Ergonomia no home office: qual é a importância e como mantê-la?

Ter atenção à ergonomia no home office é essencial para manter a produtividade em dia. Veja como mantê-la!
  • Atualizado em June 29, 2020
  • Publicado em June 29, 2020
  • Planejamento Financeiro

Trabalhar em casa é uma realidade para um número cada vez maior de profissionais. Nesse cenário, preocupar-se com a ergonomia no home office é essencial para garantir a saúde, a produtividade e, até mesmo, a qualidade de vida durante e após o expediente em casa.

Regida pela Norma Regulamentadora Nº17 (NR17), a ergonomia diz respeito à relação do profissional com o ambiente de trabalho. Ela engloba fatores diversos, que vão desde a iluminação do espaço até a cadeira de trabalho, passando pela altura do computador utilizado no dia a dia.

Preocupar-se com o tema é garantia não só de ter um home office produtivo, como também não sofrer impactos na saúde no futuro e alcançar a melhor produtividade possível. Para isso, é necessário adotar práticas como corrigir a postura, ter uma boa iluminação e fazer pausas para descanso durante o expediente. Confira como manter a ergonomia no home office!

Escolha um espaço adequado para trabalhar

Para manter a concentração no home office e garantir a ergonomia, é importante ter um espaço adequado para trabalhar. Por mais que seja tentador, não faça suas atividades profissionais deitado no sofá da sala ou na cama. Essas posições, apesar de parecerem confortáveis à primeira vista, podem fazer mal para a saúde, causando dores nas costas e no pescoço em pouco tempo.

O ideal é escolher um local na casa que seja silencioso, com boa iluminação e com uma mesa e cadeira que possibilitem que você mantenha uma postura adequada durante o trabalho. Escolher bem os móveis do seu home office não é luxo: é garantia de manter sua saúde em dia.

Garanta que há iluminação suficiente

Outro ponto importante para a ergonomia no home office é a iluminação do seu espaço de trabalho. Para melhorar a produtividade, garanta que não exista sombra no monitor do computador e que a iluminação também não afete seus olhos.

Cuide, ainda, da ventilação do seu local de trabalho em casa. O ideal é optar por um cômodo com janela para garantir a renovação do ar. Caso não seja possível, substitua a ventilação natural por ar-condicionado ou ventilador.

É importante que a temperatura do cômodo esteja agradável para trabalhar e que os equipamentos sejam higienizados com frequência para evitar possíveis problemas respiratórios.

Para manter a concentração em dia no home office, é importante garantir que o espaço seja silencioso. Isso pode ser um desafio especialmente para quem tem que trabalhar com crianças em casa.

Se for o seu caso, converse com os pequenos para garantir que terá tranquilidade durante o expediente, principalmente durante videoconferências. Outras alternativas são recorrer a um fone de ouvido e preparar playlists tranquilas para escutar enquanto trabalha.

Preste atenção à postura

Ter atenção à postura é cuidado essencial para trabalhar com segurança no home office. Isso começa pela escolha dos itens que farão parte do seu espaço de trabalho. Certifique-se de que você consegue manter o olhar na linha superior do seu computador. Para isso, coloque um livro ou uma caixa embaixo do equipamento, se necessário.

Talvez seja preciso fazer alguns ajustes na sua cadeira. Caso não seja possível, coloque um apoio, como uma almofada ou travesseiro, no assento para ajustar a altura. Os pés também devem sempre estar apoiados em alguma superfície. Se necessário, coloque uma caixa no chão para garantir esse apoio.

Ainda no quesito cadeira, caso a sua não tenha apoio para lombar, use uma almofada para que esta parte do seu corpo esteja sempre apoiada. E lembre-se sempre de prestar atenção à sua postura durante o dia de trabalho, garantindo que a coluna esteja sempre reta.

Defina seu horário de trabalho

Ter um horário de trabalho bem definido ajuda a organizar a rotina no home office e manter a produtividade em dia. Além de estipular quando começa e quando para de trabalhar, não deixe de reservar na agenda o horário de almoço. Durante esse período, busque se desconectar do trabalho e ter uma refeição prazerosa e relaxante. Ou seja, nada de almoçar na frente do computador!

Caso divida a casa com outras pessoas, certifique-se de que todos saibam qual é seu horário de trabalho. Assim, você evita ser interrompido constantemente durante o expediente.

Faça pequenas pausas ao longo do dia

Para manter a produtividade em alta durante o home office, não abra mão de fazer pequenas pausas ao longo do dia. Aproveite esses momentos para fazer exercícios de alongamento. Eles ajudam a aliviar a tensão, retomar o foco e, ainda, evitar dores no final do trabalho.

Aproveite os intervalos para esticar as pernas, dar uma volta pela casa e, até mesmo, beber um copo de água. Ter atenção à hidratação é um ponto importante. Busque consumir, em média, dois litros por dia.

Cuide da sua alimentação

Manter a qualidade de vida no home office exige também atenção especial à alimentação. Além de ter horários regulares para café da manhã, almoço e jantar, tenha atenção ao que você está consumindo.

É muito comum que quem trabalha de casa acabe descuidando da vitamina D. Para não correr esse risco, não deixe de aproveitar o sol da manhã ou da tarde para se expor por, pelo menos, 15 minutos, mesmo dentro de casa. Alimentos como iogurte, manteiga e ovos também podem ser consumidos.

Dê preferência a alimentos naturais em vez de industrializados e garanta sempre ter lanches saudáveis próximo à mesa de trabalho para consumir nos intervalos, como castanhas e sementes.

Ter atenção à ergonomia no home office é passo importante para manter a qualidade de vida e otimizar o tempo no trabalho. Por isso, não deixe de investir um tempo para montar um escritório adequado em casa.

Garanta um espaço tranquilo para trabalhar, com mesa, cadeira e iluminação que sejam adequados. Importante, ainda, ter atenção à postura durante o dia de trabalho, investindo em pequenas pausas e alongamentos.

Não descuide também de outros pontos importantes para sua produtividade, como ter horários regulares e negociar com os outros membros da família tranquilidade para conseguir trabalhar durante o dia.

Gostou deste conteúdo? Então leia também sobre os hábitos para conseguir otimizar a sua rotina.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Como ensinar finanças aos filhos? Confira 6 maneiras

attach_money
Planejamento Financeiro

Economia criativa: você sabe o que é esse conceito? A gente explica!

attach_money
Planejamento Financeiro

Confira 9 práticas e hábitos que vão ajudar você a sair das dívidas!