Meu Primeiro Imóvel

Ampliação de imóvel: dicas para economizar e ter um bom resultado

Quer ampliar o imóvel e não sabe como economizar? Leia o nosso post de hoje e fique por dentro das melhores dicas!

Ter a casa própria ainda é o sonho de muitos brasileiros. Aqueles que alcançam esse objetivo sempre têm em mente alguma alteração em suas residências. Seja para aumentar o tamanho da sala, criar um banheiro, reformar o quarto do casal ou mudar a disposição dos ambientes, é fundamental estar preparado para aproveitar as oportunidades do mercado da construção civil.

Os momentos de crise exigem muita cautela e atenção antes que qualquer atitude seja tomada. Em meio a esse cenário, algumas pessoas ficam na dúvida sobre a ampliação ou a compra de um novo imóvel.

A primeira situação é a mais vantajosa, pois exige o menor investimento financeiro e possibilita a criação de ambientes e cômodos adequados as suas necessidades.

Desse modo, este post vai lhe mostrar importantes dicas para economizar e ter um bom resultado na ampliação de imóvel. Confira a seguir.

Conheça os motivos da ampliação do imóvel

Muitas reformas ficam mais caras do que o esperado, pois quem as realiza não sabe o que quer logo de início. Por mais que pareça óbvio, muitas pessoas já começam a comprar os materiais e a contratar funcionários antes mesmo de saber o que desejam fazer.

Lembre-se de que aquilo que começa errado tem grandes chances de trazer péssimas consequências financeiras e tirar muitas de suas noites de sono.

Nessas horas, você deve conhecer os desejos de sua família e como é possível melhorar a rotina de todos com mudanças em sua residência. Portanto, analise muito bem o espaço que sua casa tem hoje e crie um escopo para guiá-lo em suas decisões.

Faça o planejamento da obra

Após definir os objetivos da ampliação de imóvel, você deve criar um planejamento financeiro e um cronograma das atividades a serem realizadas. Você coloca o sucesso da obra em perigo ao se esquecer dessas importantes etapas.

Faça uma lista dos cômodos que serão alterados e os coloque em ordem. Evite começar as mudanças em todos os ambientes de uma vez, já que isso pode tirar o seu foco e fazer com que você acabe se esquecendo de algum detalhe.

Essas atividades são essenciais para que você tenha o controle de tudo o que acontece e que o prazo estipulado para a entrega da obra seja atingido com facilidade.

Acompanhe o mercado

A construção civil é uma área que passa por mudanças e evoluções a todo momento. Provavelmente, você não deve ser um profissional desse setor, não é mesmo? Por isso, você pode se sentir um pouco perdido no início. Tenha calma e tranquilidade nessas horas, já que isso é natural.

Esses desafios podem ser superados com simples atitudes em sua rotina. Com uma pesquisa na internet, é possível encontrar blogs, revistas e canais de vídeos com as opiniões dos especialistas sobre os assuntos mais importantes para a ampliação de um imóvel.

Fique de olho nas tendências do mercado da construção civil e faça de tudo para utilizá-las em sua casa. Assim, você pode ter um imóvel acessível, seguro e de muita qualidade para toda a sua família.

Trabalhe com profissionais especializados

A atuação de engenheiros e arquitetos é indispensável para o sucesso de uma ampliação de imóvel. Eles são profissionais capacitados e preparados para utilizar as melhores técnicas e soluções que a engenharia civil pode oferecer.

Além do mais, a equipe de execução deve ser formada por pedreiros, carpinteiros, pintores e outros trabalhadores que saibam respeitar as normas de segurança e que seguem os projetos a risca.

Dessa forma, conte com um time de profissionais alinhados aos seus objetivos e evite problemas que atrapalham as atividades em sua reforma. Escolha aqueles que saibam utilizar o diálogo como uma ferramenta para transmitir informações e criar um ambiente saudável.

Não se esqueça de participar das reuniões e fique atualizado em relação ao andamento das atividades. Tire também todas as suas dúvidas e saiba avaliar a qualidade dos resultados finais.

Escolha um bom fornecedor

A construção civil está repleta de materiais e soluções inovadoras. Cada uma delas tem funções e características específicas que devem ser respeitadas e utilizadas de maneira correta.

Pensando nisso, tentar economizar e comprar o material mais barato pode ser uma péssima ideia. Assim como comprar produtos e equipamentos desnecessários.

Portanto, trabalhe com um fornecedor que tenha um ótimo custo-benefício. Ele deve oferecer produtos de qualidade e que não extrapolam o orçamento de sua ampliação. Sempre tente negociar e encontre o melhor preço do mercado.

Tenha todos os documentos em mãos

Todas as alterações no apartamento devem ser analisadas por um profissional especializado no assunto. Ademais, certas documentações devem estar em dia e normas precisam ser seguidas. Confira alguns de seus exemplos abaixo:

- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART): documento emitido por um arquiteto ou engenheiro civil para reformas e obras. Ela é relacionada ao conselho profissional que regulamenta as atividades. Seu principal objetivo é garantir a segurança das pessoas e das estruturas físicas envolvidas;
- alvará de reforma: certas prefeituras exigem esse documento quando acontecem mudanças na volumetria, estrutura e área edificada do apartamento. Então, saiba como é a legislação de sua cidade antes de iniciar as atividades;
- laudo de especialista: os condomínios podem exigir uma análise técnica das alterações a serem realizadas na ampliação do imóvel. Com isso, o síndico pode autorizar a obra ou até mesmo proibi-la em casos mais extremos.

Escolha uma forma de pagamento que caiba em seu bolso

A questão financeira é umas das mais importantes para a ampliação de imóvel. Fazer uma reforma que está fora dos seus padrões econômicos não traz bons resultados. Nessas situações, um consórcio pode ser uma ótima escolha para você.

Com ele, é possível optar por um plano com parcela integral ou reduzida, fazendo com que você adeque as formas de pagamento a sua situação socioeconômica. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser utilizado para a oferta de um lance, amortizar parcelas ou quitar o saldo devedor.

Quer aprender ainda mais sobre as melhores práticas de ampliação de imóvel? Leia noss artigo sobre consórcio imobiliário e saiba como essa pode ser uma boa alternativa para planejar a sua reforma!