Meu Primeiro Carro

Por que o consórcio de caminhonete é uma boa opção?

Confira neste post todas as vantagens que um consórcio oferece na hora de adquirir sua caminhonete!

O consórcio de caminhonetes é uma solução de crédito muito oportuna para quem deseja adquirir um veículo leve, mas não dispõe de recursos suficientes para fazer o pagamento à vista e nem deseja se submeter à burocracia e aosjuros dos financiamentos.

Neste artigo, você entenderá toda a praticidade desse sistema e as vantagens que ele oferece. Confira!

O consórcio de caminhonetes

O sistema de consórcios foi criado no início de 1960 por um grupo de funcionários do Banco do Brasil que queriam adquirir automóveis, mas não contavam com dinheiro suficiente para fazer a compra à vista.

A solução foi criar um fundo comum, que recebia depósitos mensais dos membros do grupo. Era esse fundo que garantia a liquidez das cartas de crédito que eram distribuídas entre os consorciados e que serviam para a aquisição dos veículos desejados.

A cada mês, para decidir quem deveria receber a sua carta de crédito, eram feitos sorteios.

Dessa maneira foi criado um sistema inédito no mundo que se mantém até hoje como a modalidade de crédito mais descomplicada e barata que há no mercado. Com o tempo, o consórcio também passou a ser utilizado para a aquisição de outros tipos de produtos e serviços, além de carros. Entre as várias modalidades, foi criado o consórcio de caminhonetes, que oferece inúmeras vantagens aos participantes. Conheça algumas, a seguir.

Baixo custo

Ao contrário do financiamento bancário, que impõe altas taxas de juros e outros custos que oneram o preço final do bem a ser adquirido, o consórcio de caminhonetes tem custo baixo para o consumidor.

Além do valor do veículo em si, o consórcio cobra taxa de administração, fundo de reserva e seguro (quando contratado), valores que visam o bom funcionamento do sistema. 

Dessa forma, a parcela que o consorciado paga a cada mês pode ser vista como um investimento, que tem como objetivo a aquisição da caminhonete desejada.

Baixa burocracia

No consórcio de caminhonetes não há burocracia ou dificuldade para que o contrato seja aprovado. Para aderir a um grupo, basta que o interessado apresente os documentos simples, como identidade e comprovante de endereço. No entanto, antes de fechar negócio, leia o contrato com atenção e tire todas as suas dúvidas com a administradora do serviço. Após a contemplação, documentos complementares podem ser exigidos, além do consorciado não ter restrições, visto que passará por uma análise para liberação do crédito.

Atualização do valor da carta de crédito

Como ocorre em todos os segmentos, o mercado de automóveis passa por variações que exigem a correção periódica das tabelas de preços dos veículos. Com isso, um sistema de crédito eficiente deve incluir esses reajustes nas parcelas, sem os quais não seria possível garantir a atualização do valor do bem a ser adquirido.

Essa é uma condição prevista no consórcio de caminhonetes, que atualiza o valor da carta de crédito sempre que há uma alta no preço do veículo por parte da montadora. Porém, como o preço total é diluído nas parcelas, os acréscimos não chegam a pesar no bolso do consorciado, mas garantem que o objetivo que ele tem seja alcançado.

Poder de compra à vista

Como já mencionamos anteriormente, ao ser contemplado, o consorciado tem acesso à carta de créditoDessa forma, o participante pode negociar com a mesma força que teria se estivesse com o dinheiro para fazer o pagamento à vista.

Assim, uma vez escolhida a caminhonete desejada, a administradora do consórcio repassa o valor do bem ao vendedor.

Planejamento e formação de patrimônio

Também já vimos que esse sistema pode ser considerado um tipo de investimento. Uma vez que existem inúmeros planos, com prazos variados de pagamento, o consórcio permite que você planeje o valor das parcelas que gostaria de pagar e contrate um serviço que se encaixe ao seu perfil.

Da mesma forma existem consórcios para veículos de todos os preços, o que possibilita que você planeje o valor da caminhonete que deseja adquirir.Assim, você consegue prever um acréscimo significativo ao seu patrimônio sem qualquer atropelo.

Contemplação antecipada

Além dos sorteios da carta de crédito, que são realizados mensalmente, o consórcio ainda possibilita que você oferte lances.

O lance nada mais é que a antecipação de algumas parcelas do consórcio. Existem dois tipo de lance, o livre e o fixo.

No lance livre, é aceito qualquer valor ou percentual escolhido pelo consorciado, normalmente vence quem ofertar o maior lance. Em caso de empate, a administradora fará um sorteio para determinar o contemplado.

O lance fixo estipula um valor (ou percentual) preestabelecido, determinado em contrato. Se mais de uma pessoa ofertar o lance fixo é realizado um sorteio para definir o contemplado.

Nos dois casos você só paga o lance se ele for o vencedor.

Liberdade de compra

Como a carta de crédito tem a mesma liquidez do dinheiro, você poderá utilizá-la da maneira que desejar (de acordo com as normas estabelecidas em contrato), ainda que não seja para adquirir aquele veículo específico que havia planejado inicialmente.

Isso significa que, desde que o bem seja da mesma categoria do consórcio adquirido, você poderá alterar o modelo que será comprado — se, por algum motivo, os seus interesses ou necessidades sofrerem mudanças ao longo do tempo em que estiver pagando o consórcio.

Ficou claro que o consórcio é uma excelente alternativa de crédito, que lhe permitirá adquirir uma caminhonete com muita facilidade, certo? Porém, para que você tenha a segurança de poder usufruir todos os benefícios que citamos aqui, é indispensável contratar uma administradora de confiança, como a Racon Consórcios.

Da mesma forma, é importante que você faça um bom planejamento financeiro, considerando os valores que pretende pagar a cada mês no seu consórcio de caminhonetes. Então, que tal buscar as informações necessárias fazendo uma simulação em nosso site? Confira!

Simule Seu Consorcio

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.