Meu Primeiro Imóvel

7 motivos para comprar uma casa de campo e ter lazer fora da cidade

Está pensando em comprar uma casa de campo? Então confira alguns motivos que tornam esse investimento uma boa escolha!

É fato que a rotina de muitos inclui longas horas no trabalho e um bom tempo gasto no trânsito das grandes cidades. Logo, ter a possibilidade de se afastar dos maiores centros urbanos para descansar o corpo e a mente por alguns dias ou semanas pode ser considerado um grande privilégio.

Assim, comprar uma casa de campo é uma boa ideia para aumentar o seu patrimônio e ainda garantir um refúgio para sair da rotina estressante, a fim de receber amigos e familiares para compartilhar a sua conquista.

Por isso, neste post, vamos apresentar 7 motivos para você investir em uma casa de campo e dar algumas dicas úteis para garantir que a compra seja um sucesso. Confira!

Quais são os benefícios de comprar uma casa de campo?

1. Dispor de mais flexibilidade

Ter uma casa de campo oferece maior flexibilidade para viajar, uma vez que o local estará sempre à sua disposição. Você já pensou em não precisar se preocupar mais com os valores das diárias ou a lotação dos hotéis e pousadas, principalmente na alta temporada? Pois esse é justamente o primeiro benefício que a compra de um imóvel longe dos centros urbanos vai proporcionar.

Com isso, não será mais necessário planejar uma viagem com meses de antecedência e ainda separar uma verba extra para pagar a estadia. Você pode ficar no aconchego de sua própria casa nas férias, no verão e em feriados prolongados.

2. Construir um patrimônio

Não são todas as compras que carregam o valor de proporcionar mais qualidade de vida para você e sua família, além de servir como investimento, certo? No entanto, ter uma casa de campo oferece tudo isso e muito mais.

Adquirir um segundo imóvel fora da cidade é uma maneira de aumentar o seu patrimônio, seja para revender no futuro, seja para deixar de herança para os seus filhos. O importante é que você está investindo o seu dinheiro em garantias que são sempre bem-vindas pelo mercado e assegurando tranquilidade para sua vida financeira.

3. Garantir uma renda extra

O aluguel por temporada não é exatamente uma novidade. No entanto, a tecnologia vem trazendo diversas inovações que proporcionam uma fonte de renda extra para muitos brasileiros.

O Airbnb é um ótimo exemplo de plataforma que veio para facilitar a vida do proprietário, uma vez que cobra taxa apenas sobre as reservas feitas. Ou seja, não há custo inicial para fazer o anúncio. Outro ponto positivo é o seguro de até US$ 1 milhão que a empresa fornece gratuitamente para proteger o anfitrião de qualquer imprevisto.

Até o custo que você teria para manter alguma pessoa responsável pela organização do local pode ser suprido pelo aluguel, uma vez que é possível cobrar do hóspede uma taxa de limpeza. Portanto, além da valorização normal que os imóveis sofrem com o tempo, você ainda pode conseguir uma renda extra mensal alugando o seu espaço quando ele estiver desocupado.

4. Economizar no valor do metro quadrado

Comprar uma casa de campo pode sair mais barato do que adquirir um imóvel na cidade. Dependendo da região, o valor do metro quadrado é mais baixo, e você ainda pode escolher entre construir ou comprar um local pronto.

Para tomar a decisão correta, não deixe de pesquisar sobre a região e fazer os seguintes questionamentos: ela está crescendo? Como estão os investimentos no local? Qual é a previsão de valorização?

Essas informações são essenciais para fazer uma escolha acertada. De acordo com as respostas, vale a pena comprar algo um pouco mais afastado, mas que será valorizado em breve e, com isso, garantir preços melhores. Além disso, planejando a sua compra você também pode fazer um consórcio de imóveis e fugir dos juros do financiamento, o que já proporciona uma boa economia em longo prazo.

5. Garantir um ambiente para reunir a família e os amigos

Se você só reúne boa parte da sua família em datas comemorativas ou sente que está ficando cada vez mais difícil encontrar seus amigos para um churrasco, ter uma casa de campo pode ajudar a mudar essa realidade.

Você pode aproveitar o verão e convidar todos para um dia na piscina. Ou, se for inverno, por que não organizar uma festa junina, ou mesmo uma noite de fondue ou de massas? O céu é o limite! Você perceberá que comprar uma casa de campo pode ser essencial para desfrutar de mais momentos de qualidade junto com pessoas queridas e longe da correria do dia a dia.

6. Ter um refúgio pessoal

Para quem vive nos grandes centros urbanos e precisa encarar longas distâncias, trânsito engarrafado, violência, poluição, entre outros problemas, a possibilidade de ter um refúgio pessoal para descansar e eliminar o estresse de tempos em tempos é essencial.

