Meu Primeiro Carro

Qual é a vida útil de um pneu e quais cuidados tomar?

Aprenda em nosso post quais são os principais cuidados com os pneus do carro e como garantir sua durabilidade.

A manutenção preventiva é fundamental para garantir o melhor desempenho e a segurança de um automóvel. E um dos itens que precisa de cuidado e substituição de tempos em tempos é o pneu.

Você sabia que a vida útil de um pneu varia de acordo com o uso do carro, as condições de tráfego e também a forma que o veículo é conduzido? E mais: algumas atitudes podem fazer com que ela seja prolongada!

Se você quer saber como cuidar bem dos pneus do seu carro e garantir o maior rendimento, continue acompanhando este artigo. Apresentaremos as principais informações sobre o tema. Confira!

Qual é a vida útil de um pneu?

Diversos fatores podem aumentar ou diminuir o tempo de vida de um pneu. Estima-se que em um carro de passeio essa peça deve durar de 40 a 60 mil quilômetros até o momento da troca.

Em alguns casos, como os de condução frequente por terrenos acidentados e estradas de terra, pode ser necessário realizar a substituição na metade da quilometragem média. Por isso é sempre importante conferir o estado de cada um dos pneus e fazer revisões com regularidade.

Como assegurar a durabilidade dos pneus?

Deve-se ficar atento com os pneus e tomar alguns cuidados para garantir sua longevidade, visto que o mau uso pode gerar despesas inesperadas. Veja a seguir 5 boas práticas para aumentar a vida útil dessas peças.

1. Preste atenção no recalibramento do pneu

O motorista deve calibrar os pneus de acordo com o manual do proprietário ou em um intervalo aproximado de 15 dias. Uma boa prática é fazer essa verificação, também, antes de viajar longas distâncias.

A manutenção da pressão adequada é extremamente importante. É necessário verificar os pneus que estão em uso e calibrar o estepe. Afinal, ele deverá estar pronto para uso em caso de algum acidente.

O calibre correto é definido conforme a quantidade de carga do veículo, geometria do pneu e prescrições do fabricante. A pressão alta demais é perigosa, podendo causar o rompimento da peça, além de reduzir a área de contato com o solo e prejudicar a frenagem de emergência. Já a baixa pressão provoca uma redução de até 30% na vida útil de um pneu, além de diminuir a precisão da direção, o que pode causar acidentes graves.

2. Fique atento à forma como dirige

O motorista também interfere na vida útil de um pneu. Quem dirige fazendo frenagens bruscas, passando por muitos buracos e com velocidade excessiva acaba prejudicando a peça, que, consequentemente, precisará de mais manutenções. Evitar exageros na direção pode fazer você economizar!

3. Escolha o tipo de pneu correto

Comprar um pneu específico para alta performance e usá-lo na cidade, ou vice-versa, pode ser uma péssima ideia. Tente encontrar um equilíbrio entre tipos de terreno, clima predominante e uso do carro. Em caso de dúvidas leia as indicações do manual ou procure seu mecânico.

4. Adquira pneus em fornecedores de confiança

Para garantir que os pneus tenham boa durabilidade e sejam seguros é importante adquiri-los de fornecedores confiáveis, que vendam peças novas e de marcas reconhecidas no mercado.

A escolha do local onde você vai efetuar a compra é relevante porque o armazenamento interfere muito na vida útil de um pneu. Quem compra em locais que não têm um estoque limpo, organizado e disposto de acordo com as normas do fabricante perde em longevidade antes mesmo de fazer a instalação.

O ideal é conservar os pneus em um local coberto, seco e arejado. Caso eles fiquem guardados por mais de 4 semanas, devem ser colocados em prateleiras na posição vertical, a pelo menos 10cm de altura.

5. Realize manutenções adequadas

Para cuidar dos pneus é importante manter a pontualidade no alinhamento, balanceamento e rodízio. Além de realizar a manutenção periódica de acordo com o manual do veículo, procure um mecânico sempre que perceber algum sinal ou barulho diferente.        

As aplicações de produtos nos pneus também devem ser feitas com responsabilidade, com mecânicos de confiança que prestem serviço profissional. É melhor evitar as intervenções estéticas caseiras, especialmente aquelas à base de petróleo. Essas práticas podem afetar a borracha.

Quais problemas são causados por pneus irregulares?

Além de ser um componente essencial para o uso do automóvel, o pneu também interfere no desempenho e na segurança. Por isso, é importante ficar atento às condições de conservação durante a direção e realizar a manutenção adequada.

A falta de balanceamento dos pneus pode alterar a qualidade da experiência do motorista e prejudicar a estabilidade do veículo na via. A substituição parcial também pode acarretar problemas de balanceamento.

Procure sempre comprar pneus com especificações de acordo com o manual do proprietário. Mesmo que não encontre da mesma marca, confira se a medida, material, índice de carga e velocidade são semelhantes. Não esqueça de deixá-los alinhados no mesmo eixo.

Ainda que sem desgaste por uso, a borracha tem validade máxima de 5 anos. Depois desse período é necessário realizar a troca, pois não há mais garantia de resistência estrutural, e isso pode causar acidentes.

Para conferir a validade da borracha basta identificar o final da numeração que está depois das letras DOT na lateral dos pneus. Os 4 últimos números indicam a data de fabricação, 2 dígitos para a semana e 2 para o ano.

Por fim, eles devem ser substituídos assim que o sulco ou friso tenha profundidade inferior a 1,6mm, o que indica desgaste. A necessidade de troca também pode ser aferida pela altura do indicador de desgaste TWI, que fica entre os sulcos e deve ser sempre mais baixo que eles.

Pneus com alto desgaste correm maior risco de estouro, aquaplanagem, além de proporcionar dificuldades na frenagem.

O motorista deve tomar cuidado e fazer as manutenções adequadas para garantir a maior vida útil de um pneu. Uma condução responsável reduz as chances de acidentes e evita os gastos com uma manutenção corretiva.

Agora que você já entende tudo sobre a vida útil de um pneu, aprenda mais sobre alinhamento e balanceamento, para que servem e quando devem ser feitos!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 18 de Outubro de 2018

vida útil de um pneu vida útil de um pneu pneus do carro pneus do carro

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.