produtividade

Casas inteligentes protegem os moradores contra a ação de criminosos e conferem mais tranquilidade às famílias. Os casais que têm filhos ou animais de estimação podem supervisioná-los enquanto brincam sozinhos ou mantém contato com desconhecidos. Os dispositivos de automação são excelentes para evitar problemas decorrentes de saídas das crianças que não são autorizadas a deixar o lar.

O uso das tecnologias atuais também aumentou a produtividade dos usuários. Enquanto o morador prepara uma receita na cozinha, pode dar um comando de voz e solicitar que várias ações sejam realizadas, tais como a ativação do alarme, o fechamento das portas, o desligamento de aparelhos de som e muito mais. Basta ordenar de um dos cômodos da residência.

Enfim, essas são as 6 vantagens de comprar casas inteligentes! Esse tipo de imóvel pode ser adquirido por meio de um consórcio imobiliário que oferece ao participante inúmeros benefícios.

Percebeu que existem informações valiosas à sua disposição? Siga em frente e leia o próximo artigo, que fala sobre simulador de consórcios: descubra como é feito o cálculo!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Veja nossas dicas de como planejar a montagem do quarto do bebê!

home
Seu imóvel

Confira nossas dicas de planejamento para reformar a cozinha!

home
Seu imóvel

O valor do metro quadrado do imóvel é justo? Saiba como avaliar!