Pensa em comprar imóvel comercial? Confira essas dicas

Saiba como avaliar qual é a melhor escolha ao comprar imóvel comercial para a sua empresa.
  • Atualizado em May 25, 2021
  • Publicado em May 25, 2021
  • Seu imóvel

O momento em que você decide comprar imóvel comercial geralmente é quando a sua empresa está tomando uma forma significativa. Acertar nessa escolha será determinante para o seu sucesso e o desenvolvimento do seu negócio.

Ter um espaço para você e sua equipe realizarem as atividades da sua empresa é um passo importante a tomar para o desenvolvimento dela. Assim como qualquer decisão de negócios, ela deve ser feita com cuidado e atenção aos detalhes certos.

Afinal, errar na decisão ao comprar imóvel comercial terá impactos severos na saúde da sua empresa. É ainda pior se você demorar para perceber que fez uma escolha incorreta, entendendo a situação somente depois de acumular muitos resultados negativos.

Neste artigo, você entenderá tudo o que precisa saber sobre comprar imóvel comercial para a sua empresa, inclusive quais critérios avaliar ao fechar negócio. Confira!

Quais são os benefícios de comprar imóvel comercial?

Quem toma a decisão de comprar imóvel comercial geralmente está em um estágio da evolução da própria empresa em que essa escolha faz sentido estrategicamente, além de financeiramente.

Ou seja, é um passo essencial para crescer, para atender seus clientes com excelência e proporcionar uma boa estrutura à equipe. Será possível alcançar muito mais público, fortalecer a imagem da marca da sua empresa e até atrair profissionais mais qualificados para o seu negócio.

Além disso, há cada vez mais concorrência no segmento imobiliário comercial, o que estimula a inovação constante das opções disponíveis no mercado. É possível encontrar excelentes propriedades, com infraestrutura sofisticada, boa localização e vários outros benefícios.

Decidir a favor de comprar imóvel comercial para a sua empresa é um passo importante que não deve ser apressado. Isso significa apenas tomar uma decisão quando se tem certeza a respeito de qual opção escolher.

Quais critérios levar em consideração ao comprar imóvel comercial?

Tomar uma decisão sem avaliar os critérios corretos é uma receita para o desastre, ainda mais quando se trata de uma aquisição grande como um imóvel comercial. Para evitar tropeçar nesse momento tão decisivo para o desenvolvimento da sua empresa, você precisa saber onde e como analisar possíveis espaços.

A seguir, confira uma lista com os principais critérios que você deve considerar ao comprar imóvel comercial.

Orçamento

Antes de pensar em comprar um imóvel comercial, você precisa considerar o quanto a sua empresa tem disponível para gastar nesse empreendimento. Exceder o orçamento nesse tipo de aquisição pode ser bastante prejudicial para os seus planos de desenvolvimento, então é fundamental ter cautela.

A partir daí, você deve buscar por opções que se encaixem no seu orçamento. Fique de olho também nas formas de pagamento oferecidas, que podem ser essenciais para ampliar o seu alcance.

Localização

O local em que a sua empresa está instalada tem impacto nas operações. Se você deseja receber clientes em seu escritório, por exemplo, esse é um critério importante para avaliar ao comprar imóvel comercial.

Após fazer uma boa pesquisa sobre qual região é mais vantajosa para o seu segmento, certifique-se de conferir o que existe ao redor do imóvel. A presença de outros estabelecimentos, restaurantes e lojas faz uma boa diferença.

Infraestrutura

Muito do valor de um imóvel comercial vem da infraestrutura que ele oferece. Afinal, é a partir dela que você poderá desenvolver o seu negócio e proporcionar facilidades desejáveis aos seus clientes e parceiros.

Então, enquanto estiver no processo de comprar imóvel comercial, não deixe de avaliar a infraestrutura das suas opções. É o caso, por exemplo, de notar a presença de estacionamento, sistema de segurança, fornecimento de energia, climatização, entre outros.

Escalabilidade

O que acontece se a sua empresa crescer bastante? Ou se precisar diminuir de tamanho? A compra de um imóvel comercial também deve levar essas possibilidades em consideração. Assim, será possível contar com um espaço que sempre seja capaz de se adaptar às suas necessidades.

Falar em escalabilidade significa pensar em cenários possíveis e em como a sua estrutura pode se encaixar neles. No caso de um imóvel comercial, procure saber se é possível ajustar a metragem quadrada da propriedade conforme a sua empresa precise.

Custo de manutenção

Comprar imóvel comercial é algo que traz várias despesas além do valor pago na aquisição. Esse tipo de empreendimento envolve custos de manutenção que precisam ser considerados. Geralmente, quanto mais complexa a estrutura adquirida, mais volumosos costumam ser esses custos.

Então, certifique-se de avaliar se a sua empresa tem como arcar com todas as obrigações financeiras relativas ao imóvel comercial que você está pensando em adquirir. Esse também é o momento de avaliar quais modalidades de pagamento estão disponíveis para esses gastos.

Estética

O visual do imóvel tem uma influência significativa na percepção do seu público sobre a sua empresa. Isso vale não só para a unidade adquirida, mas também para o lobby, a fachada do edifício, entre outros elementos.

É possível ir além desses pontos e considerar também as características e a aparência da região em que o prédio está localizado. Tudo isso pode aprimorar — ou prejudicar — a imagem que os seus visitantes têm do seu negócio, então não menospreze esses aspectos.

Sustentabilidade

O quão verde é o imóvel comercial que você está considerando adquirir? A preocupação com a sustentabilidade precisa estar sempre em pauta em sua empresa, independentemente do segmento em que ela atua.

Para isso, é necessário ter atenção especial às instalações do imóvel, a fim de verificar se elas são sustentáveis. Alguns exemplos são a iluminação automática para evitar desperdício, os sistemas integrados para processamento de água da chuva e a coleta seletiva de lixo.

Comprar imóvel comercial é um passo importante para a profissionalização de qualquer negócio, além de trazer uma série de benefícios para a melhoria das operações e o crescimento. Apesar de se tratar de uma compra grande, não se trata de algo fora do seu alcance. Afinal, existem diversas alternativas para reunir a receita necessária para dar início a esse processo.

Um exemplo disso é o ingresso em um consórcio. Por isso, confira informações importantes sobre consórcio e tire suas dúvidas sobre o assunto!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Confira nossas dicas de planejamento para reformar a cozinha!

home
Seu imóvel

O valor do metro quadrado do imóvel é justo? Saiba como avaliar!

home
Seu imóvel

Como montar uma casa: saiba tudo o que você precisa adquirir