Veja o que não pode faltar em uma casa para família grande

Como acomodar uma família grande com todo o conforto que todos merecem? Depois de ler nosso post, você vai saber.
  • Atualizado em March 6, 2018
  • Publicado em March 6, 2018
  • Seu imóvel

Encontrar o imóvel certo para uma pessoa solteira ou para um casal é mais simples do que escolher uma casa para família grande. Neste caso, a propriedade precisa proporcionar espaço e conforto para todas as pessoas que vão morar nela, o que significa conciliar diferentes necessidades.

O desafio é grande, mas pode ser simplificado mantendo o foco em pontos básicos, os quais vamos abordar neste artigo. Aqui, vamos mostrar o que não pode faltar em uma casa para família grande. Continue lendo!

A conquista do imóvel definitivo

Certamente, o primeiro imóvel que você adquiriu atendeu às suas necessidades de solteiro e continuou adequado por um certo tempo depois que você se casou. Depois vieram os filhos, a casa começou a ficar pequena e você se viu diante da necessidade de procurar um lugar maior, para dar mais conforto à família.

O ideal é se preparar com antecedência para a compra ou a construção de seu imóvel definitivo sem onerar o orçamento familiar. Os consórcios são uma ótima opção para isso, pois oferecem mais vantagens do que um financiamento bancário, como as parcelas mensais mais acessíveis, por exemplo.

Com a carta de crédito na mão, você poderá vender seu imóvel atual e complementar o valor de uma propriedade maior.

E, na hora da escolha, veja o que não pode faltar para acomodar sua família grande com o conforto merecido, seja em uma casa ou em um apartamento.

Quantidade de quartos

Além da suíte do casal, o ideal é que cada filho tenha seu próprio dormitório. Quando as crianças crescem e entram na adolescência, ter um quarto para cada um traz liberdade e garante a privacidade.

Se cada criança conta com seu espaço, as disputas e conflitos diminuem e é mais fácil promover uma convivência harmoniosa.

Mesmo quando os irmãos preferem dividir o quarto quando ainda são pequenos, é bom que o imóvel tenha um ou dois cômodos extras. Assim, cada um terá seu próprio espaço no futuro.

Banheiros suficientes

Outro ponto importante para a convivência harmoniosa é o número suficiente de banheiros. Já imaginou se houver só um para a casa inteira? De manhã, os adultos precisam se preparar para o trabalho e as crianças têm de ir para a escola. Se todos estiverem disputando um só banheiro, o dia já vai começar com brigas e muito estresse.

Se não for possível que cada membro da família tenha sua própria suíte, o ideal é que pelo menos o casal tenha seu quarto com banheiro privativo. Quanto ao restante da casa, é bom que haja um banheiro para cada dois ou, no máximo, três moradores.

Cozinha espaçosa

Na opinião de muita gente, a cozinha é o melhor lugar da residência. Antigamente, em casa de família grande, principalmente no interior, ela era o lugar de encontro para as refeições em volta da mesa da cozinha.

Hoje em dia, a mesa se mudou para a sala de jantar, mas a cozinha continua sendo local de encontro e de confraternização. Quando você tem convidados para o jantar, observe como os amigos gostam de ir para a cozinha para conversar e observar o(a) chef em ação.

Então, casa para família grande que gosta de receber amigos precisa ter uma boa cozinha. Se não for possível tê-la dentro do próprio apartamento, é bom procurar um condomínio que ofereça um espaço gourmet na área de lazer.

Uma sala de estar confortável

Outro espaço importante para reunir a família e amigos é a sala de estar. Mesmo que ela não seja um cômodo muito grande, é possível usar elementos de decoração para que o ambiente fique aconchegante e confortável.

Sofás em forma de L, pufes, almofadas e um tapete macio são alguns elementos básicos para transformar a sala de estar em um espaço atraente para incentivar a convivência.

Na rotina da vida moderna, quando a família tem pouco tempo para se encontrar, nada mais desagradável do que ver cada um se isolar no seu próprio quarto no fim do dia, não é verdade? Para evitar isso, uma sala de estar confortável não pode faltar em casa para família grande.

Garagem com mais de uma vaga

Já se foi o tempo em que as famílias contavam com um único veículo. O mais comum, hoje em dia, é que pai e mãe tenham seu próprio carro, fato que já exige mais de uma vaga de garagem na propriedade.

E quando os filhos crescem e querem ter seu próprio carro, a questão se complica ainda mais. Então, ao pensar na compra do seu imóvel definitivo, pode ser mais vantajoso escolher uma casa com mais espaço externo, em vez de um apartamento em prédio com vagas limitadas.

Espaço para o lazer

Uma família com crianças vai sentir falta de algumas comodidades que não parecem tão importantes para solteiros ou casais sem filhos. No caso desses últimos, é mais fácil se deslocar para ir a um clube, à academia de ginástica ou a restaurantes com amigos.

Sair de casa com crianças exige uma logística mais complicada, por isso é bom morar em um imóvel que disponha de área de lazer. Há prédios residenciais com piscina, área fitness, espaço gourmet, parquinho, pista para caminhada e toda a estrutura necessária para a diversão de todos.

Se a preferência for por uma casa e não apartamento, é bom escolher um imóvel com quintal, para que os filhos brinquem à vontade ao ar livre.

Pense no conforto de ter tudo ao seu alcance, sem precisar se deslocar com as crianças, carregando sacolas, brinquedos e todo o aparato que eles precisam!

Garantia de segurança

É fundamental garantir a tranquilidade da família quanto à segurança das crianças. Por isso, ao escolher seu imóvel, observe itens como:

  • as escadas são protegidas por grades?
  • as portas internas, incluindo as dos armários, se abrem facilmente, para evitar que uma criança se tranque por dentro?
  • estando na cozinha, é possível ter uma visão do quintal ou do espaço onde as crianças estão brincando?
  • a piscina é cercada ou coberta com lona de proteção quando não está em uso?

Para concluir, é bom lembrar que cada família tem suas próprias necessidades. Antes de comprar ou construir seu imóvel definitivo, é preciso discutir e analisar juntos o que vai se adaptar melhor ao perfil familiar.

A escolha de uma casa para família grande envolve decisões conjuntas, para que todos fiquem satisfeitos e vivam confortavelmente. Aproveite para refletir sobre o significado de conforto para você. Nosso vídeo no YouTube vai ajudar, veja!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Quais as vantagens de morar em apartamento? Confira prós e contras

home
Seu imóvel

Para que serve o habite-se? Como emitir? Tudo sobre o documento!

home
Seu imóvel

Quanto custa a reforma de um banheiro? Como economizar? Veja 7 dicas