Adquirir um imóvel comercial é um passo decisivo para o crescimento de qualquer negócio. Nesse cenário, as opções de crédito para compra são variadas, sendo o consórcio uma das opções mais atraentes. E as vantagens do consórcio para imóvel comercial são inúmeras, desde a ausência de juros até a flexibilidade no pagamento.
Para que você tenha um panorama, segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), somente no primeiro bimestre de 2024, o consórcio de imóveis registrou alta superior a 27% no volume de créditos comercializados.
Isso significa que as pessoas priorizam a segurança financeira na aquisição de um imóvel próprio. Em contrapartida — ainda que seja a melhor escolha para muitos —, as principais modalidades de financiamento imobiliário do mercado não contemplam esse tipo de aquisição e ainda são comparativamente mais caras.
Logo, se você está buscando um investimento sólido e que seja capaz de trazer estabilidade, o consórcio comercial deve ser levado em consideração.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explorar as vantagens de investir nessa modalidade de crédito, além de esclarecer as principais diferenças entre consórcio e financiamento. Vamos lá?
Como funciona o consórcio de imóvel comercial?
O consórcio é uma modalidade de economia muito vantajosa para quem busca investir com inteligência, em condições bem mais simples e atrativas se comparada a outras modalidades de crédito.
Em um consórcio, um grupo de pessoas adquire cotas de uma administradora (autorizada pelo Banco Central) e contribuem mensalmente com o valor contratado. Por meio de uma assembleia mensal, uma carta de crédito (valor das parcelas pagas) é sorteada para que um ou mais participantes adquiram o imóvel. Aqueles que desejam adiantar sua contemplação podem ofertar lances para aumentar suas chances.
O contemplado escolhe o imóvel de sua preferência, mas continua pagando suas mensalidades devido à alienação de bem. Ou seja, a venda ou troca do bem não será possível devido às parcelas em aberto com a administradora.
Dessa forma, os demais consorciados também terão acesso ao seu imóvel até que todos do grupo quitem a dívida. Após o encerramento, o imóvel é repassado integralmente para o seu nome.
Diferença entre consórcio e financiamento
Antes de descobrir as principais vantagens do consórcio para imóvel comercial, é preciso entender as diferenças entre esse tipo de crédito e o financiamento. Dentre as existentes, podemos citar:
Juros
No consórcio, não há cobrança de juros sobre o valor do crédito, enquanto, no financiamento, os juros são uma parte significativa do custo total.
Prazo de pagamento
No consórcio, o prazo é mais flexível, determinado pela duração do grupo e pela administradora. No financiamento, o prazo é estabelecido em contrato.
Forma de aquisição
No consórcio, o imóvel é adquirido após a contemplação da carta de crédito. No financiamento, a propriedade é comprada imediatamente, sendo o pagamento feito ao longo do tempo.
Garantias
Outra diferença entre consórcio e financiamento é que, no primeiro, a garantia é a própria participação no grupo e a administração da empresa, enquanto, no financiamento, a propriedade adquirida serve como garantia.
Participação em grupo
O consórcio envolve a formação de um grupo de pessoas, já o financiamento é uma transação direta entre o comprador e a instituição financeira.
Flexibilidade de pagamento
O consórcio permite flexibilidade nos valores de pagamento das parcelas, que podem ser ajustadas de acordo com as necessidades do grupo; no financiamento, as parcelas são fixas.
Quais são as vantagens do consórcio para imóvel comercial?
Agora você já sabe como funciona o consórcio e as diferenças em relação ao financiamento. Mas quais são seus pontos positivos? Veja a seguir quais as vantagens do consórcio para imóvel comercial.
Custos envolvidos
Os custos do consórcio são mais competitivos que os do financiamento imobiliário, pois não há altos juros e tarifas bancárias. Além disso, você pode contratar uma carta de crédito no valor total do imóvel sem precisar dar entrada, o que evita a descapitalização imediata.
Mais economia
Sem exigir valor de entrada e sem incluir altos juros, o consórcio é uma opção econômica. As taxas cobradas, como fundo comum, seguro e taxa de administração, são menores que os custos de um financiamento. Dessa forma, o investimento será menor ao longo do tempo.
Aquisição de forma programada
Outra vantagem do consórcio para imóvel comercial é seu funcionamento comparado a um plano de poupança em grupo. Você contribui com um valor todos os meses, e não precisa pagar tudo de uma vez.
É possível também escolher quanto tempo quer pagar e quanto pode pagar por mês. E o melhor: sem aquelas taxas de juros altíssimas dos bancos! Você ainda pode mudar o valor que quer usar para comprar o imóvel conforme suas finanças melhoram ou pioram.
Aluguel reinvestido nas mensalidades
Em um consórcio, é possível usar o imóvel adquirido de forma flexível. Por exemplo, o aluguel do imóvel comercial pode ser reinvestido nas mensalidades do consórcio, o que aumenta a rentabilidade do seu investimento.
Mesmo se optar por usar o imóvel para o próprio negócio, você pode valorizá-lo com melhorias, o que compensará o investimento feito no consórcio a longo prazo.
Segurança
Investir em um consórcio de imóvel comercial é uma escolha segura, especialmente quando comparado a investimentos mais voláteis, como a Bolsa de Valores. Como mencionamos, o consórcio é regulamentado pelo Banco Central e oferece uma camada adicional de segurança para os participantes.
É uma alternativa sólida para quem deseja expandir seu patrimônio sem estar tão suscetível às oscilações do mercado financeiro.
Flexibilidade
O consórcio de imóvel comercial é atrativo pela sua flexibilidade, o que permite ao consorciado a aquisição de diversas opções de salas e casas comerciais. Se você prefere economizar, pode optar por um imóvel de menor valor, com parcelas mais baixas.
Se estiver, porém, pensando em aumentar seu patrimônio, pode investir em algo mais caro. E sabe o que é melhor? Você pode ficar de olho no mercado, comprar lugares em áreas que estão crescendo e esperar que eles valham ainda mais no futuro.
Consórcio para imóvel comercial vale a pena?
Se, após essa lista de vantagens, você ainda tem dúvidas e quer saber se o consórcio para imóvel comercial vale a pena, podemos dizer que você tem pelo menos mais 6 motivos para contratar essa modalidade de crédito. Veja:
- o consórcio cobre 100% do preço, dentro da carta de crédito contratada;
- não há pagamento de juros ou tarifas bancárias;
- os custos são muito inferiores às taxas de juros do financiamento;
- você não precisa dar nenhum valor de entrada;
- sua aquisição é feita de forma programada, dentro de suas possibilidades financeiras; e
- há uma grande diversidade de valores e prazos disponíveis.
Para ter certeza de uma contratação sem maiores dores de cabeça, procure uma administradora renomada no mercado e faça simulações on-line ou na própria loja.
Anote as taxas e valores cobrados, as condições, o prazo e a parcela mensal, além do valor da carta de crédito.
Após aprender tudo sobre consórcios, que tal integrar um grupo e ter seu próprio imóvel comercial? Entre em contato conosco, pois estamos à sua disposição, prontos para ajudar!
Assista ao vídeo a seguir e sinta-se ainda mais seguro para escolher um consórcio.