Meu Primeiro Imóvel

Decoração da sala: inspire-se e transforme o seu ambiente com estas 10 dicas

Quer ideias para mudar a decoração da sala? Então, confira nossas dicas e comece já a planejar o ambiente!

Investir na decoração da sala é essencial para garantir que a sua casa ou apartamento não só seja agradável de viver como tenha um estilo incrível e com a sua cara! Você pode planejar a decoração do cômodo antes de se mudar para um novo imóvel ou simplesmente renovar a sala quando sentir a vontade de fazer mudanças no ambiente em que já vive.

Entre os pontos de atenção na hora de transformar o cômodo estão escolher um estilo de decoração que tenha a ver com você, planejar bem a disposição dos móveis e definir as cores das paredes com sabedoria. Ficou curioso para saber mais? Então, continue lendo e saiba como atualizar a decoração da sala com estas 10 dicas incríveis!

1. Descubra o tamanho do espaço

O primeiro passo para acertar na decoração da sala é entender o espaço que você tem disponível. Afinal, de nada adianta comprar um sofá lindo e não ter um lugar grande o suficiente para ele no cômodo.

Antes mesmo de sair às compras, anote todas as medidas da sua sala. Pensa em colocar um sofá encostado na parede? Use uma trena e saiba exatamente qual é o espaço que você tem disponível para o móvel.

Ter em mãos as medidas do cômodo evita que você compre móveis grandes demais para o ambiente ou, até mesmo, acessórios em excesso para o espaço.

2. Pense na função do ambiente

Outra dica para você acertar na hora de transformar a sua sala no cômodo dos seus sonhos é entender a forma como o espaço é utilizado.

O cômodo costuma ser usado por toda a família para ver TV ou é utilizado apenas para receber visitas? A sala é apenas de estar ou, também, de jantar? Responder a essas perguntas ajuda na hora de escolher os móveis e acessórios para compor a decoração.

Uma sala que é amplamente usada por toda a família pede uma decoração mais funcional e poucos acessórios para não atrapalhar a circulação. Já em um cômodo utilizado apenas de vez em quando, para receber convidados, pode valer a pena investir em itens mais delicados e sofisticados.

3. Defina um estilo de decoração

Para renovar ou criar a decoração da sala, é importante definir a linha que você gostaria de seguir. Além de buscar algo que converse com o restante da casa, garanta que a tendência reflita o seu perfil e estilo de vida.

Mais do que isso, descobrir o estilo de decoração ideal e que combina com você ajudará a escolher a mobília com mais precisão. Também evitará a compra de objetos e acessórios que destoam do ambiente, fazendo com que ele fique confuso, desorganizado ou poluído visualmente.

Para ajudar você nessa definição, listamos os principais estilos de decoração e contamos um pouco sobre cada um deles. Conheça algumas opções:

- clássico: em que móveis e acessórios seguem uma linha mais tradicional, atravessando séculos;
- oriental: composto por móveis mais baixos e com elementos como futons, pufes e esteiras;
- escandinavo: que aposta em cores neutras, móveis funcionais e muitos elementos naturais;
- industrial: que tem entre as suas características paredes com tijolos e vigas aparentes, além de muito concreto e metal;
- campestre ou rústico: uso de elementos naturais e mobília que lembra as casas de campo, priorizando a madeira, as estampas florais e o couro;
- minimalista: atende às pessoas que buscam praticidade, simplicidade e organização, por isso pede o uso de móveis funcionais e linhas retas, além das cores neutras;
- moderno ou contemporâneo: prioriza a mistura de materiais, aliada a cores suaves e aposta em objetos de decoração com traços retos;
tropical: esse é para quem gosta de cores e alegria, escolhendo pelo menos três ou quatro tons que deverão ser usados nos tecidos, nas paredes e nos móveis, além de plantas que levarão vibração ao ambiente.

4. Atualize a pintura das paredes

A cor das paredes faz toda a diferença para acertar na decoração da sua sala. Tons mais claros são perfeitos para quem mora em um apartamento pequeno e quer que o cômodo pareça maior.

Quem deseja atualizar o ambiente e deixá-lo mais moderno, pode considerar ter apenas uma parede em uma cor forte, como turquesa ou roxo. Se seguir por esse caminho, lembre-se de ter isso em mente para compor o restante da decoração, sempre de acordo com o estilo escolhido.

5. Tenha atenção especial ao sofá

Quando o assunto é decoração da sala, o sofá é uma das principais estrelas. Por isso, é importante definir a posição do móvel no cômodo. É essencial que ele não ocupe um espaço muito grande para não dificultar a circulação e, ao mesmo tempo, seja confortável.

