Meu Primeiro Carro

A família vai crescer: entenda porque o carro de 7 lugares é uma opção

Quer mais conforto e espaço para sair com a família? Veja como os carros de 7 lugares são uma ótima opção!

Novos integrantes estão chegando e você quer aproveitar todos os momentos bons que só quem tem uma família grande sabe como são? Para isso, será preciso se adaptar à nova realidade. Já começou a pensar sobre o que vai fazer com sua casa, seu tempo e, especialmente, seu veículo? Pois é nesse momento que um carro de 7 lugares aparece como uma ótima opção!

Afinal de contas, o sedã que tão bem serviu até o momento vai se tornar incompatível com as novas necessidades da sua família. Com mais integrantes, o ideal é que o automóvel comporte todo mundo com a devida segurança e ainda consiga ser usado para os afazeres do dia a dia, não é mesmo?

Se estivermos falando de um bebê, as demandas conseguem ser ainda mais complexas! Isso porque será necessário não apenas aconchegá-lo em uma cadeirinha própria, mas também transportar uma série de utensílios necessários durante qualquer saída, como uma malinha com fraldas, mamadeiras e roupas sobressalentes, além de um carrinho para passeio.

Convencido de que seu carro atual pode não dar conta do recado? Então fique de olho nos próximos tópicos para encontrar a solução!

Considere um carro de 7 lugares como opção

Diante de tudo isso, trocar seu veículo por um maior se torna praticamente indispensável. Esse talvez seja o momento de considerar os carros de 7 lugares, viu?

Sucesso no mundo todo e com um número de vendas cada vez maior no Brasil, essa categoria tem conquistado cada vez mais famílias ao oferecer conforto, design moderno e, principalmente, praticidade para levar todos os integrantes de uma só vez. E foi pensando nisso que resolvemos separar aqui alguns dos principais motivos pelos quais um carro de 7 lugares desponta como a escolha ideal para uma família em crescimento. Confira!

Conforto para os passageiros

Tudo bem que uma família nem sempre tem 7 integrantes para ocupar cada um dos lugares disponíveis, mas quando todos estão juntos, mais eventuais cadeirinhas para as crianças ou algum outro passageiro, como um amigo dos filhos ou um avô, um automóvel comum de 5 lugares já se torna bastante desconfortável ou até mesmo insuficiente.

Por outro lado, comprar um carro maior permite que as pessoas se sentem cada uma em um lugar reservado, sem precisar disputar espaço com ninguém. Sem falar que, nesse caso, as cadeirinhas podem ser instaladas com muito mais facilidade, sem incomodar os vizinhos de viagem. Bem melhor, não concorda?

Segurança para todos

Como as acomodações são feitas de maneira ideal, com cada passageiro em seu devido lugar, a segurança para eles automaticamente aumenta. Afinal, nesse cenário todos os assentos contam com cintos de segurança. Em alguns modelos mais completos e luxuosos, aliás, podem existir até airbags para os passageiros.

Além disso, todos vão posicionados em assentos ergonômicos, que ajudam a evitar lesões no caso de movimentos bruscos do automóvel. Muito diferente dos carros menores, em que, muitas vezes, o assento do meio no banco traseiro é não apenas desconfortável, mas perigoso — principalmente para crianças.

Cadeirinhas para os filhos

Os carros de 7 lugares também são mais seguros e confortáveis para os bebês e as crianças de forma geral. Seus bancos mais largos e lugares bem definidos acomodam perfeitamente as cadeirinhas, sem ficar incomodando o passageiro ao lado.

Se você parar para pensar, vai logo chegar à conclusão de que isso ajuda inclusive a evitar confrontos entre irmãos. Em um carro menor, a falta de espaço pode incomodar. Nos veículos dessa categoria, no entanto, cada um se acomoda tranquilamente no seu assento, sem invadir o espaço do outro.

Amplitude do bagageiro

Apesar de terem, via de regra, um porta-malas pequeno no caso de lotação máxima de passageiros, os carros de 7 lugares podem sofrer adaptações, desmontando os bancos da última fileira para abrir espaço para mais bagagem. Em alguns modelos, essa questão é levada tão a sério que os assentos se encaixam no assoalho, a fim de não se perder nenhum espaço para malas. Em outros casos, é possível até removê-los.

Também não é nada incomum que os assentos da fileira do meio sejam montados sobre trilhos, facilitando assim a ampliação do bagageiro. Certas montadoras inclusive optaram por tornar os bancos do fundo retráteis, tudo pensando em simplificar a adaptação. Essas adequações fazem a capacidade do porta-malas dos carros de 7 lugares chegar a cerca de 2 mil litros, acredita?

