O que observar antes de escolher o consórcio de imóveis ideal

Na dúvida sobre como escolher o consórcio de imóveis ideal? Fique por dentro dos aspectos mais relevantes para encontrar a melhor opção!
  • Atualizado em January 14, 2021
  • Publicado em January 14, 2021
  • Seu imóvel

Considerado um dos investimentos mais atrativos do mercado, o consórcio imobiliário também é um dos mais acessíveis. Afinal, essa modalidade permite a aquisição de um bem mediante o pagamento de parcelas que não apertam o orçamento de seus participantes. Antes de aderir, entretanto, é fundamental saber como escolher o consórcio de imóveis ideal.

Para isso, você precisa atentar a um determinado conjunto de aspectos. Desse modo, terá a certeza de que realmente fez um ótimo negócio, ou seja, livre de surpresas desagradáveis ao longo do caminho.

Nesse sentido, confira, a seguir, as principais dicas para encontrar o consórcio de imóveis ideal para você!

Analise o contrato

A fim de se certificar de que aquele consórcio atende às suas expectativas, você precisa efetuar uma leitura detalhada do contrato. Na maioria das vezes, o consorciado ignora essa etapa, o que pode render algumas dores de cabeça. Ao ler o documento que cumpre a função de firmar um acordo entre a administradora e consorciado, você saberá, por exemplo:

  • quanto vai pagar por mês;
  • como serão calculados os reajustes;
  • quais serão as regras para a realização de lances.

Busque referências sobre a empresa que oferece o consórcio

É igualmente imprescindível verificar qual é a reputação da administradora do consórcio no seu ramo de atuação. Nesse momento, vale a pena ater-se às avaliações positivas e negativas da empresa com base nas opiniões de antigos e atuais clientes.

Em sites criados especificamente para esse fim, você consegue averiguar não apenas as reclamações, mas também a frequência com que elas acontecem. Outro fator a ser observado é a atenção dada pela empresa a cada caso e, principalmente, a qualidade das soluções oferecidas para sanar eventuais problemas.

Para fazer uma avaliação ainda mais profunda da administradora, experimente entrar em contato com ela pelos diferentes canais de atendimento disponibilizados. O rápido tempo de resposta e o verdadeiro interesse dos colaboradores em esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir são indícios favoráveis à escolha da empresa.

Observe quais são os planos oferecidos

Geralmente, uma boa administradora de consórcios oferece diferentes planos de adesão. Com essa flexibilidade, ela consegue atrair um número bem maior de clientes e, sobretudo, conquistá-los. Antes de escolher um consórcio, você deve descobrir se há um plano que se alinhe aos seus objetivos.

Lembre-se que a parcela do consórcio pode variar de acordo com o valor da carta de crédito e do prazo de pagamento do plano. Por isso é importante avaliar qual a melhor opção para o seu objetivo.

Confirme a existência de um fundo de reserva

Finalmente, vale constatar se a organização que gerencia o consórcio prevê a criação de um fundo de reserva. Ele é pago pelos consorciados para acumular recursos, que serão utilizados em caso de imprevistos e situações adversas, como a inadimplência de algum participante, por exemplo. Então, a presença desse fundo amplia a margem de segurança do investimento.

A escolha de um consórcio de imóveis ideal passa pela análise criteriosa de uma série de elementos. Ao examinar todos os itens mencionados anteriormente, você estará muito mais próximo de entrar em um consórcio seguro e vantajoso.

Ainda com dúvidas sobre o consórcio de imóveis? Baixe nosso e-book gratuito e esclareça todas elas agora mesmo!
cta-consorcio-de-imoveis-tudo-que-voce-precisa-saber
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Confira nossas dicas de planejamento para reformar a cozinha!

home
Seu imóvel

O valor do metro quadrado do imóvel é justo? Saiba como avaliar!

home
Seu imóvel

Como montar uma casa: saiba tudo o que você precisa adquirir