6 dicas de decoração de sítios e chácaras

Quer decorar seu sítio ou chácara e não sabe por onde começar? Não perca as dicas que preparamos para você!
  • Atualizado em November 19, 2020
  • Publicado em November 19, 2020
  • Seu imóvel

A busca por conforto e calmaria é prioridade para quem escolhe morar no interior. Se você também tomou essa decisão ou apenas desfruta das maravilhas do campo nos dias de folga, certamente já pensou em formas de melhorar a decoração de sítios e chácaras.

As soluções para esses tipos de imóveis costumam valorizar as áreas de convivência, de modo que garantam o bem-estar de toda a família e de seus amigos. O objetivo é fazer com que tanto os espaços fechados quanto os ambientes ao ar livre permaneçam acolhedores.

E então, o que acha de transformar a sua residência em um local extremamente agradável? Confira agora as 6 dicas que preparamos para ajudar nessa tarefa!

Parte interna do imóvel

Embora tenham todo um terreno para ser explorado, as casas de campo merecem ter seus cômodos organizados com carinho. Afinal, esses espaços serão desfrutados durante a noite, em muitas tardes chuvosas e, principalmente, nos dias frios de inverno.

Veja como iniciar a composição da parte interna.

1. Setorize os ambientes

Uma boa decoração passa pelo processo de otimizar o espaço. A finalidade é fazer com que cada centímetro seja muito bem aproveitado e, de quebra, garantir que as pessoas consigam circular pelas áreas com total conforto.

O primeiro passo é determinar por onde vão passar os corredores de circulação. Esses trechos de passagem podem ser delimitados por itens do mobiliário, eletrodomésticos e até paredes, mas procure se certificar de que terão largura mínima de 80 cm. Em seguida, use-os como base para posicionar os elementos de cada ambiente, sempre começando dos maiores (mais volumosos) para os menores.

2. Defina um estilo principal

Com o lar setorizado, é hora de escolher as peças que farão parte da composição. Para isso, no entanto, é crucial ter um tema-base que oriente os principais elementos do projeto. Assim, as chances de obter um visual harmônico e atrativo serão bem maiores.

Há vários estilos decorativos para guiar sua seleção de móveis, tecidos, acessórios e demais recursos estéticos. Confira algumas opções interessantes para uma casa de férias:

  • rústico — é o mais indicado para quem valoriza a aparência campestre e o sossego da roça. Valoriza a natureza e as características originais de várias matérias-primas, como madeira, pedras, couro e palha;
  • clássico — ideal para quem busca um toque de elegância, já que envolve o equilíbrio perfeito entre peças ornamentadas e cartela de cores suaves, como branco e bege. Itens estofados e artigos com brilho também são bem-vindos;
  • moderno — boa pedida para as famílias que não querem deixar o ar contemporâneo de lado. Vale a pena apostar apenas no que é essencial e priorizar os tons neutros, além de investir em mobiliário multifuncional.

3. Valorize os dois tipos de iluminação

É impossível ir para o sítio ou chácara e não querer aproveitar os dias ensolarados, certo? Mais que pano de fundo para um café tranquilo, um churrasco em família ou até um piquenique, a luz natural deve ser fonte de energia para clarear e renovar a atmosfera interna.

Para aproveitá-la ao máximo, abra as janelas ou cubra-as com cortinas leves. Também é interessante manter as paredes da casa em tons claros, pois refletem melhor a luz e fazem com que ela chegue a vários pontos.

Quando à iluminação artificial, vale a pena apostar em diferentes recursos para produzir sensações agradáveis no período noturno. Distribuir os feixes de luz em pontos estratégicos, por exemplo, cria sombras interessantes e o efeito indireto.

Você pode posicionar uma luminária de piso no canto da sala, manter um par de arandelas na parede da cozinha, instalar um conjunto de pendentes sobre a mesa de jantar, colocar spots no forro do banheiro, incluir abajures nos quartos, e muito mais.

4. Acrescente um toque pessoal

Um pouco de personalidade é crucial dentro de qualquer local de moradia. Em um imóvel que tende a ser muito usado para momentos de confraternização e reunião familiar, a presença de itens que remetam a boas lembranças passa a ser ainda mais relevante.

Você não vai se arrepender ao incrementar a decoração de sítios e chácaras com objetos de valor. Isso inclui artigos que contam a história de gerações (álbuns de fotos e porta-retratos), pertences que indicam conquistas (troféus, prêmios, certificados etc.) e até souvenires adquiridos em viagens.

Parte externa do imóvel

Residências localizadas na área rural têm muito mais espaço disponível para o lazer, descanso e diversão. Logo, seria desperdício não considerar a parte de fora no momento de propor soluções decorativas. Continue conferindo as nossas dicas, agora com foco no ambiente externo.

5. Priorize materiais resistentes

Varandas, quiosques, sacadas e outros espaços ao ar livre estão sujeitos à ação das intempéries. Mesmo cobertos, podem ter ausência de vedação ou de paredes, o que significa maior contato com poeira, sol, chuva, umidade e mudanças bruscas de temperatura.

Sabendo disso, procure investir em móveis e acessórios feitos com materiais resistentes aos fatores externos. Peças de alumínio, aço inox, fibra sintética e madeira com acabamento protetor são as melhores opções. Ao priorizar esses materiais, você terá as coisas sempre em bom estado de conservação, o que resulta em durabilidade e economia financeira.

6. Capriche no paisagismo

Não há nada mais belo que um quintal bem cuidado. Se o imóvel tem bastante área gramada, por que não compor jardins e caminhos intercalados com blocos de vegetação? As plantas podem ser ornamentais e até comestíveis, basta planejar e separar as áreas de cultivo conforme a destinação das espécies.

Para dar destaque aos canteiros, você pode usar desde seixos até pedras maiores. Os complementos, como estátuas, fontes, cascatas e laguinhos, vão depender do gosto dos proprietários. E não deixe de arrematar o projeto com luzes de refletores ou balizadores para evidenciar o paisagismo durante a noite.

Ter um refúgio em meio à natureza é o sonho de muita gente. Se você já realizou o seu, reflita sobre a decoração de sítios e chácaras para selecionar ideias que agradem os moradores. Essa é a melhor forma de valorizar um espaço que promove a qualidade de vida e o bem-estar de toda a família.

O artigo inspirou você a adquirir um imóvel que tenha essas características? Veja agora o passo a passo para comprar o primeiro sítio da família!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

O que você deve observar ao construir uma casa?

home
Seu imóvel

Como escolher o terreno ideal para as suas necessidades?

home
Seu imóvel

7 cuidados na hora de reformar o quarto das crianças