A diferença entre ter um imóvel no campo e ir a um hotel é que, por mais luxuoso que o local possa ser, não há como comparar a sensação de se sentir em casa. Assim, nada melhor do que ter um lugar para recarregar as energias, limpar a mente e desenvolver novos hobbies, como montar uma horta e desfrutar o prazer de se alimentar com temperos frescos.

7. Planejar a aposentadoria

A aposentadoria é o sonho de muitos brasileiros; porém, alguns acabam deixando esse objetivo de lado por não ter um bom planejamento financeiro. Por isso, comprar uma casa de campo também significa planejar a melhor idade — pensando tanto na parte financeira quanto na qualidade de vida. Escolha um local agradável e no qual você sinta prazer em estar nos momentos de descanso. Quem sabe assim, no futuro, ele se torne o seu lar ou um destino em que desejará passar boa parte do seu tempo?

Como escolher uma casa de campo para comprar?

Avalie a estrutura

Uma das primeiras coisas a se fazer ao escolher um imóvel é analisar as suas estruturas. Isso vai evitar gastos extras com consertos e até mesmo acidentes que podem ocorrer por conta de algum dano na parte estrutural da casa.

É fundamental observar se:

- a parte elétrica está em pleno funcionamento;
- as instalações hidráulicas são adequadas;
- não há algum dano nos pisos e paredes;
- o tamanho da garagem é suficiente para guardar os veículos;
- os degraus ou escadas não prejudicariam o bem-estar dos moradores e visitantes.

Tenha atenção à segurança

É importante também zelar pela segurança do imóvel, dos pertences e de todos os que passarão por lá. Para isso, vale a pena observar as vias de entrada e saída do local, assim como analisar se o trajeto para chegar até a casa é seguro. Saber se há portaria ou guardas na rua da casa é outra maneira de assegurar a proteção dos seus itens de valor e das pessoas.

Opte por uma boa localização

Ainda que o seu objetivo seja dar uma pausa da vida urbana, é importante que a casa de campo tenha uma boa localização. Isso envolve estar próximo de comércios essenciais (como supermercados, farmácias, postos de gasolina etc.), hospitais, locais de lazer, entre outros.

Compare valores

Fazer uma análise de mercado é importante antes de adquirir qualquer bem, inclusive um imóvel. Comparar os valores de casas de campo que chamaram a sua atenção, assim como locais na vizinhança, é uma maneira de saber se estará pagando um valor justo.

Isso também pode indicar alguns pontos de atenção. Por exemplo, se um imóvel estiver muito abaixo do valor do mercado, é importante investigar por que isso acontece e se a compra será vantajosa e segura para você.

Como fazer a compra do imóvel?

Consórcio

O consórcio é uma modalidade muito usada para adquirir bens de consumo de valores altos, como imóveis, veículos, entre outros. Nesse caso, forma-se um grupo com pessoas interessadas em fazer a aquisição de bens dentro da mesma categoriae, a partir disso, todos contribuem mensalmente com uma determinada parcela, formando uma espécie de poupança.

Por meio dessa poupança conjunta é possível a realização das assembleias - momento em que os consorciados são contemplados e a partir daí tem acesso à carta de crédito para adquiriro bem desejado. As contemplações ocorrem por meio de sorteio,além disso, existe a possibilidade de antecipar a contemplação por meio da oferta de lances.

Financiamento

Os financiamentos imobiliários são outra maneira de conquistar a sua casa de campo. Com eles, uma instituição financeira paga o valor do imóvel e, de acordo com as condições do programa, o comprador faz o pagamento ao banco ou empresa financiadora. Nesse caso, as regras e aplicações de juros variam de acordo com cada financeira.

À vista

Além disso, é possível economizar para pagar o valor integral do imóvel de uma só vez. Caso você possa optar por essa modalidade, vale a pena verificar as opções de desconto oferecidas pelo vendedor da casa, a fim de conseguir um melhor negócio.

Como visto, comprar uma casa de campo é um investimento e tanto. Por isso, não esqueça que, assim como na compra de qualquer imóvel, você deve fazer uma boa pesquisa a respeito das condições, da localização e da manutenção do bem para que o seu dinheiro seja aplicado corretamente. Dessa forma, você garantirá mais tranquilidade para você e toda sua família.

Gostou dessa ideia? Então aproveite e baixe o nosso e-book gratuito com 5 formas de juntar dinheiro para criar o seu patrimônio pessoal!
5 Formas De Juntar Dinheiro Para Criar Um Patrimônio Pessoal

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 29 de Outubro de 2018 | Atualizado em 18 Setembro de 2020.

comprar uma casa de campo comprar uma casa de campo comprar casa de campo comprar casa de campo casa de campo casa de campo

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.