Meu Primeiro Imóvel

Listamos 6 dicas de organização para ter mais conforto em casa

Quer aproveitar melhor o seu tempo dentro de casa? Confira dicas para ajudar na organização e o conforto do ambiente.

Passar mais tempo em casa, aproveitar o tempo com a família e descansar, certamente é um desejo partilhado por grande parte das pessoas. A rotina acelerada e repleta de compromissos, muitas vezes dificulta a ocorrência desses momentos. Por isso, é preciso valorizá-los e torná-los ainda mais proveitosos. E uma das formas de fazer isso é a partir das dicas de organização que preparamos para você a seguir.

Afinal, passar mais tempo em um ambiente limpo, organizado, onde cada objetivo está no seu devido lugar é muito mais prazeroso, concorda? Dessa forma, tão importante quando desenvolver planejamento financeiro familiar para ter uma vida mais tranquila, é cuidar da sua casa, para que se torne um local mais agradável, onde passará os seus melhores momentos de descanso.

Pensando nisso, queremos ajudar você a tornar o ambiente da sua casa mais prazeroso. A seguir, listamos 6 dicas de organização que você pode adotar para aumentar o conforto dentro de casa, tornando-a mais sóbria, organizada e aconchegante. Acompanhe!

1. Comece pelos quartos

O quarto é, naturalmente, um local de descanso. Por isso, é muito importante que ele esteja sempre limpo, organizado e confortável. Nesse ponto, a dica que damos é focar nos armários, pois é onde costuma haver mais desorganização.

Principalmente nos casos em que o armário é compartilhado, é necessário ter uma atenção ainda maior. Como o espaço é limitado, é fundamental organizar as roupas, os objetos pessoais e os acessórios de cama e banho de forma precisa.

Por exemplo, em determinadas épocas do ano, peças como edredons são pouco utilizados, mas acabam ficando no armário ocupando espaço. O ideal é que esses itens sejam guardados em outro local, liberando espaço para outros itens que são utilizados com frequência.

Além disso, outra dica de organização é utilizar mais os cabides, pois ocupam menos espaço e facilitam a acomodação de mais peças de roupa, como camisas e camisetas. Dobrar as roupas de forma a se otimizar o espaço também pode ajudar. Um bom exemplo é enrolar as camisetas para colocá-las nas gavetas.

2. Não se esqueça da cozinha

A cozinha é, sem dúvida, uma grande vilã quando o assunto é a organização da casa. Como ela costuma ser um ambiente bastante frequentado, é natural que as coisas nem sempre permaneçam no seu devido lugar. Mas isso não significa que não é possível melhorar a organização desse cômodo.

Uma das dicas mais valiosas para manter a cozinha organizada é evitar o acúmulo de utensílios sobre as bancadas. Para tal, é importante ter o hábito de guardar esses objetos após o uso ou depois de serem lavados.

Além disso, outra recomendação é segmentar os armários da cozinha, definindo que tipo de utensílio cada um vai reservar. A exemplo, deixe um armário para itens plásticos, como potes, refratários e afins, e reserve um espaço maior nos armários para as panelas.

Outra recomendação é deixar os armários mais altos para itens que você utiliza com menor frequência e os armários mais acessíveis para utensílios do dia a dia. Assim, você evita de ter que ficar tirando muitos objetos para pegar outros.

3. Mantenha a despensa organizada

Apesar de não ser acessada com tanta frequência, a despensa da casa também merece a sua atenção e precisa ser organizada. Para tanto, a principal dica que damos é categorizar os produtos e alimentos que são guardados.

Essa organização pode ser feita de maneira simples. Por exemplo, reserve um espaço apenas para produtos de higiene e limpeza, evitando que fiquem próximos dos alimentos. Deixe outro espaço para colocar alguns produtos de maior volume, como arroz, açúcar e feijão.

O ideal é que os itens da despensa fiquem separados por tipo, pois, dessa forma, fica mais fácil encontrá-los e, principalmente, guardá-los quando novas compras forem feitas. Simples assim!

4. Venda ou doe o que não tem mais serventia

Em muitos casos, a organização da casa fica prejudicada em razão do acúmulo de móveis e objetos. Esses itens nem sempre têm uma utilidade real, mas acabam permanecendo nos ambientes, ocupando espaço e aumentado a desorganização.

Por isso, outra dica que damos é se livrar daquilo que não tem mais serventia. Venda aqueles móveis que não são utilizados ou faça doações — assim você otimiza a organização da sua casa, melhora a decoração e ainda ajuda quem precisa.

Se você acabou de se mudar e está naquele período da organização da mudança, esse é um excelente momento para avaliar o que realmente é útil para a casa e aquilo que pode ter outra destinação. Aproveite a oportunidade e já faça a reorganização de maneira mais eficiente.

5. Não seja um acumulador

Como falamos no tópico anterior, acumular objetos, móveis e outros itens de forma exagerada pode causar uma verdadeira bagunça. Por isso, existem alguns comportamentos que precisam ser eliminados para que seja possível aumentar o conforto e a organização da casa. Um deles é evitar ser uma pessoa acumuladora.

O acumulador é quem tem uma certa dificuldade em se desfazer de objetos, mesmo que eles não tenham mais qualquer utilidade. Ou seja, é aquela pessoa que se apega muito às coisas e prefere deixá-las guardadas a vida inteira a ter que se desfazer delas.

Nesse ponto, a recomendação é justamente agir de forma inversa. Tenha o hábito de se desfazer daquilo que não tem mais utilidade dentro de casa, como móveis e objetos pessoais. Uma dica é organizar as suas roupas e separar aquelas que você não usa e que ficam no fundo das gavetas. Existem diferentes maneiras de dar uma destinação melhor a elas.

6. Reserve um tempo para cuidar da casa

Embora muitas pessoas não tenham tempo para cuidar da casa como gostariam, o conforto e a organização do ambiente dependem de uma certa dedicação. Não importa se você mora sozinho ou com a sua família, a verdade é que manter o lar organizado requer tempo.

Por isso, embora todas as dicas de organização que trouxemos sejam validadas e úteis, é preciso que você dedique um tempo para cuidar da sua casa. Cuidados e hábitos simples podem tornar o ambiente muito mais agradável.

A exemplo, podemos citar:

- lavar os utensílios após o uso;
- arrumar a cama ao acordar;
separar o lixo de forma correta;
- não deixar objetos pessoais espalhados pela casa;
- não colocar sapatos embaixo da cama, entre outros.

Por fim, como visto, passar o tempo em casa com mais qualidade e conforto não é nenhuma missão impossível. Na realidade, com essas dicas de organização fica fácil manter as coisas no lugar e aproveitar melhor todos os espaços do imóvel. Agora é com você!

Gostou deste conteúdo? Quer seguir lendo e aprendendo mais? Então, aproveite e confira nosso artigo com 7 motivos que mostram que é hora de trocar de casa!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.