Meu Primeiro Imóvel

Tipos de imóveis: como escolher o melhor de acordo com meu perfil?

Está em dúvida sobre qual tipo de imóvel escolher? Confira qual é a alternativa mais indicada para você!

Encontrar um imóvel que atenda a todas as necessidades é o sonho de muitas pessoas. É bastante difundida a percepção de que a casa própria representa segurança e estabilidade financeira. Por isso, esse geralmente é um dos principais objetivos financeiros de alguém.

No entanto, existem diferentes tipos de imóveis. Seja casa ou apartamento, o importante é sempre levar em conta o tamanho da sua família e seus planos para o futuro. Um casal sem filhos, por exemplo, pode morar hoje em uma residência pequena, mas se crianças estiverem a caminho, elas certamente precisarão de mais espaço.

Por isso, o ideal é que você considere o seu planejamento familiar ao escolher entre os diversos tipos de imóveis. E quanto mais cedo você começar a se preparar para essa aquisição, maiores serão as chances de fazer um bom negócio.

Essa forma de se preparar para comprar a casa própria também é fundamental para saber de quanto dinheiro você precisa para tornar esse objetivo uma realidade. A partir do seu planejamento, você vai saber o quanto precisa economizar, qual é a necessidade de mudar algum hábito para poupar mais recursos e quais investimentos você pode fazer para alcançar essa meta.

Tendo essas considerações em mente, veja a seguir quais são os principais tipos de imóveis e para quais necessidades eles são mais indicados. Acompanhe!

Quais são os tipos de casa?

1. Sobrado

O termo designa uma propriedade com dois andares, seja ela comercial ou residencial. Geralmente, uma casa do tipo sobrado é dividida da seguinte maneira: os ambientes sociais, como sala, cozinha, copa e banheiro, ficam no andar inferior. Já as áreas íntimas, como quartos, suítes e cômodos para guardar itens de maior valor, ficam no andar superior.

Esse tipo de imóvel é ideal para uma família grande ou para quem quer ter mais espaço. É possível reservar ambientes para receber visitas e até para montar um escritório em casa.

O sobrado também é uma alternativa para quem tem um terreno maior e deseja construir a própria casa. Tudo pode ser personalizado, desde a planta, de modo que o resultado final fique exatamente conforme o desejado.

No entanto, essa pode ser uma opção mais cara e trabalhosa, uma vez que é possível escolher cada detalhe do imóvel a ser construído.

2. Casa geminada

As casas geminadas são construídas uma ao lado da outra, no mesmo terreno. Elas podem dividir áreas da mesma estrutura, com apenas uma parede estabelecendo a separação entre elas. Também podem compartilhar o mesmo teto.

Esse tipo de imóvel é visto com mais frequência em condomínios fechados. Nas grandes cidades, essas propriedades costumam ser afastados dos centros urbanos, de modo a proporcionar mais tranquilidade para seus moradores.

Assim, as casas germinadas são ideais para quem quer viver em comunidade e aproveitar os benefícios da segurança de morar em um condomínio.

3. Edícula

Trata-se de uma casa menor construída nos fundos de outro imóvel. Costuma ter apenas um dormitório, além de sala, cozinha e banheiro.

Uma edícula também pode contar com área de serviço e garagem independente, sendo ideal para quem mora sozinho ou para um casal sem filhos.

Também é uma solução para quem tem um terreno grande e deseja colocar uma parte de seu imóvel para alugar, uma vez que pode ser construída dentro da mesma propriedade.

Quais são os tipos de apartamento?

1. Apartamento tradicional

Os apartamentos tradicionais apresentam sala, cozinha, banheiro, áreas sociais e de serviço e pelo menos um dormitório. São projetados para proporcionar conforto aos seus moradores, ao mesmo tempo que oferecem mais segurança, como em um condomínio.

São ideais tanto para quem deseja ter mais espaço em casa quanto para quem quer dividir o espaço com os amigos.

2. Kitnet

Trata-se de um imóvel com uma cozinha integrada aos demais ambientes. É mais compacto e, por isso, pode ser visto com frequência em locais cuja demanda por imóveis é alta. É indicado para quem mora sozinho e tem uma vida agitada.

3. Estúdio

Projetos mais recentes, os estúdios são imóveis com cerca de 30 metros quadrados. Eles não apresentam divisão entre os cômodos e também ficam localizados perto dos grandes centros. São uma opção mais barata para quem deseja comprar o primeiro apartamento.

4. Loft

É um tipo de imóvel que não tem paredes entre os espaços internos, geralmente localizado na cobertura de um prédio. As áreas íntimas são separadas das áreas sociais somente por um mezanino. Como ele é caracterizado por suas divisões internas, também pode ser construído em casas térreas.

O loft é ideal para quem prefere mais espaço, ainda que a metragem do apartamento seja limitada. Seu formato permite personalizar o ambiente da forma desejada e, inclusive, reservar ambientes para trabalhar em casa.

5. Flat

O flat, também conhecido como apart-hotel, trata-se de um apartamento em um condomínio que oferece comodidades a preços menores que os hotéis tradicionais, como refeitório e lavanderia.

Pode ser utilizado como moradia temporária ou permanente, e é mais procurado por quem mora sozinho ou costuma viajar a trabalho. Para os proprietários, os flats também são uma opção para ter uma renda extra com aluguéis.

Como decidir qual é o tipo de imóvel ideal?

Escolher o melhor tipo de imóvel para você é algo que depende de uma reflexão sobre suas necessidades e objetivos. Como você viu nos tópicos acima, existem diversas soluções para os mais variados perfis de moradores.

Do ponto de vista das suas finanças, também é possível encontrar diferentes alternativas, seja para alugar, comprar ou construir. Assim, é muito importante ter em mente qual é a solução que atende bem as suas demandas no momento atual e no futuro, uma vez que você pode querer aumentar a família ou montar um escritório em casa, por exemplo.

Agora que já conhece um pouco mais sobre os diversos tipos de imóveis, está mais preparado para escolher o ideal para você, certo? Então, que tal entender o passo a passo de como adquirir o seu primeiro imóvel? Baixe nosso eBook gratuito e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Guia De Compras De Imo Veis Como Adquirir Seu Primeiro Imo Vel Banner Artigo Blog

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 30 de Novembro de 2018

tipos de imóveis tipos de imóveis

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.