Qual o melhor mês para comprar carro? Dicas para adquirir seu automóvel

Sabe qual é a melhor época para comprar carro? Essa escolha interfere diretamente no valor pago. Saiba mais sobre!
  • Atualizado em November 14, 2023
  • Publicado em January 24, 2020
  • Seu carro

Adquirir o próprio veículo vai além do luxo: é independência e liberdade. Aliás, quem está habituado a utilizar meios de transportes públicos sabe como podem ser penosas as situações vivenciadas.

Mesmo que, vez ou outra, você utilize um serviço de motorista via aplicativo, eles estão cada vez mais caros e difíceis de encontrar. Logo, ter o próprio carro pode melhorar (e muito) sua qualidade de vida. Mas, afinal, qual o melhor mês para comprar um carro novo ou usado?

Ao decidir comprar um automóvel, começamos a fazer várias contas para fechar o melhor negócio. Porém, você sabia que a época que você adquire o veículo pode interferir diretamente no valor pago por ele?

O mais recomendável é que você estude atentamente as formas de comprar um carro. Além disso, é indispensável se planejar para comprar o veículo no momento do ano mais favorável para esse tipo de transação.

Quer saber qual é essa época? Então, continue lendo e confira!

Comprar carro em dezembro ou janeiro: qual o melhor?

Comprar carro em dezembro e janeiro possui prós e contras. Ambas as épocas são interessantes para adquirir veículos, no entanto, as razões se diferem. Para quem se apega ao modelo, janeiro é o melhor mês para comprar carros. Já para quem deseja pagar barato, dezembro costuma ter muitos descontos.

Em relação ao mês de janeiro, este é o período em que costumam acontecer muitos lançamentos. Ou seja, para quem está em busca de um carro usado, essa pode ser a chance de encontrar um bom modelo, já que quem possui um automóvel pode trocar e repassar o veículo antigo.

E, como estão chegando novidades, o movimento natural do mercado é se desfazer dos modelos que estão empacados no estoque para receber os novos, o que envolve descontos atrativos.

Se você tem alguns modelos em mente, em janeiro pode ser mais fácil encontrá-los disponíveis em concessionárias.

Já no final do ano, os descontos e promoções para a compra do veículo costumam ser atrativos. Em paralelo, esse é o período do 13º salário, um dinheiro extra em caixa que muitos aproveitam para dar de entrada. O salário extra torna o cenário ainda mais oportuno para finalmente ter um carro na garagem.

Leia também: 5 formas de comprar um carro novo

Quais os contras de comprar carro em janeiro ou dezembro?

Vale lembrar que a aquisição de um veículo nestes meses pode implicar na cobrança do IPVA, caso já não esteja acordado com o antigo dono ou a concessionária o pagamento da taxa deste imposto.

Se o valor não estiver incluso no contrato, você deve se atentar ao custo extra. Caso esteja além do seu orçamento, esperar os meses seguintes — após o primeiro trimestre do ano, pode ser uma boa ideia.

O meio do ano é um período favorável para comprar carro?

A metade do ano passa a ser interessante para comprar um carro se houver alguma crise generalizada no setor automotivo. Caso os resultados das vendas estejam muito abaixo da estimativa anual, é provável que as revendedoras concedam descontos.

Com o desempenho ruim das vendas, a estratégia das lojas se volta para uma tentativa de minimizar as perdas inevitáveis após o fechamento do ano.

Qual o melhor mês para comprar carros usados e zeros?

Se você perdeu a chance de comprar um carro novo em janeiro e fevereiro, não tem problema, pois março ainda é um ótimo mês para adquirir seu automóvel. Por sinal, a projeção para o segundo semestre de 2023 é uma queda nos valores praticados na venda dos carros no exterior, e espera-se que o mesmo aconteça no mercado brasileiro.

Dica extra: fique de olho nos feirões!

Os feirões de automóveis são uma excelente oportunidade para pesquisar modelos de veículos, além de encontrar preços mais amigáveis e boas modalidades de compra.

No caso dos feirões, não existe um melhor mês para comprar carro, pois cada concessionária ou revendedora pode optar por fazer as promoções em um determinado período.

A Black Friday, por exemplo, é uma data que já vem movimentando o mercado brasileiro há alguns anos, e costuma ser uma oportunidade para comprar um veículo de forma rápida e com condições de pagamento facilitadas.

Essa também é uma boa data para quem se pergunta qual o melhor mês para vender carro. Se você está pensando em trocar de veículo, espere esses períodos de alta demanda para anunciar seu modelo.

Fique atento a esses eventos na sua cidade, eles costumam acontecer aos finais de semana em estacionamentos, espaços de eventos e exposições.