É claro que todo esse espaço adicional faz com que os veículos dessa categoria sejam ótimos para transportar grandes compras de supermercado para a família toda, bem como para levar animais de estimação de maior porte ou mesmo carregar móveis novos das lojas para casa — para equipar o quarto do bebê que vai chegar, por exemplo.

Praticidade no embarque e desembarque

Para acomodar todos os assentos e oferecer um bom espaço interno sem que as dimensões externas do veículo ficassem exageradas, os carros de 7 lugares têm um teto mais alto. Isso facilita bastante o acesso aos bancos traseiros, simplificando o embarque e o desembarque. Outra característica que também ajuda na entrada e na saída de passageiros (principalmente os mais idosos e as crianças) é o assoalho rebaixado.

Além do mais, pela fileira do meio poder ser arrastada e os bancos serem dobráveis, é mais fácil para os pais instalarem e retirarem as cadeirinhas, acomodarem seus filhos e cuidarem da sua segurança. Alguns modelos contam inclusive com portas maiores ou corrediças para facilitar o acesso, características que fazem dessa a categoria perfeita para a família inteira!

Passeios em família

Imagine que os avós estejam passando um tempo com os netos ou os amiguinhos de seus filhos apareçam para brincar com eles. Vocês decidem, então, sair para comer. Logo veem que precisarão de 2 carros! É assim que um passeio divertido dá lugar a um verdadeiro transtorno: é preciso dividir as crianças nos veículos, encontrar 2 vagas para estacionar, gastar mais com combustível, preocupar-se em um seguir o outro e por aí vai.

Com um carro de 7 lugares, porém, toda essa dor de cabeça acaba! Esse tipo de veículo é ideal para um programa com a família inteira, acomodando todo mundo com conforto e segurança. Assim, todos podem ir juntos e aproveitar ao máximo o tempo do passeio sem preocupações desnecessárias.

Conforto para a estrada

Ao contrário do que muita gente pode pensar, não são só os passageiros que ganham com a conveniência dos carros de 7 lugares! Como o espaço para o motorista também é mais amplo, o veículo permite que ele fique em uma posição de direção confortável. Fica bem mais fácil, assim, passar horas dirigindo por uma rodovia para levar a família em uma viagem.

Lembrando que esses carros também são ótimos para viajar porque, fechando os bancos da última fileira, o porta-malas se torna bastante espaçoso. Cabe a bagagem de todos sem muito esforço! E o melhor: sem comprometer o conforto dos assentos do meio e da frente do veículo.

Além do mais, muitos modelos contam com opções de entretenimento para as crianças nos bancos traseiros, além de apresentarem ótimo rendimento na estrada por conta de sua aerodinâmica e da modernidade do motor.

Escolha um modelo de carro de 7 lugares para chamar de seu

Ao contrário do que acontecia no passado, atualmente são diversas as opções de carro de 7 lugares disponíveis no mercado. Mas qual escolher? Para ajudá-lo nessa pesquisa, listamos aqui 10 modelos. Confira as possibilidades e já vá montando sua lista!

1.Chevrolet Zafira

Um dos modelos mais populares entre os motoristas, o Zafira saiu de linha em 2012. Mas você ainda pode encontrá-lo no mercado de usados. Há quem indique especialmente as últimas versões, como a Elite 2.0. Essa é uma ótima opção para quem tem interesse na compra de um carro de 7 lugares, mas não está podendo investir em um zero quilômetro.

Em 11 anos de existência, esse carro sofreu poucas alterações, mas angariou uma legião de admiradores. Seu centro de gravidade é mais baixo e a suspensão é firme, o que garante maior confiança em velocidades elevadas. Além disso, o Zafira tem um porta-malas de 600 litros e 2 bancos retráteis que ficam guardados no assoalho quando não estão sendo utilizados.

2.Nissan Grand Livina

Ao contrário do Zafira, o Nissan Grand Livina conta com uma terceira fileira inteiriça de assentos que não pode ser retirada quando não está em uso. Em alguns momentos, portanto, perde-se espaço interno. Para compensar, o conjunto mecânico apresenta resultados eficientes em rendimento e consumo, chegando a marcar 8,5 quilômetros por litro de etanol no modelo automático de 4 velocidades.

A versão SL completa conta com ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro, sistema de som com MP3, regulagem de altura do volante, entre outros itens.

3.Fiat Doblò

O Fiat Doblò é uma multivan que provavelmente será descontinuada em breve, uma vez que já está fora da linha de montagem. No visual, o carro conta com grandes faróis duplos, grade cromada, para-choque reforçado, rodas de liga leve aro 15 ou 16 polegadas, retrovisores com ajustes elétricos e repetidores de direção, portas e vidros deslizantes, teto alto, suspensão elevada, limpadores dianteiros e traseiros e lanternas verticais, entre outras características.

