Meu Primeiro Imóvel

Veja aqui 7 sinais de que é hora de se mudar para um apartamento maior

Você precisa comprar um apartamento maior? Confira nosso guia com os sinais de que essa mudança é necessária!

Conforme o tempo avança, as necessidades da família passam a ser outras e, para que todos vivam com conforto, é preciso adaptar o local à situação. Por isso, pode ser que em algum momento você e sua família precisem se mudar para um apartamento maior.

Mas quais são os sinais de que essa mudança é necessária? Se você quer saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura e conferir o nosso post!

1. Crescimento da família

É normal que casais sem filhos e que trabalham o dia inteiro consigam viver bem em um espaço menor. No entanto, a chegada de um novo membro na família muda tudo, não é mesmo?

Com o nascimento do primeiro ou do segundo filho, é preciso providenciar um quarto extra, espaço para a banheira do bebê, área de lazer, entre outros detalhes. 

Quando a família cresce, é fundamental que todos possam ter mais espaço para viver com conforto. Assim, se o imóvel em que vocês moram já não acomoda bem todos os membros, é hora de se mudar para um apartamento maior.

2. Demanda por privacidade

Apesar do que dissemos no item anterior, a verdade é que muitas famílias acabam criando seus filhos em um espaço mais reduzido nos primeiros anos. No entanto, à medida que chegam à adolescência, a demanda por privacidade aumenta.

Se dividir o quarto com um irmão é algo relativamente normal na infância, na adolescência acaba sendo motivo de conflitos. Por isso, ter um filho (ou mais) nessa fase da vida é um dos principais sinais de que você e sua família devem se mudar para um apartamento maior.

Afinal, ter espaço para estudar, ficar sozinho e praticar alguns hobbies é importante para o desenvolvimento do adolescente, e seu filho merece o melhor!

Uma demanda maior por privacidade também pode ocorrer quando pais ou sogros chegam a uma idade em que precisam de cuidados constantemente e acabam se mudando para a casa dos filhos.

A pessoa idosa precisa ter o próprio espaço, e sua presença não deve impactar o dia a dia dos demais moradores da casa. Por isso, esse também é um momento em que a família pode se beneficiar com a mudança para um imóvel maior.

3. Problemas no apartamento atual

Muitas pessoas têm reclamações sobre o preço do condomínio ou quanto ao comportamento de algum vizinho. Mas há momentos em que esses aborrecimentos cotidianos se tornam muito incômodos, e o melhor a fazer é procurar um novo imóvel. Assim, dependendo do tamanho da sua família, por que não comprar um apartamento maior?

Os problemas enfrentados nem sempre estão relacionados a convivência. Alguns envolvem a infraestrutura do local, ruas muito barulhentas, defeitos no próprio imóvel, obras na região que nunca são finalizadas, entre outros.

Esse critério é um pouco subjetivo, pois o que caracteriza um grande aborrecimento pode variar de pessoa para pessoa. Nessas situações, o ideal é consultar a família e tomar uma decisão em conjunto.

4. Número maior de visitas

Com o passar dos anos, é natural começar a receber mais visitas em casa do que antes. Isso porque as famílias crescem, novas amizades surgem e, quando você percebe, o espaço fica pequeno.

Se você adora receber convidados em casa e o seu apartamento já se tornou um ponto de encontro oficial para família e amigos, mudar para um apartamento maior é uma ótima ideia.

Além de proporcionar mais conforto para aqueles que moram com você, também será possível melhorar como anfitrião, proporcionando ótimos momentos para as pessoas que você gosta, sem ninguém ficar apertado.

5. Falta de espaço para móveis e outros pertences

Você tem dificuldade para organizar suas roupas porque o armário é muito pequeno? Deseja trocar os móveis da sua casa, mas o espaço não permite uma mudança?

Ter espaço para trocar de cama e poder comprar uma nova geladeira sem medo de ela não caber na cozinha é essencial. Se você enfrenta problemas na hora de encontrar espaço para as suas coisas, mesmo não sendo muito consumista, é melhor se mudar para um apartamento maior.

Mas tenha cuidado: se você for desorganizado ou comprar coisas demais, não haverá espaço que baste. Sempre que for atualizar o guarda-roupa ou adquirir móveis novos, veja o que pode ser vendido ou doado.

6. Necessidade de morar em um bairro melhor

Hoje em dia, é normal que as pessoas morem perto do trabalho para evitar o trânsito caótico. No entanto, geralmente os bairros mais centrais são barulhentos, o que prejudica o momento de descanso.

Em regiões mais afastadas dos grandes centros empresariais, é possível adquirir ou alugar imóveis maiores e por um preço acessível. Quem procura mais conforto e sossego deve levar essa opção em conta.

7. Dificuldade para realizar atividades básicas

Se está difícil reunir todos os moradores da casa na mesa de jantar por falta de espaço ou seu filho precisa ficar na sala para estudar porque não há um espaço reservado para isso: é hora de se mudarem para um imóvel maior.

Uma casa deve ser confortável e permitir que atividades básicas, como cozinhar, estudar e tomar banho, sejam realizadas sem grandes obstáculos. 

Se você e sua família enfrentam dificuldades na hora de fazer alguma dessas coisas, é hora de se mudarem. E para que essa mudança não gere muitos gastos, uma boa ideia é escolher um apartamento maior, mas em um prédio sem muitas comodidades.

Para quem pretende sair do aluguel ou trocar de imóvel, o consórcio é uma excelente opção. Isso porque, ao contrário de um financiamento, essa modalidade de aquisição não cobra juros. A parcela é formada por outras taxas.

Além disso, para garantir que todos os participantes recebam uma carta de crédito com o valor adequado para a aquisição do bem, o consórcio passa por reajustes. Assim, mesmo que o preço do imóvel que você deseja comprar sofra variações, ainda será possível adquiri-lo ao ser contemplado.

Esses são os principais sinais de que você precisa se mudar para um apartamento maior. E já que estamos falando de mudança, que tal conferir nossas dicas de como se organizar no processo de mudança de casa?

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.