Infográfico

O que fazer após ter seu consórcio contemplado?

Foi contemplado e não faz ideia do que precisa fazer para receber sua carta de crédito? Conheça as etapas agora mesmo!

Além de usufruir de diversas vantagens, todo participante de um consórcio vive um momento muito especial: a contemplação do consórcio. Afinal, o acontecimento dá início ao processo de acesso à carta de crédito.

Para finalmente obter seu crédito, o consorciado precisa passar por algumas etapas. A primeira delas se refere à escolha do bem a ser adquirido.

Igualmente necessária é a separação de uma documentação específica para análise da administradora do consórcio. Basicamente, você deve apresentar cópias de um documento de identificação (RG ou CNH) e do endereço residencial atualizado em seu nome.

Também é necessária a apresentação das garantias. Aqui, o objetivo é assegurar que o contemplado permaneça comprometido com os pagamentos das parcelas restantes do consórcio. Assim, os demais integrantes ficam tranquilos quanto à saúde financeira do grupo de consórcio.

Na maioria dos casos, o próprio bem designado como objeto do consórcio é convertido como garantia. Se preferir, desde que seja permitido pela administradora, também é possível utilizar outro bem. Ele só precisa estar no nome do consorciado. 

Caso decida usar outro bem do seu patrimônio como garantia, lembre-se de estar munido dos documentos que comprovem sua relação de posse do bem. Não se esqueça de conferir com a administradora do consórcio todos os documentos que serão necessários para o processo.

A comprovação de renda é mais uma das etapas. Nela, são solicitados contracheques ou extratos bancários dos 3 últimos meses. Também podem ser pedidas cópias da carteira de trabalho e a declaração mais recente do imposto de renda.

Após alguns dias de averiguação, a administradora deve dar o aval da liberação do crédito. Concretizada a contemplação do consórcio na prática, você já pode adquirir o bem desejado. Contanto que seja da mesma categoria contratada (imóveis, por exemplo), você pode selecionar qualquer um.

Mesmo que opte por um bem de valor acima da carta de crédito proporcionada pela contemplação do consórcio, você pode completar a diferença. O uso do saldo do FGTS inativo é uma solução comum no caso da aquisição de imóvel.

Com este passo a passo, a contemplação do consórcio será um sucesso! Aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais!


O Que Fazer Apos Ter Seu Consorcio Contemplado

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os procedimentos posteriores à contemplação do consórcio. Saiba como funciona!

1. Escolha o bem a ser adquirido

No consórcio você tem a liberdade de escolher o bem que deseja adquirir após sua contemplação, desde que dentro da categoria contratada. Se o valor necessário para a compra exceder ao do crédito previsto, basta cobrir a diferença com recursos próprios.

2. Reúna a documentação 

Além dos documentos pessoais (CPF ou CNPJ e comprovante de endereço atualizado), também é necessário apresentar toda a documentação relacionada ao bem dado como garantia. Some-se a eles demais documentos indicados pela administradora.

3. Comprove sua renda

A renda pode ser comprovada por meio de contracheques ou extratos bancários dos 3 últimos meses. Conforme o caso, entram na lista a atual declaração do imposto de renda.

4. Apresente as garantias

Para ter acesso à sua carta de crédito, você precisa se comprometer com o pagamento das parcelas restantes do consórcio. Logo, o bem a ser adquirido ou outro, de valor equivalente, é usado como garantia.

5. Homologue os documentos

Em seguida, basta aguardar o período de análise da documentação. Uma vez que os documentos sejam aceitos, a administradora autoriza a continuidade do processo.

6. Finalize a compra

Uma vez que o processo esteja finalizado e que o bem a ser adquirido foi escolhido, é o momento de efetivar a compra do bem. Após a definição de todos os detalhes das negociações feitas com o vendedor, é necessário informar a administradora para que ela efetue o pagamento ao vendedor.

Com esse guia rápido e objetivo, você já pode se preparar para o momento da contemplação com bastante antecedência. Isso garante ainda mais rapidez ao processo de acesso à carta de crédito.

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o agora mesmo com seus amigos nas redes sociais!

 

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.