Como contratar o decorador ideal para sua casa?

Para contratar um bom decorador é preciso avaliar muitos fatores. Para não ter dúvidas, veja como fazer essa escolha!
  • Atualizado em June 14, 2019
  • Publicado em June 14, 2019
  • Seu imóvel

A decoração da casa não tem a ver apenas com a estética. Além de transmitir a personalidade dos moradores, é uma forma de aproveitar melhor o espaço, ter conforto e grande sensação de bem-estar. Então, já pensou em contratar um decorador para a tarefa?

Com uma atuação profissional, dá para conquistar harmonia de cores e móveis, uma boa disposição e até economia. Ao mesmo tempo, tudo isso só é obtido ao ter o apoio de um especialista. Como não faltam opções no mercado, é preciso ser criterioso ao escolher quem vai cuidar do seu lar, doce lar.

Quer descobrir como tomar essa decisão? Veja algumas dicas para contratar o melhor decorador!

Tenha uma ideia do que deseja

Antes mesmo de sair à procura de um profissional, é interessante pensar no que você deseja para o seu espaço. É claro que a opinião de um decorador vai trazer melhores conceitos e amarrar tudo para criar ambientes incríveis, mas o ideal é já saber por qual caminho planeja seguir.

Quer aproveitar uma decoração minimalista? Ou o seu estilo é industrial? Pretende dar um toque moderno à casa? Além do estilo, também vale definir quais mudanças você está disposto a fazer e até qual é o seu orçamento para comprar móveis e executar o restante do projeto.

Dessas ideias iniciais, muitas não estarão no projeto final. No entanto, servem de ponto de partida para encontrar o decorador que é capaz de aprimorá-las e colocá-las em prática.

Confira o portfólio do profissional

Depois de ter uma noção do que deseja, busque decoradores com o seu estilo favorito. Normalmente, os profissionais se especializam em algumas áreas (como cozinha e sala de estar) ou nas combinações de cores e elementos. É por isso que já entender o que você procura é importante.

Para ter certeza da qualidade do trabalho, não abra mão de conhecer o portfólio do decorador. Veja como ficaram os seus últimos projetos, identifique quais materiais foram usados e se o acabamento atende às suas expectativas.

Além de explorar o estilo e a personalidade do profissional, essa análise dos trabalhos passados aumenta a segurança na hora de contratar o decorador ideal para a sua casa.

Procure feedback de clientes antigos

E já que tomar uma boa decisão é tão importante, vale a pena ficar de olho no que dizem os clientes que já contrataram os serviços do profissional. Afinal, eles podem dizer, com propriedade, se a atuação atendeu às expectativas e garantiu bons resultados.

Com a facilidade da internet, você não precisa ir longe. Se o profissional tiver uma página nas redes sociais, por exemplo, veja o que dizem sobre ele. Dê uma olhada nos comentários e em avaliações — muitos desses elementos não podem ser adulterados, então oferecem uma confiança maior.

Aproveite esse momento para verificar quais são os principais pontos positivos e se há desvantagens apresentadas pelas pessoas. Essa é uma ótima forma de já se preparar para a contratação.

Peça indicações

Ao mesmo tempo, somente checar os depoimentos virtuais de outras pessoas pode não ser o suficiente. Afinal, contratar o decorador ideal é muito importante para deixar o seu lar do jeitinho que você sempre sonhou. Para que não restem dúvidas, dá para pedir indicações.

Sabe aquele parente ou amigo que fez uma reforma recentemente? Uma ideia é perguntar quem foi o responsável pela remodelagem do ambiente — desde que você tenha gostado, é claro. Com a recomendação, pode questionar se ocorreram problemas ou se o profissional é confiável.

Se não tiver ninguém conhecido para pedir, vale ir para as redes sociais. Dá para fazer publicações pedindo indicações e sugestões ou mesmo perguntar diretamente a quem deixou um comentário na página do decorador. Com essa troca de ideias, sua lista ficará menor e mais refinada.

Avalie o atendimento inicial

Já nas etapas decisivas sobre a melhor alternativa, é indispensável entrar em contato e bater um papo com o profissional. Essa abordagem inicial faz toda a diferença para que você conheça o decorador, o seu trabalho e as suas propostas.

Veja, por exemplo, se o especialista demora para responder ao seu contato. Em caso afirmativo, isso pode indicar problemas no futuro, quando tiver dúvidas ou urgências sobre o projeto. Já se ele for rápido, prestativo e atencioso, deve ganhar pontos positivos em sua avaliação.

Na conversa inicial, não deixe de esclarecer as suas expectativas ao contratar um decorador. Mostre as suas referências e inspirações e fale sobre as suas necessidades. Veja se as ideias dele combinam com as suas e se você gosta das propostas apresentadas, mesmo que não sejam um projeto completo. Essa afinidade é muito importante para ter total satisfação com o resultado obtido.

Entenda como o especialista trabalha

Além de tudo, é preciso saber como é o trabalho do decorador para tomar uma decisão de forma adequada. Veja, por exemplo, se o profissional apresenta um projeto inicial ou se só oferece essa possibilidade após a contratação.

Confira, também, se é possível solicitar alterações à proposta inicial, como é feita a escolha dos materiais e quais são os serviços prestados. Reconhecer isso desde o começo evita muita dor de cabeça no futuro e permite que você se prepare da melhor maneira.

Confira se existe um contrato

Depois de ter tomado a decisão, ainda é preciso tomar alguns cuidados. O maior deles tem a ver com o contrato. Esse documento estabelece todos os direitos e deveres entre as partes — no caso, você e o decorador.

É nesse documento em que estão as obrigações do profissional, os processos realizados e até o preço. No entanto, o orçamento não deve ser o seu único foco, já que a intenção é obter total satisfação com o resultado.

Se o contrato não for oferecido, é melhor desistir do negócio e escolher outro profissional. Afinal, esse documento é uma garantia jurídica para as duas partes. Sem ele, você não terá proteção caso algo saia diferente do esperado.

O documento está disponível? Aí, sim, você pode negociar o preço e chegar ao valor dentro das suas possibilidades. Analise todas as condições e, só então, coloque a sua assinatura para dar início à transformação.

Para contratar um decorador do jeito certo, é preciso ficar de olho em alguns aspectos. Com os cuidados listados, você terá toda a segurança a fim de fazer a escolha adequada para as suas necessidades!

Se estiver planejando uma remodelagem, aproveite e veja quais são os custos de uma reforma!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Existe diferença entre reformar e restaurar? Venha descobrir!

home
Seu imóvel

O que é e como posso calcular a variação do INCC?

home
Seu imóvel

9 cuidados para quem tem animais de estimação em apartamento