Na hora de definir a cor, considere que os tons mais claros dão a impressão de que o ambiente é mais amplo, enquanto os escuros funcionam para delimitar o espaço. Pense, também, que o sofá deve seguir o estilo de decoração proposto para a sua sala. Por fim, o conforto está ligado ao seu uso: vai receber visitas sempre ou ele será usado mais para assistir à TV?

Portanto, ao escolher o seu sofá considere três pontos principais:

- conforto;
- proporções;
- funcionalidade.

6. Escolha os móveis com sabedoria

Depois de definir o estilo da decoração, bem como a peça-chave do ambiente (o sofá), chega o momento de buscar os outros móveis que vão compor o espaço. Assim, é importante que os itens sejam compatíveis com as demais escolhas e que tenham os tamanhos certos.

Quem tem um apartamento pequeno, por exemplo, pode apostar em móveis que exerçam mais de uma função, como um baú que, além de guardar jornais e revistas, também serve de banco ou mesa de centro. Além disso, quem não tem muito espaço disponível pode se beneficiar dos móveis planejados, feitos especialmente para compor o ambiente.

No entanto, caso não queira investir em móveis novos, uma boa opção é reformar as peças que você já tem. Muitas vezes, uma poltrona antiga ganha uma nova vida depois de passar pelas mãos de um estofador e uma estante fica com cara de nova depois de uma demão de tinta ou verniz.

7. Brinque com os acessórios

Uma das partes mais divertidas de decorar a sala é escolher os acessórios para compor o ambiente. Quem optar por móveis e paredes claras, por exemplo, pode investir em almofadas, tapetes e quadros coloridos, para quebrar a monotonia.

Uma boa dica é definir uma paleta de cores para o espaço e optar por objetos que combinem e agreguem ao ambiente.

Na hora de escolher os acessórios para a sua casa, não deixe de considerar espelhos para tornar o ambiente mais amplo, além de itens como plantas e vasos para compor um espaço mais moderno e agradável para a sua família.

8. Invista na iluminação

Uma iluminação aconchegante faz toda a diferença em uma sala. Por isso, tenha atenção especial a esse ponto, escolhendo lâmpadas adequadas para valorizar os seus móveis e o espaço como um todo.

Pendentes e luminárias são indispensáveis para quem quer criar um ambiente acolhedor. Então, invista sem medo!

9. Alegre o ambiente com plantas

Há uma série de benefícios em usar plantas na decoração da sua sala. Além de dar mais leveza, frescor e beleza ao ambiente, elas podem até mesmo ser terapêuticas. Afinal, passar uma parte do seu dia cuidando das plantas pode ser prazeroso, e ver como elas se desenvolvem dá uma sensação incrível de satisfação pessoal.

Você não precisa ter medo de colocar plantas na sala, mesmo se não tiver uma varanda, onde elas poderão tomar sol mais diretamente. Há algumas espécies que são ideais para os ambientes internos, justamente por não precisarem de muita água ou de luz direta. Portanto, vale a pena pesquisar quais são elas e escolher as ideais para a sua casa.

10. Procure ajuda profissional

Muitas vezes, vemos tantas referências incríveis de decoração para a sala em revistas, blogs e redes sociais, que podemos nos perder e acabar misturando estilos que, nem sempre, deixarão o ambiente harmônico, da maneira como imaginamos. Por isso, contratar um profissional para essa tarefa não deve ser encarado como um gasto desnecessário.

Afinal, além de entender exatamente o que deve fazer para realizar a sua visão para decorar a sala, o decorador ou o designer de interiores tem experiência para identificar quais são as cores e os tipos de móveis e objetos que poderão compor o cômodo da forma como você deseja. Outro ponto positivo é que esses profissionais costumam conhecer os fornecedores que levarão a você o melhor custo-benefício na hora das compras.

Como visto, entender o espaço disponível, escolher um estilo que agrade a você e a sua família e pensar na função do ambiente estão entre as dicas para acertar na decoração da sala. Para renovar ou criar um cômodo do zero, considere pontos como o investimento que está disposto a fazer e as prioridades na hora de decorar.

Antes mesmo de sair para as compras, faça um planejamento do ambiente, considerando espaços de circulação e móveis que considera indispensáveis. Por fim, tenha em mente que menos é mais. Portanto, consuma de forma consciente e considere reaproveitar móveis antigos para criar um cômodo que tenha a sua cara sem ter que gastar mais do que pode.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre o assunto? Então, confira também este post com os principais aplicativos de decoração que ajudarão a planejar a casa nova.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.