Como é morar em uma chácara em condomínio fechado?

Você já pensou em viver em um condomínio fechado de chácaras? Entenda as vantagens desse tipo de investimento.
  • Atualizado em May 31, 2021
  • Publicado em May 31, 2021
  • Seu imóvel

Você já imaginou como é morar em uma chácara de condomínio fechado? Saiba que esse formato de moradia impacta diretamente no conforto, mas também exige mais fôlego financeiro de modo geral. O grande destaque, aqui, está na diferença do custo de vida que salta aos olhos de quem procura por mais segurança.

Por esse motivo, vale considerar todas as alternativas e pesquisar bem antes de morar em um imóvel desse tipo. Apesar da possibilidade de alto investimento ser proprietário de uma chácara em condomínio fechado pode ser um excelente negócio.

Ficou interessado? Vamos tirar as dúvidas sobre como é morar em uma chácara em condomínio fechado. Acompanhe!

Estrutura fora da cidade grande

Engana-se quem pensa que os serviços de qualidade e o conforto estão apenas nas grandes cidades. Morar em um condomínio de chácaras oferece uma estrutura completa sem o barulho, a insegurança, o trânsito e todos os outros desafios enfrentados durante o dia a dia na dinâmica das regiões mais movimentadas.

A qualidade da construção, de maneira geral, é pensada para atender às necessidades dos moradores com foco nas exigências e normas vigentes na legislação. Assim, as residências contam com projetos seguros e confortáveis com fornecimento de água, luz, saneamento básico e todos os serviços que tornam o local pronto para morar.

Lazer e comodidade no mesmo lugar

Outro ponto de destaque de quem mora em uma chácara em condomínio fechado é que para se divertir e aproveitar os dias de folga, você e sua família podem fazer tudo dentro do condomínio.

Claro que os diferenciais costumam variar bastante, porém, a maioria das chácaras nesse formato contam com estrutura completa de lazer que apresenta opções em vários tipos de configurações.

Piscinas, saunas, quadras, playground, churrasqueiras, academia e lavanderias são as facilidades mais comuns. Outra vantagem muito significativa do formato é a possibilidade de passar tempo de qualidade em família, programar o período de descanso e ainda permitir que as crianças participem de brincadeiras em áreas comuns.

Melhora da saúde física e mental

Existem condomínios de chácaras localizados em diferentes regiões. Seja em áreas mais reservadas em grandes cidades ou no interior, a melhora da saúde física e mental de quem opta por essa mudança é um dos principais ganhos.

A localização dos condomínios no formato de chácara que é estrategicamente afastada da movimentação urbana promove autonomia e tranquilidade na medida certa.

Tudo isso, é claro, sem o barulho dos carros, ônibus, motos e o estresse causado pela movimentação. A possibilidade de se conectar com a natureza também é um grande diferencial. Afinal de contas, a paisagem bucólica, cercada por verde, canto dos pássaros e ar puro ajuda a começar o dia com disposição e acalma os pensamentos.

Em relação à saúde física, além das academias disponíveis, os moradores podem caminhar pelas dependências do condomínio ou praticar outros tipos de esportes.

Para quem prefere atividades em grupo, muitos times se formam informalmente nos condomínios residenciais e oferecem aquela dose de motivação na hora de manter a forma.

Segurança para toda a família

A preocupação com segurança é uma questão constante. Na prática, isso também abala a saúde mental, aumenta os níveis de estresse e exige grandes investimentos financeiros para reforçar as casas e apartamentos. No entanto, ao escolher um condomínio de chácaras, você pode viver sem precisar estar com o alerta ligado o tempo todo.

Os custos da compra de equipamentos e sistemas de segurança são divididos entre os donos dos vários lotes e isso permite a adoção de tecnologias eficientes de monitoramento e a contratação de equipes extremamente competentes. Dessa forma, a maioria dos empreendimentos conta com monitoramento 24h, rondas frequentes, identificação biométrica e controle rigoroso de movimentações.

Aumento da privacidade

Dentro da mesma proposta que envolve o aumento da segurança, os moradores de um condomínio de chácaras têm mais privacidade. Ainda que as construções fiquem próximas umas às outras, a distância é suficiente para não ser incomodado por barulhos feitos por vizinhos.

Além disso, diante do sistema de segurança e eficiência das portarias, sua família controla os visitantes de maneira simples.

Agora, quando se trata de reunir amigos e familiares para uma comemoração ou passar alguns dias de confraternização, o formato do condomínio também garante o clima mais intimista e a estrutura completa de diversão.

Moradia em local privilegiado

Os condomínios de chácaras são ideais para descansar depois de um longo dia de trabalho por conta de todas as facilidades que oferecem e de ser um ambiente bastante agradável. Ainda que você opte por viver no condomínio e ir trabalhar em outro lugar durante o dia, saiba que os empreendimentos ficam bem-localizados e facilitam a vida de quem precisa se deslocar com frequência.

Vale lembrar que essas chácaras, muitas vezes, estão construídas em locais nobres e que apresentam valorização de mercado interessante para quem pensa no imóvel como um investimento.

Outro ponto que deve ser considerado é que as chácaras são construídas em locais previamente preparados para isso e dificilmente o morador terá como vizinho um ponto comercial ou algum outro incômodo relacionado.

Interação com vizinhos

Quando se trata de interação dos vizinhos, o condomínio de chácaras atende bem tanto quem deseja fazer amizades e participar de atividades coletivas quanto quem prefere se manter mais recluso.

No dia a dia nas grandes cidades, as pessoas priorizam os passeios em locais externos e, no caso dos condomínios, as áreas comuns representam os pontos em que é possível conhecer os vizinhos e interagir.

Impactos no custo de vida

Esse tipo de moradia tem impactos significativos no custo de vida e na inteligência financeira das famílias. Mas tudo depende das suas necessidades, da localização do condomínio e se será necessário sair todos os dias. Uma das principais vantagens é que, apesar da cobrança de taxas, todas as facilidades administrativas, de segurança e conforto fazem com que o custo-benefício valha muito a pena.

Isso porque existe toda uma estrutura para solucionar os problemas, realizar as manutenções, deixar os pagamentos em dia e contratar prestadores de serviço. O que garante a tranquilidade de não precisar se preocupar com nenhuma dessas questões estruturais e todos os valores cobrados sempre são divididos entre os moradores.

Pronto! Agora ficou claro que ser o proprietário de uma chácara nessas condições é um excelente investimento em qualidade de vida. Como um benefício adicional, além dos citados acima, existe ainda a possibilidade de optar por um consórcio para obter crédito e morar em um local mais seguro e confortável.

Gostou das informações do artigo sobre como morar em uma chácara em condomínio fechado? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book sobre consórcios para terrenos e saiba mais sobre o assunto.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

4 tipos de apartamento para quem deseja sair da casa dos pais

home
Seu imóvel

Quer comprar uma casa de campo? Veja como não errar na escolha!

home
Seu imóvel

Vale a pena ter um apartamento com varanda gourmet? Veja aqui!