Infográfico

Planeje o orçamento! Veja 7 gastos de quem decide morar sozinho

Vai morar sozinho? Para se planejar e não passar aperto, confira quais são os principais gastos que você terá!

Planeje O Orcamento Veja Gastos De Quem Decide Morar Sozinho

Há muitas vantagens em morar sozinho, e a principal delas é a liberdade. No entanto, essa escolha também requer responsabilidade e organização financeira. Afinal, os gastos não serão mais divididos com outra pessoa, eles serão inteiramente seus.

Pensando nisso, reunimos 7 gastos que você terá ao decidir morar sozinho, para que possa se planejar. Confira!

1. Condomínio

Se você optar por morar em apartamento, terá que arcar com o condomínio. Esse dinheiro é usado para pagar manutenções e salários dos funcionários do prédio, como zeladores.

2. Aluguel ou parcela do imóvel

Esse é um gasto mensal e precisa ser coerente com o seu orçamento. Por isso, antes de assinar um contrato, verifique se poderá arcar com as parcelas, assim você evita problemas com dívidas.

3. Contas de consumo

Também são despesas mensais, mas o valor a ser pago varia de acordo com o seu consumo. As principais são: água, luz e gás.

4. Supermercado

Para controlar os gastos com supermercado, é interessante organizar as compras por semana. Assim, você saberá o que realmente precisa e não levará para casa alimentos em excesso, evitando que eles estraguem.

5. IPTU

Esse é um imposto anual cobrado pela Prefeitura. O valor varia conforme o imóvel e o bairro em que está localizado. Mesmo morando em apartamento, essa taxa deve ser incluída no orçamento.

6. Gastos opcionais

São aqueles que garantem mais conforto, mas que não são essenciais. Para economizar, algumas dessas despesas podem ser eliminadas, como as de TV por assinatura e telefone fixo.

7. Imprevistos

A Lei de Murphy não deixa barato, não é mesmo? Ao morar sozinho, provavelmente você terá que arcar com alguns imprevistos. Por isso, tenha uma reserva de emergência para evitar dores de cabeça.

Viu como morar sozinho requer responsabilidade e planejamento? Então, para se organizar e não ter problemas, confira 5 estratégias para pagar as contas em dia!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.