Saiba agora mesmo como fazer a manutenção do pneu estepe!

Rodar sem o pneu estepe ou em más condições de uso gera uma multa em dinheiro e pontos na CNH. Saiba como fazer a manutenção!
  • Atualizado em September 10, 2021
  • Publicado em September 10, 2021
  • Seu carro

O pneu estepe é um recurso obrigatório para todos os veículos em território nacional. A ausência dele pode gerar uma multa para o motorista, pois é uma situação que se enquadra no inciso X do artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

O estepe é um tipo de pneu substituto que serve como medida de segurança para os motoristas. É um componente extremamente necessário para se precaver de problemas nas estradas, afinal, é importante lembrar que pneus são frágeis.

Embora consigam absorver bem o peso de um veículo e o atrito com o chão duro, dentro deles existe um ar pressurizado que pode vazar com facilidade. Furado ou rasgado, o pneu perde a sua utilidade. Como isso pode acontecer a qualquer momento, é bom deixar o seu pneu extra sempre pronto para uso.

Quer algumas dicas de manutenção para o pneu estepe? Siga com a leitura e aproveite!

Confira o prazo de validade do pneu estepe

Não é todo mundo que sabe disso, mas o pneu estepe tem um prazo de validade ou vida útil de, mais ou menos, cinco anos. Após o vencimento, é natural que a borracha do pneu fique desgastada, ressecada e apresente rachaduras, mesmo você não fazendo uso desse recurso. Isso acontece por conta de fatores relacionados à umidade, pressão e variação de temperatura.

Quando o estepe começa a apresentar sinais de que está desgastado, o melhor a se fazer é substituí-lo por um novo. Caso não faça isso, estará correndo riscos. Pneus usados fora do prazo de validade perdem resistência e podem gerar acidentes nas estradas. Então, sempre que for calibrá-los, certifique-se das condições do estepe.

E para conhecer a validade exata, confira o DOT do pneu. Trata-se de uma sequência de 4 números que fica próxima ao número de série. DOT é uma sigla em inglês para Department of Transportation (Departamento de Transporte).

Os dois primeiros dígitos do DOT se referem à semana de fabricação do pneu. Os dois últimos, ao ano de fabricação.

Cuidado com o estepe careca

Sabia que rodar com pneu careca é infração grave? A norma está prevista no artigo 230 do CTB. Além da multa em dinheiro, o motorista ainda recebe cinco pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A mesma lei vale para o pneu estepe! Afinal, a função dele é substituir um pneu em más condições de uso. Sendo assim, ele não pode apresentar desgaste em nenhum nível. Conforme a regulamentação de trânsito vigente, um pneu precisa ter a profundidade de, pelo menos, 1,6 milímetros de sulco. Caso contrário, o motorista pode cometer uma infração de trânsito.

Uma boa maneira de evitar que o estepe fique careca é não usá-lo mais tempo do que o necessário. Lembre-se de que esse é um substituto dos pneus principais por um tempo breve. Então, quando o pneu de uso normal furar, esteja sempre pronto para colocar o estepe, mas vá até uma borracharia o mais rápido possível para consertar o pneu original.

Se você está pensando em comprar um carro usado, verifique se todos os pneus estão em boas condições, inclusive o estepe (caso tenha um). E se você for vender o seu carro, não deixe de ter esse cuidado antes de anunciá-lo.

Mantenha o estepe calibrado

Manter a calibragem do pneu estepe é o que garante que ele fique sempre pronto para o uso quando você mais precisar. É importante calibrar todos os pneus do carro a cada 15 dias, em média. Nessas ocasiões, vale a pena aproveitar para calibrar o estepe.

Mas lembre-se de que a pressão deve ser diferente! O estepe passa por uma maior perda de pressão, uma vez que não é usado com frequência. A melhor maneira de não errar nesse passo é verificar o manual do veículo para entender exatamente qual é a pressão ideal.

Use uma capa protetora

O estepe do carro é um recurso esquecido por muitos motoristas. No entanto, o seu uso, além de obrigatório, pode evitar acidentes e salvar vidas. Assim, para que ele fique em boas condições de uso, é preciso estar atento aos detalhes. A capa protetora é um bom exemplo.

Os motoristas de veículos que possuem o estepe na parte exterior, como acontece em SUVs, podem contar com uma capa protetora, que é uma borracha para proteger o pneu extra de chuva e outras intempéries.

Para escolher uma, considere alguns critérios. Por exemplo, veja se ela foi impressa com o material "silk screen", tecnologia que deixa a estampa resistente às variações ambientais.

Algumas marcas fornecem capas que podem até garantir uma defesa contra raios UV, capazes de desintegrar estampas de capas mais convencionais em pouco tempo. Capas com silk screen, por outro lado, conseguem manter as cores vivas, independentemente se for chuva ou sol.

Também verifique se a capa apresenta uma trava de segurança. Isso vai evitar que ela seja roubada quando você estacionar o carro ou parar em algum sinal de trânsito.

Por fim, não se esqueça de considerar o tamanho da capa. Pode parecer um mero detalhe, mas é importante que ela se encaixe não só nos pneus, mas também na área reservada para guardar o estepe do carro. É por isso que você encontra indicações de tamanho dos pneus e dos modelos do veículo nas embalagens do produto.

Vai trocar o estepe? Certifique-se do modelo

Percebeu a necessidade de trocar o pneu estepe? Ótimo! É importante ter atenção, porque o uso de modelos diferentes do indicado pode provocar prejuízos à direção devido à distinção de tração entre cada lado do veículo. Em caso de dúvidas, você pode ir até uma oficina credenciada pelo seguro e pedir ao mecânico que indique as especificações necessárias.

A manutenção do pneu estepe é uma regra importante para manter o carro em segurança e longe de multas. Então, sempre que você for checar como está o estado dos pneus principais, não se esqueça de verificar o estepe. Se possível, faça também a calibragem dele regularmente para garantir que esteja sempre pronto para uso.

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As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
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