Meu Primeiro Imóvel

Você sabe todas as 6 vantagens de morar em apartamento?

Não sabe se morar em apartamento é a melhor opção para você? Confira quais são as vantagens e acerte na hora de decidir!

Na hora de comprar um imóvel, muitas pessoas ficam na dúvida entre uma casa ou um apartamento. Obviamente, a decisão precisa levar em consideração quais são as prioridades do morador e da sua família — como a segurança, lazer, manutenção e outras questões que você considere importantes.

Algumas diferenças entre uma casa e um apartamento podem ser um fator decisivo para a escolha ideal. Pensando nisso, neste artigo, abordaremos as vantagens de morar em apartamento, a fim de que você possa tomar a melhor decisão!

1. Segurança

A segurança é um ponto importante para quem pensa em mudar para um apartamento. Isso porque a grande maioria dos prédios conta com porteiro, monitoramento 24 horas e portões eletrônicos, proporcionando um controle maior de quem entra e sai do condomínio.

No caso de um apartamento, pessoas desconhecidas só poderão bater à sua porta caso estejam autorizadas a subir, o que não ocorre em casas, pois o acesso geralmente é livre. Outro ponto importante é que os vizinhos cuidam do prédio em conjunto, ou seja, eventuais movimentações estranhas serão rapidamente percebidas e comunicadas ao síndico ou ao porteiro.

Para quem passa muito tempo fora de casa ou viajando, ou até mesmo para os que moram sozinhos, optar por morar em um apartamento é a opção que certamente assegurará a tranquilidade que você deseja.

2. Lazer

A maioria dos condomínios conta com alguma espécie de área de lazer. Nos empreendimentos brasileiros, o mais comum é ter uma churrasqueira. Outros também contam com piscina, salões de festa, brinquedotecas, playground, salas de reunião e cinema — ou seja, os espaços de lazer não se comparam àqueles que a maioria das casas têm.

Os espaços mais modernos ainda têm academia completa, com locais para a prática de Pilates e Yoga, o que pode gerar economia em relação ao valor da mensalidade de alguma atividade física. Os mais requintados também oferecem salão de beleza e spa completo. Além do acesso a tantas atividades, a grande vantagem é que você não precisa se preocupar com a limpeza ou manutenção desses ambientes, pois isso é, normalmente, responsabilidade do condomínio.

3. Regras de convivência

Um outro ponto positivo para quem mora em apartamento é a existência de regras de convivência. Afinal, caso sejam desrespeitadas, elas podem ser solucionadas por meio de uma advertência emitida pelo síndico ou administradora do condomínio.

Em uma casa comum, as normas de convivência se baseiam no bom senso, porém nem todos dispõem dessa característica. Nesses casos, geralmente a questão precisa ser judicializada, pois os vizinhos dificilmente conseguem chegar a um consenso.

Pensando nessas inviabilidades da casa, em um condomínio a situação é bem mais fácil de ser resolvida. Afinal, existem essas normas internas que simplificam a convivência e são respeitadas por todos os moradores, sob pena de multas e outras penalidades previstas no próprio estatuto.

Em virtude de todas essas características apresentadas, os apartamentos tendem a ser mais tranquilos para morar. Por isso, ao comprar ou locar um imóvel desse tipo, procure saber quais são as regras de convivência, a fim de verificar se elas estão de acordo com o seu padrão de vida.

4. Laços de amizade

Condomínios tendem a ter mais de um apartamento por andar. Isso favorece a construção de laços de amizade com outras pessoas, as quais poderão ajudá-lo nos momentos em que precisar. Se você tem filhos, saiba que essas relações também são muito importantes para o desenvolvimento deles. Isso porque, ao terem a liberdade de brincar na área de lazer do próprio prédio, eles desenvolverão melhor os vínculos afetivos e terão mais autonomia ao lidar com as pessoas.

Além da oportunidade de as crianças socializarem com os demais, elas podem brincar no condomínio com segurança e a vantagem de estarem dentro da própria casa. Outro fator benéfico para os pais é a possibilidade de ajustar com os demais vizinhos um "rodízio de caronas" para as crianças, por exemplo, alguém pega na escola, outro no cursinho, outro no futebol e assim por diante. Esses são detalhes que fazem uma grande diferença para aqueles que têm o dia cheio de compromissos.

5. Maior economia

Uma das grandes vantagens de morar em apartamento são as economias que você pode fazer ao longo dos anos, pois o próprio condomínio oferece vários serviços, como academias e spas. Além disso, os equipamentos de segurança, que são muitos — como câmeras, portões elétricos, porteiro, alarme — são rateados entre todos os moradores no momento da instalação e em caso de eventual manutenção. Em uma casa os custos não podem ser divididos com os vizinhos.

Outro ponto positivo é que você não tem gastos individuais com jardineiros e faxineiros para a área externa, pois isso está incluído no próprio condomínio, de forma proporcional ao número de condôminos. Assim, é importante analisar o valor de todos esses serviços e as despesas que estão inseridas nessa parcela.

6. Limpeza

Casas geralmente demandam muita manutenção por parte dos moradores, como limpeza das calçadas, do jardim, da piscina, da churrasqueira, além dos cômodos internos — o que é feito geralmente nos finais de semana, quando aqueles que trabalham fora durante toda a semana toda estão disponíveis.

Se você não gosta dessa rotina, morar em um apartamento é muito mais cômodo e vantajoso. Isso porque o próprio condomínio fica responsável pela limpeza e conservação do ambiente externo e você apenas precisará cuidar da parte interna, que é muito mais simples e requer muito menos gastos.

São muitas as vantagens de morar em apartamento, concorda? Por isso, reflita sobre os aspectos que nós lhe apresentamos e decida se morar em apartamento é a melhor opção para você e sua família, sem deixar de verificar se o imóvel pretendido oferece boa convivência e os itens básicos essenciais para você e sua família.

Leve também em consideração o fato de que morar em apartamento exige o cumprimento de regras, que devem ser analisadas e confrontadas com o seu estilo de vida. Assim, você garante a realização de uma compra ideal e não corre o risco de se arrepender ou ter possíveis problemas com seus vizinhos.

Se gostou das nossas dicas e está pensando em comprar um apartamento, baixe agora mesmo nosso guia essencial para adquirir o primeiro imóvel!

Guia De Compras De Imo Veis Como Adquirir Seu Primeiro Imo Vel Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.