Meu Primeiro Carro

Descubra qual é a melhor época para comprar carro

Sabe qual é a melhor época para comprar carro? Essa escolha interfere diretamente no valor pago. Saiba mais sobre!

Ônibus ou metrô lotado e demora (ainda maior) para chegar ao destino são situações comuns vivenciadas por quem depende do transporte público. Mesmo que, vez ou outra, você possa utilizar o serviço de um motorista via aplicativo, há aquela sensação de dependência. Logo, falta liberdade, a qual só será conquistada após a aquisição do seu próprio veículo. Mas qual a melhor época para comprar carro?

Essa deve ser a pergunta mais frequente na mente das pessoas que realizam diversas contas para fechar o melhor negócio. Para isso, o mais recomendável é que você estude atentamente as formas de comprar um carro.

Outro aspecto indispensável em um bom planejamento para comprar um veículo é conhecer o momento do ano que favorece esse tipo de transação. É exatamente isso que nós esclareceremos a seguir. Confira!

Afinal, vale a pena comprar carro no início do ano?

De modo geral, a experiência mostra que janeiro e fevereiro tendem a ser bons períodos para comprar um carro. Isso se deve a alguns motivos centrais. O principal deles é a elevada quantidade de modelos disponíveis nos estoques das fábricas e concessionárias.

Como você deve imaginar, esses produtos precisam ser vendidos, mesmo que para isso a revendedora tenha de baixar os preços. No início do ano, o raciocínio de quem tem carros empacados no estoque é simples: conceder um bom desconto e conquistar o cliente. Enquanto agrada às pessoas interessadas, a loja também pensa em possíveis negociações futuras. Portanto, normalmente todas as partes envolvidas ficam satisfeitas.

Vale notar que, no início do ano, o consumidor fica altamente propenso a maneirar os gastos. Até os mais afeitos às compras impulsivas são convencidos a pensar muitas vezes antes da próxima aquisição.

As razões por trás de tanta cautela são mais que justificáveis. Afinal, logo depois da virada do ano há uma série de gastos que comprometem o poder aquisitivo de todos. É necessário se lembrar das cobranças relacionadas à matrícula escolar (própria ou das crianças) e aos impostos (IPTU e IPVA, por exemplo).

Em meio a tudo isso, é possível que você sinta a necessidade de comprar um carro. Além de todos aqueles fatores pessoais citados no início, talvez o veículo também seja usado para trabalho. Basicamente, isso significa que você terá de encontrar alguma solução, normalmente revestida de promoção.

Com tantas contas ao mesmo tempo, as pessoas preferem aguardar os meses seguintes — após o carnaval, geralmente. Isso quer dizer que os vendedores não se deparam com muitos compradores. Então, eles costumam aproveitar ao máximo cada oportunidade de venda que aparece.

Em resumo, os bons argumentos de barganha a favor do consumidor transformam o início do ano em um bom candidato à melhor época para comprar carro. Será realmente o período mais vantajoso? É o que veremos na sequência.

O meio do ano é um período favorável para comprar carro?

A metade do ano passa a ser interessante para comprar um carro se houver alguma crise generalizada no setor automotivo. Caso os resultados das vendas estejam muito abaixo da estimativa anual, é provável que as revendedoras concedam descontos. 

Afinal, com o desempenho ruim das vendas, a estratégia das lojas se volta para uma tentativa de minimizar as perdas inevitáveis após o fechamento do ano. 

Lembre-se que os últimos dias do mês tendem a ser melhores para negociar descontos devido às metas mensais dos estabelecimentos. Esse detalhe, inclusive, aplica-se em todos os meses do ano.

Comprar carro no fim do ano é um bom negócio?

Definitivamente, o fim do ano é a melhor época para comprar carro, e entender isso é bem fácil. O início do ano tende a ser favorável devido ao excesso de veículos estocados e à baixa procura. A partir de outubro até o fim de dezembro, o cenário se torna ainda mais oportuno para finalmente ter um carro na garagem.

O fim de ano é marcado por todo um movimento de descontos nos mais diversos setores. Além do clima natalino e colorido, os vendedores não perdem de vista as bonificações que podem receber. Para isso, eles devem bater as metas anuais de suas respectivas empresas.

Assim como outras áreas, a disputa entre os concorrentes do setor automobilístico é acirrada. Além de muitas opções de montadoras e modelos de carros, você tem à disposição mais de um ponto de revenda. Não raro, a competição acontece entre membros de unidades de uma mesma rede de revenda de veículos.

Isso acontece porque cada local tem a sua meta particular. Quanto mais próximo for o fim do ano e mais distantes estiverem as metas estipuladas no início, melhores serão os descontos. Assim, aquela oferta do meio do ano se torna ainda mais atrativa nas últimas semanas do período.

O fim de ano também coincide com o lançamento das novas versões dos carros de cada fabricante. Assim, as revendas de veículos aproveitam as circunstâncias para renovar o próprio estoque para o próximo ano. Os lançamentos também costumam vir com ótimos descontos.

Trata-se de mais uma estratégia para cativar um cliente antigo ou consolidar a relação com os próximos. Outro fator preponderante e que facilita a compra é a chegada do 13º salário. Com mais dinheiro em caixa, possivelmente será mais interessante antecipar a compra do carro.

O mais aconselhável é utilizar o salário extra para melhorar o montante aplicado na entrada do veículo. Com isso, você amplia mais ainda o seu poder de negociação. Como é possível notar, sobram motivos para comprar o carro no fim do ano.

Quais as melhores dicas para comprar um veículo?

Em termos de avaliação do produto, você deve ficar atento a todas às características desejadas em um bom carro. Diante disso, é interessante realizar algumas perguntas (a si e ao vendedor).

Primeiramente, é importante analisar se o carro em questão atende perfeitamente a todas as suas necessidades. Não adianta ter um belo carro se ele não oferecer um porta-malas condizente com o uso cotidiano, por exemplo.

A data e o modelo também são dois itens obrigatórios durante a avaliação de compra. Esses dois elementos dizem muito a respeito da própria vida útil do veículo. Quanto melhor você cuidar do carro, mais ele ficará livre de problemas. No entanto, isso depende muito do ano de fabricação. Não é recomendável adquirir um modelo inapropriado para a quilometragem de uso pretendida.

Outro ponto extremamente importante na hora de comprar um veículo é a análise dos quilômetros rodados por litro de combustível. Sim! Se você comprar um carro que consome muito combustível, toda a economia feita no ato da compra será desperdiçada. Uma última dica: pesquise muito antes de fechar negócio!

O fato é que você, como elemento central de todo o processo, deve enxergar as melhores oportunidades e negociar bastante. Agora que você já sabe qual é a melhor época para comprar carro, basta seguir todas as nossas dicas. Se quiser economizar mesmo e ter o carro dos seus sonhos, lembre-se que o consórcio é a melhor alternativa.

Não sabe como escolher o melhor consórcio? Baixe o nosso guia prático e gratuito sobre a escolha do melhor consórcio de carros!
Guia Pratico Faca A Escolha Do Melhor Consorcio De Carros Banner Artigo Blog

 

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.