Meu Primeiro Imóvel

Comprar casa mobiliada vale a pena? Veja os prós e contras!

Veja quais são as vantagens e desvantagens de comprar uma casa mobiliada e faça a melhor escolha para você!

Adquirir uma casa já mobiliada pode ser uma excelente ideia para algumas pessoas, mas não para outras. Então, como saber o que funciona melhor para você? Pensando em ajudá-lo com essa escolha, nós preparamos este post.

Continue a leitura e saiba mais sobre os prós e contras de comprar uma casa mobiliada!

Vantagens

Praticidade

A principal vantagem da casa já mobiliada é não precisar se preocupar com a compra de itens que demandam bastante tempo durante a escolha e entrega, como sofá, geladeira, entre tantos outros.

A casa já estará pronta para morar assim que você for viver nela, ou seja, não será necessário passar um período sem itens básicos, como fogão e cama.

Além disso, essa opção também dispensa o deslocamento de móveis de um ponto para outro. Isso é particularmente vantajoso no caso de apartamentos, pois evita o transtorno de transportar os seus móveis escada acima, pelo elevador ou por içamento.

Estilo

Geralmente, as casas já mobiliadas são criadas por profissionais como arquitetos e decoradores. Dessa forma, você terá um resultado muito mais bonito do que se fosse escolher sozinho os móveis e itens da casa.

Se o estilo agradá-lo, você terá a sorte de comprar sua casa dos sonhos já pronta, sem precisar lidar com reformas, instalações e medições de espaço.

Espaço

Às vezes, não temos a noção correta do espaço que nossos móveis ocupam. Quando se escolhe uma casa mobiliada, não é preciso ter essa preocupação, pois a maneira como ela se encontra antes da compra é como ela ficará.

Assim, não é preciso ter medo de escolher um sofá bonito e ele não passar pela porta, ou de o espaço de um quarto ser insuficiente para todos os móveis. Você já terá uma noção de como é feito o aproveitamento do espaço antes da compra.

Além disso, se a decoração foi feita por profissionais, o espaço já estará o mais otimizado possível. Sendo assim, será possível ocupá-lo de maneira harmoniosa, sem precisar bloquear o acesso a portas e janelas ou dificultar a passagem.

Gastos

Você economizará muito com a mudança, além de não correr o risco de ter móveis danificados pelo transporte.

Também não será necessário comprar itens temporários (como um colchão inflável) para utilizar até que seus itens básicos sejam entregues pela loja.

Além disso, como você já terá geladeira, fogão e outros eletrodomésticos não precisará gastar comendo fora e nem terá que fazer compras com muita frequência, pois você já terá os aparelhos necessários para preparar e armazenar os alimentos.

Desvantagens

Preço

Quando a casa já está mobiliada há uma grande valorização no preço — principalmente se os móveis são de qualidade e estão bem conservados. Por isso, é importante que você leve em conta esse valor adicional na hora de tomar uma decisão.

Muitas vezes, vale a pena pagar a mais para ter a comodidade de uma casa já decorada com itens de boa qualidade. Outras, o valor cobrado pela mobília é excessivo, de modo que é melhor comprar a casa vazia e ir mobiliando você mesmo.

Estilo

O estilo da casa pode ser uma vantagem ou uma desvantagem. Isso porque pode acontecer de você gostar muito da estrutura do imóvel, mas não do interior.

A maioria das casas que são vendidas já mobiliadas e decoradas é de alto padrão e bom gosto. No entanto, você pode acabar se deparando com imóveis cheios de móveis velhos, mal conservados e fora de moda.

É preciso estar atento a vendedores desleixados, que aparentam anunciar a casa mobiliada só para se livrar de itens que eles não querem mais. Se você gostar de um imóvel, mas for esse o caso, tente negociar para comprar somente a casa, sem os móveis e objetos.

Objetos

A casa já mobiliada é perfeita para quem está se mudando para o próprio imóvel pela primeira vez, para quem tem poucos móveis em bom estado e para quem está indo morar em uma cidade distante, de modo que não valha a pena pagar pelo transporte dos móveis antigos.

No entanto, se você já tem muitos móveis de boa qualidade e deseja mantê-los, é preciso ter em mente que nem sempre haverá espaço suficiente para eles. Nesse caso, busque uma casa semi mobiliada, que tenha itens que complementam aqueles que você já tem.

Se você deseja fazer somente algumas substituições, é preciso conversar com o proprietário antes de fechar o negócio. Vocês podem concordar em vender alguns dos móveis originais, por exemplo.

Defeitos

Antes de fechar negócio, você certamente verificará se todos os móveis e eletrodomésticos estão em bom estado e funcionando corretamente. No entanto, pode acontecer de eles terem falhas e defeitos que só aparecem depois de algumas semanas.

Mesmo que tudo pareça novo e bem conservado, não há como saber qual era o padrão de uso do morador anterior, se o produto veio com algum problema que foi mascarado.

Por isso, apesar de ser prático não ter que comprar a sua própria mobília, também há a desvantagem de não conhecer vícios ocultos e não saber se o objeto ainda está dentro da garantia.

Adquirir uma casa mobiliada é uma excelente escolha se você encontrar um imóvel que tenha o estilo perfeito para você e sua família. Também é muito conveniente para quem não tem muitos móveis para levar para a nova casa, ou está se mudando para uma cidade muito distante e o valor pago para transportar seus móveis antigos não compensa.

Se você é o tipo de pessoa que prefere mobiliar a casa exatamente do seu jeito, mesmo que isso leve mais tempo, comprar casa mobiliada talvez não seja a melhor opção. Se o preço é uma questão importante, também.

Isso porque costuma ser muito mais barato comprar seus próprios móveis. Além disso, é possível recorrer a parcelamentos, aguardar por promoções e pesquisar o preço de um mesmo item em várias lojas.

Se você gostou deste post, veja também os aplicativos de decoração que ajudarão a planejar a casa nova.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.