A versão 2019 ainda conta com um painel completo, com rádio ou multimídia em posição elevada. O porta-malas, item indispensável para quem tem uma família grande, chega a ter 665 litros de capacidade sem os 2 assentos dobráveis.

4.Dodge Journey

Ao contrário dos outros modelos citados até aqui, o Dodge Journey ainda é vendido como zero quilômetro. O pacote de itens completo inclui ar-condicionado digital, revestimentos em couro, central multimídia e um porta-malas de até 483 litros, caso a terceira fileira esteja rebatida.

O modelo V6 3.6 Pentastar de 280 cavalos conta com câmbio automático de 6 marchas e oferece um bom desempenho, com aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em 8 impressionantes segundos!

5.Citroën Grand C4 Picasso

O Citroën Grand C4 é uma boa opção entre os modelos de carros de 7 lugares. Seu porta-malas conta com 130 litros quando todos os lugares estão ocupados e 575 litros quando apenas 5 pessoas estão no carro. O espaço interno é bom e o motor é o turbo de 165 cavalos.

A versão Intensive vem equipada com bancos parcialmente em couro, teto panorâmico e telas traseiras nos apoios de cabeça, o que confere pontos extras para quem tem crianças pequenas que precisam ser entretidas principalmente durante viagens mais longas.

6.Jac J6

A minivan da Jac Motors é bem equipada com airbag duplo, freios ABS com EDB, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, direção hidráulica, central multimídia com CD, MP3 e USB, além de bluetooth, bancos em veludo e assentos com ajustes modulares atrás.

O bagageiro é ponto alto do modelo, contando com 198 litros quando os assentos não estão rebatidos e com incríveis 720 litros se apenas 5 pessoas estiverem no carro. O motor é 2.0, 16V flex e câmbio manual que vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 11,9 segundos.

7.Chevrolet Spin

A Chevrolet trouxe o Spin para ficar no lugar do Zafira. Embora o novo modelo nunca tenha conseguido alcançar o sucesso do antecessor, essa não deixa de ser uma boa escolha. Apenas a versão LTZ dispõe de 7 assentos e conta com um pacote completo incluindo central multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, bem como câmera de ré.

Tem um conceito bastante familiar, prezando pelo conforto proporcionado por ar-condicionado, travas e vidros elétricos, alarme, bancos em couro, retrovisores com ajustes elétricos, faróis de neblina e rodas de liga leve. O bagageiro apresenta 199 litros com 7 pessoas ou 864 litros com a terceira fileira rebatida. O câmbio é automático de 6 marchas e o motor é 1.8 8V

8.Volkswagen Tiguan Comfortline

O Volkswagen Tiguan é o SUV da montadora alemã que tem versões com até 7 lugares. O modelo Comfortline tem motor 1.4 TSI de 150 cavalos de potência. Já o modelo R-Line entrega um motor 2.0 TSI de ótimos 220 cavalos de potência.

9.Peugeot 5008

O Peugeot 5008 é a versão de 7 lugares do 3008, um dos SUVs que mais fazem sucesso no Brasil. Ao contrário dos outros modelos, esse consegue aliar um design atraente com a qualidade de acabamento e mecânica que a Peugeot normalmente apresenta.

A segunda fileira conta com 3 bancos individuais e modulares, que podem ser dobrados e deslocados para frente sobre trilhos ou recolhidos para ampliar o bagageiro. Por falar nele, o porta-malas conta com até 780 litros com a segunda fila rebatida.

O motor é o 1.6 16V turbo de 165 cavalos e câmbio automático de 6 marchas. O desempenho também não decepciona: vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 10,3 segundos. Para tomar de 60 a 100 quilômetros por hora, precisa apenas de 5,5 segundos!

10.Mitsubishi Outlander Comfort

O Mitsubishi Outlander Comfort é a versão de 7 lugares do Crossover, modelo importado do Japão que entrega um bom nível de conforto e segurança para uma família grande.

Seu ar-condicionado dual zone, seus 9 airbags, bancos de couro com aquecimento nos dianteiros, controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa, porta-malas com abertura elétrica, entrada e partida sem chave, central multimídia com navegador GPS e câmera de ré são os grandes destaques dessa versão. Com motor 2.0 de 160 cavalos e transmissão CVT, ele simula as marchas para garantir economia de combustível ao dirigir.

Se sua família vai crescer e precisa de mais espaço, os carros de 7 lugares são ótimas opções, transportando todo mundo com conforto e oferecendo praticidade para que vocês aproveitem juntos os bons momentos da vida familiar!

Você está considerando adquirir um veículo desses? Então aproveite para saber se comprar um segundo carro é possível

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.