Existe um melhor dia do mês para comprar carro?

É complexo eleger um melhor dia para comprar um veículo, pois apesar de existirem meses melhores para a transação, é praticamente impossível falar em um dia específico. Contudo, sabe-se que os últimos dias do mês tendem a ser melhores para negociar.

No final do mês, é mais fácil encontrar veículos com descontos ou até formas de pagamento mais acessíveis devido às metas mensais dos estabelecimentos. Nessa perspectiva, é comum ouvir dizer que o final do mês é melhor para comprar carro.

Se os valores definidos para as metas da equipe estiverem longe de serem batidos, a tendência é que a loja ofereça mais descontos para conseguir reverter o cenário. Esse detalhe, inclusive, aplica-se em todos os meses do ano.

4 dicas para escolher um bom veículo

Existem alguns fatores que você deve levar em conta ao escolher um carro para comprar, seja ele novo ou usado. Em termos de avaliação do produto, você deve ficar atento a todas as características desejadas em um bom carro, além de observar: ano, modelo, quilometragem e estado de conservação do veículo.

1. Defina suas necessidades

Primeiramente, é importante analisar se o carro em questão atende perfeitamente às suas necessidades. Não adianta ter um belo veículo se ele não oferecer um porta-malas condizente com o uso cotidiano, por exemplo.

Se você tiver uma família grande, um carro mais espaçoso será mais confortável do que um pequeno, certo? Pensando nisso, defina o que você precisa para, depois, encontrar o modelo ideal.

2. Analise o ano e o modelo

A data e o modelo também são dois itens obrigatórios durante a avaliação de compra. Esses dois elementos dizem muito a respeito da própria vida útil do veículo.

Quanto melhor você cuidar do carro, mais ele ficará livre de problemas. Por outro lado, isso depende muito do ano de fabricação. Não é recomendável adquirir um modelo inapropriado para a quilometragem de uso pretendida.

3. Verifique a quilometragem

Outro ponto extremamente importante na hora de comprar um veículo é a análise dos quilômetros rodados por litro de combustível.

Sim! Se você comprar um carro que consome muito combustível, toda a economia feita no ato da compra será desperdiçada. Uma última dica: pesquise muito antes de fechar negócio!

Na compra de carros seminovos, esse ponto é ainda mais relevante. A quilometragem mostra a rodagem do carro, portanto, dá para deduzir que um carro de alta quilometragem é um veículo mais usado.

Mas não se esqueça de analisar também os outros pontos, pois você pode encontrar um veículo de quilometragem baixíssima, mas que não está bem conservado. A dica é checar cada ponto em conjunto, como uma avaliação completa, sem pontos isolados.

4. Confira o estado de conservação

Se você está comprando um carro usado, outro ponto-chave é analisar se o veículo está bem conservado. Veja se as manutenções periódicas foram feitas (como a troca de óleo, filtro e afins), além de verificar como está a lataria e a parte mecânica.

O fato é que você, como elemento central de todo o processo, deve enxergar as melhores oportunidades e negociar bastante.

Agora que você já sabe qual é a melhor época para comprar carro, basta seguir todas as nossas dicas. E, se quiser economizar mesmo para ter o carro dos seus sonhos, lembre-se que o consórcio é a melhor alternativa.

Qual o melhor mês para fazer consórcio?

Você pode optar por um consórcio em qualquer mês do ano: basta procurar uma administradora que ofereça essa modalidade. Ao entrar em um consórcio, você irá pagar as parcelas mensais e aguardar pela carta de crédito. Dessa forma, pode comprar seu veículo sem taxa de entrada ou juros (apenas a taxa administrativa).

Entre os tipos de consórcio, o de veículos é o mais popular da modalidade. Para se ter ideia, 46,6% dos optantes pelo consórcio recorrem à modalidade de compra para adquirir um automóvel, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Outro dado interessante é que os carros usados são a preferência dos consorciados. Em 2020, 78,4% dos veículos adquiridos pelo consórcio foram carros usados.

Ao utilizar um consórcio para comprar seu novo automóvel, você pode optar tanto por um carro 0 km quanto por um seminovo. O valor da carta de crédito pode ser usado da forma como preferir, de acordo com o que se encaixa nas suas necessidades e realidade.

Quer saber mais sobre essa modalidade de compra? Então, baixe nosso guia prático e gratuito sobre a escolha do melhor consórcio de carros!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Top 5 carros seminovos automáticos de 2024

drive_eta
Seu carro

Carros para jovens 2024: 13 dicas de veículos mais econômicos!

drive_eta
Seu carro

Lançamentos de carros em 2024: os 7 modelos mais esperados